A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio MV – Ciências Profª. Adriana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio MV – Ciências Profª. Adriana"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio MV – Ciências Profª. Adriana
GRAVIDEZ E PARTO

2 GRAVIDEZ Se a mulher durante o período de ovulação tiver uma relação sexual, poderá engravidar. Através do ato sexual há o encontro do espermatozóide e do óvulo ocorrendo então a fecundação.

3 No momento da ejaculação, milhões de espermatozóides, adentram a vagina indo em direção as tubas uterinas. Movimento de um espermatozóide.

4 - Apenas 1 espermatozóide fecundará o óvulo liberado, tendo início já neste momento, o desenvolvimento embrionário. - A célula fecundada, agora denominada célula ovo ou zigoto, vai em direção ao endométrio.Neste percurso, o zigoto sofre suas primeiras divisões celulares. - Após 6 dias, o embrião se fixa no endométrio, em um processo chamado de nidação e a partir deste momento, o embrião se desenvolverá durante 40 semanas até o nascimento.

5

6 Estádio de Blastocisto Camada superficial de células
Trompa de falópio Fecundação 1º dia Implantação Endométrio 2º dia 3º dia Trofoblasto Parede uterina Botão embrionário Estádio de Blastocisto 4º dia Massa celular interna Cavidade do blastocisto 5º dia Cavidade uterina Camada superficial de células

7 Onde está o erro? Só parte do espermatozóide é que entra na célula feminina.

8 Desenvolvimento do Feto
A nidação marca o início da gravidez. Parede uterina Cavidade uterina

9 PRIMEIROS SINAIS DA GRAVIDEZ
Ocorre a interrupção da menstruação. Sintomas como enjôos e sensação de fadiga. Aumento dos seios e escurecimento dos mamilos. Alterações hormonais: presença do hormônio Gonadotrofina coriônica humana ou hormônio da gravidez (presente na urina e no sangue).

10 RESUMINDO... Fecundação

11 12 horas 1célula

12 24 horas 2 células

13 45 horas 4 células

14 72 horas 16 células

15

16

17

18

19

20 Formação dos anexos embrionários
Garantem o normal desenvolvimento da criança Placenta Âmnios Córion Cavidade uterina Parede uterina Cordão umbilical Cavidade amniótica

21 - Placenta: tem origem no 2º mês de gestação.
Formada de tecidos do útero e do embrião. envolve a criança fazendo a comunicação entre ela e o organismo materno, sendo responsável pelas trocas entre o sangue da mãe e o sangue do filho. O feto está ligado a placenta pelo cordão umbilical, que apresentam duas artérias e uma veia. As artérias levam o sangue venoso ( rico em CO2 em excretas) do corpo do feto para a placenta, onde serão eliminados. Na placenta ocorrerá a captura do gás oxigênio e de nutrientes do sangue da mãe retornando para o feto pela veia umbilical.

22 Funções da Placenta Sangue materno Veia fetal Artérias fetais
Cordão umbilical Artéria materna Veia materna

23 Formação dos anexos embrionários

24 Período embrionário & Período fetal

25 Período embrionário 5 semanas 6 semanas 7 semanas 8 semanas

26 Período fetal 9 semanas 13 semanas 17 semanas 21 semanas

27 Período fetal 25 semanas 30 semanas 36 semanas

28 TIPOS DE PARTOS

29 Normal

30 Cesariano

31 ATENÇÃO! A SEGUIR IMAGENS FORTES! IMPRÓPRIAS PARA PESSOAS SENSÍVEIS!!!

32 PLACENTA RETIRADA APÓS PARTO CESARIANO.

33 Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer” (Albert Einstein) FIM


Carregar ppt "Colégio MV – Ciências Profª. Adriana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google