A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CE_02_O que e para onde exportar?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CE_02_O que e para onde exportar?"— Transcrição da apresentação:

1 CE_02_O que e para onde exportar?
DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTES: 1) MINERVINI, Nicola. O Exportador. Ferramentas para Atuar com Sucesso nos Mercados Internacionais. 2) VAZQUEZ, José Lopes. Comércio Exterior Brasileiro 3) CE_02_O que e para onde exportar? Prof. Bosco Torres

2 CE_02_O que e para onde exportar?
Por que exportar? Quem pode exportar? Para onde exportar? Quando exportar? Como exportar? O que exportar? Porto de Suape Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

3 CE_02_O que e para onde exportar?
POR QUE exportar? Estratégia de desenvolvimento da empresa Melhor utilização das instalações Necessidade de trabalhar com maiores volumes de produção Dificuldades de vendas no mercado interno Possibilidade de obter preços mais rentáveis Prolongamento do ciclo de vida do produto Maior diversificação dos riscos Melhoria da imagem da empresa Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

4 CE_02_O que e para onde exportar?
QUEM PODE exportar? Em princípio, qualquer empresa pode exportar. A empresa precisa ter qualidade, criatividade e profissionalismo. Na Itália, por exemplo, a maioria das exportações é realizada por pequenas e médias empresas. A empresa precisa ter capacidade exportadora e de produção: recursos humanos capacitados, alta produtividade, comunicação e gestão eficientes. Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

5 CE_02_O que e para onde exportar?
Para o mercado onde haja melhores condições: Maior Rentabilidade Menor Custo Menor Risco Mais próximos Em rápido crescimento Mais similares culturalmente Em que a competição é menos intensiva Grandes Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

6 CE_02_O que e para onde exportar?
QUANDO exportar? A exportação é uma atividade de médio e longo prazo, que exige planejamento dos recursos e paciência. A empresa deve ter construído uma estrutura capaz de competir internacionalmente e se preparado quanto a produto, pessoal e mentalidade internacional. Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

7 CE_02_O que e para onde exportar?
COMO exportar? Deve-se conhecer as variáveis dos mercados internacionais, que são incontroláveis, como Lesgislação Variação do câmbio Situação econômica Concorrência Muitas outras variáveis Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

8 CE_02_O que e para onde exportar?
Principais FRAGILIDADES das empresas com relação ao Mercado Internacional Falta de informação Desconhecimento do tipo de apoio existente para as exportações Desconhecimento de como gerenciar a exportação Dificuldade em adaptar-se a outras culturas Estruturas internas e comerciais inadequadas Falta de atitude Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

9 Capacitação da empresa exportadora
Ser COMPETITIVA em logística, embalagem, aspectos legais etc. Saber GERENCIAR os mercados, selecionando mercados, parceiros, modalidade de entrada, comunicação, política de distribuição etc. Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

10 CE_02_O que e para onde exportar?
O QUE exportar? Pode ser um produto ou um serviço que cumpra com as exigências do importador. Com mais de 6 bilhões de consumidores mundiais, há uma infinidade de oportunidades. O que exportar depende da capacidade da empresa de entender os mercados. Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

11 CE_02_O que e para onde exportar?
Glossário Fed – Federal Reserves (banco central dos EUA) Aladi – Associação Latino-Americana de Integração Bacen – Banco Central do Brasil Camex – Câmera de Comércio Exterior CMN – Conselho Monetário Nacional Mercosul – Mercado Comum do Sul OMC – Organização Mundial de Comércio Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados Siscomex – Sistema Integrado de Comércio Exterior Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

12 CE_02_O que e para onde exportar?
Glossário EMBAIXADA – residência ou local onde trabalha o embaixador EMBAIXADOR – categoria hierarquicamente mais importante de representante diplomático de um país junto a outro. Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

13 CE_02_O que e para onde exportar?
Glossário CONSULADO – lugar (dependência de uma embaixada ou prédio próprio) em que o cônsul e/ou seus subalternos atendem. CÔNSUL - funcionário de uma embaixada ou de um consulado, geralmente encarregado da seção de vistos e passaportes, da assistência aos seus concidadãos no país estrangeiro, de representar o embaixador e de manter contatos com autoridades e personalidades em cidades onde não está situada a embaixada, fomentando relações culturais, comerciais etc. Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?


Carregar ppt "CE_02_O que e para onde exportar?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google