A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto História e Memória Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda Uma história de desafios: da fundação (1922) aos dias atuais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto História e Memória Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda Uma história de desafios: da fundação (1922) aos dias atuais."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto História e Memória Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda Uma história de desafios: da fundação (1922) aos dias atuais.

2 Projeto História e Memória Resgate da história da Diocese BP-VR Estruturação do Centro de Memória e Arquivo Diocesano

3 Projeto História Objetivos 1. Resgatar a história da Diocese, preenchendo o vazio da falta de estudos científicos. 2. Destacar e relevar a importância dessa Igreja particular no cenário político, econômico, social e histórico da região sul-fluminense e nacional. 3.Destacar as transformações ocorridas na Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda em sintonia com os diferentes momentos históricos nacionais e regionais

4 Projeto Memória Objetivos Criação de um Centro de Memória Diocesano, com acervos documentais, orais e iconográficos, Organização do acervos diocesanos, constituindo-se em um importante centro de pesquisa que permitiria os pesquisadores locais e nacionais informações desse período da história local e nacional.

5 Projeto História e Memória Justificativa A riqueza histórica da Diocese, situada no eixo econômico nacional, palco da economia cafeeira, da industrialização nacional e lutas sindicais Presença ativa da Igreja em todos esses momentos

6 Projeto História Desenvolvimento Projeto dividido em diferentes fases, agrupadas em recortes temporais específicos. Cada fase será pesquisada em períodos distintos de tempo, com previsão inicial de três anos para cada fase (cronograma a seguir)

7 Projeto História Primeira Fase/Duração Início: out 2009 Conclusão: out / Nova estruturação da Diocese (D. João) 1990/2000 – Neoliberalismo e Descenso dos movimentos sociais (D. Waldyr) 1979/1990 – Abertura Política, Democratização e Ascensão dos movimentos sociais (D. Waldyr) 1966/ Ditadura militar (D. Waldyr)

8 Projeto História Segunda Fase/Duração Início: out 2013 Conclusão: set /1926 – Os primeiros anos (Mons. José Maria Lara e Mons Alfredo Bastos) 1926/ O primeiro Bispo (D. Guilherme Muller) 1936/ A diocese caminha (D. José) 1956/ Catequese popular (D. Agnelo) 1962/ Transferência da sede para VR (D. Altivo)

9 Projeto Memória Primeira Fase/Duração Início set 2011 Conclusão: set Reunião-seleção-organização de fontes documentais, historiográficas e iconográficas 2. Organização e produção de fontes orais e visuais-digitais 3. Escolha e preparação local para ser o Centro de Memória Histórico da Diocese

10 Projeto Memória Segunda Fase/Duração Início: setembro de 2013 Conclusão: setembro de / Organização e inauguração do Centro de Memória e Arquivo Histórico da Diocese.

11 Projeto Memória Estratégias de Implementação 1.Campanha de Sensibilização na Diocese Decreto episcopal para recolhimento de documentos e fontes históricas Apresentação do projeto em reuniões do Clero, Conselho Presbiterial, Assembléia Diocesana e Conselho Econômico.

12 Projeto Memória Estratégias de Implementação 2 Definição do local para abrigar Arquivo Local definido: Bispado (bairro Laranjal) Arquivo instalado no 2o andar, com Centro de Memória com exposições permanentes e auditório para reuniões e cursos diocesanos

13 Projeto Memória Estratégias de Implementação 3. Financiamento do Projeto Recursos próprios da diocese Congregações religiosas que atuem na Diocese Estabelecimento de parcerias (entidades e fundações públicas e privadas) para ajudar a custear projeto


Carregar ppt "Projeto História e Memória Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda Uma história de desafios: da fundação (1922) aos dias atuais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google