A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 10 Crescimento e Desenvolvimento na Infância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 10 Crescimento e Desenvolvimento na Infância."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 10 Crescimento e Desenvolvimento na Infância.

2 Túnel do Tempo A partir de agora vamos mostrar algumas imagens que podem ter marcado a sua infância...

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38 C D M CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA. Prof. Ana Cristina

39 Introdução Infância: Desenvolvimento marcado por alterações estáveis e progressivas

40 Divisão da Infância Período de início(2 à 6 anos)
Período posterior(6 à 10 anos)

41 Crescimento no início da Infância
Estatura Peso Diferenças de sexo

42 Início da Infância Representa um período ideal para que a criança desenvolva-se e refine grande número de tarefas motoras, desde os movimentos fundamentais do início da infância até as habilidades esportivas do período intermediário. É necessário experimentar .

43 Cérebro: 75% aos 3 anos 90% aos 6 anos Córtex Cerebral  100% aos 4 anos Mielinação  100% aos 6 anos

44 Desenvolvimento no início da infância
O brincar  Facilitador do crescimento cognitivo e afetivo  Ocupam a maior parte do tempo  Facilitador do crescimento cognitivo e afetivo “Fase pré-operacional do raciocínio”(PIAGET) - Raciocínio lógico e formação de conceitos - Egocentrismo - Ingenuidade: ver ,é literalmente acreditar

45 Desenvolvimento Afetivo
Autonomia e iniciativa* Estão ambientando-se com o mundo de forma complexa e extraordinária. Fracasso em desenvolver  Sentimento de vergonha

46 Características do desenvolvimento físico e motor
Variação de peso e altura Bom controle da bexiga e intestinos Desenvolvimento da habilidades motoras fundamentais  confusão na consciência corporal, direcional, temporal e espacial Estruturas corporais similares

47 Características do desenvolvimento cognitivo
Habilidade de expressar pensamento e idéias verbalmente Imaginação leva à imitação da ações e símbolos Transição de comportamento de auto-satisfação para comportamentos socializados

48 Características do desenvolvimento afetivo
Egocentrismo  todas as pessoas no mundo pensam da mesma maneira que ela Relutantes em compartilhar objetos Começam a distinguir o certo do errado  auto-conceito Medo de situações novas

49 Implicações para o programa motor desenvolvimentista
Abundância de oportunidades motoras Encorajamento positivo para reduzir medo do fracasso Não há necessidade de atividades separadas Explorar a imaginação(atividades com teatro, imagens) Estão ávidas por aprender Reforçar hábitos de boa postura

50 Crescimento no final da infância
Lento período de crescimento Permite à criança acostumar-se ao seu corpo Crescimento dos membros maiores que o do tronco Níveis crescentemente maduros no desempenho esportivo A prática das habilidades perceptivas em maturação melhora o processo de integração destas com as estruturas motoras(acostumar-se ao seu corpo) Necessidade de oportunidade para a prática, instrução e encorajamento

51 Desenvolvimento na infância posterior
Mudança de ambiente(pré-primário1ºano) 1ª separação da criança do lar por um período de tempo extenso e regularmente demarcado Entrada no mundo das crianças mais velhas e adultos Escola: Situações de grupo e não mais o centro da atenção Qualidades como participação, solicitude com os outros e o respeito a direitos e responsabilidade alheio são estabelecidos

52 Características do desenvolvimento físico e motor
O corpo começa a alongar-se As meninas estão, geralmente, um ano na frente dos meninos quanto ao desenvolvimento fisiológico O tempo de reação é lento, causando dificuldades com a coordenação visual-manual Reação ao treinamento é ótima Excesso de energia mas baixa resistência A maioria das habilidades motoras fundamentais tem potencial para estar bem definidas

53 Características do desenvolvimento cognitivo
Períodos de atenção curtos no início Meninos e meninas vão passar horas em atividades de grande interesse Ansiosos para aprender e agradar os adultos Boa imaginação, criativos mas introspectivos no final desse período Grande interesse por tv, videogames, computador e leitura Ansiosos para saber o “por que”

54 Características do desenvolvimento afetivo
Interesses parecidos de meninos e meninas no início, depois, divergência Autocentrada, brincam muito mal com grupos grandes por períodos extensos mas enfrentam pequenos grupos Agressiva, presunçosa, autocrítica, hiper sensível e aceita muito mal tanto a derrota quanto a vitória Aventureiras e ávidas Atividades “perigosas” ou “secretas” Reagem bem à autoridade, à punição “justa”, à disciplina e ao encorajamento

55 Implicações para o programa motor desenvolvimentista
Oportunidades para que refinem habilidades motoras fundamentais nas áreas de locomoção, manipulação e estabilidade Aceitação e afirmação  segurança Encorajamento positivo Participação ativa Estabelecer um sentido mais correto do certo errado(cidadania) Incentivo ao raciocínio antes de se envolver nas atividades

56 Implicações para o programa motor desenvolvimentista
Expor as crianças a experiências em que, progressivamente, níveis mais elevados de responsabilidade sejam introduzidos a fim de promover autoconfiança Atividades de mímica, imaginário, uso de música e de ritmos são agradáveis e valiosas para o processo de criatividade. Grupos pequenos  Grupos maiores Atividades esportivas  incentivo à participar segundo as necessidades e aos interesses delas.

57 Fatores que afetam o desenvolvimento e o crescimento infantil
Nutrição Atividade física Doenças e clima Tendências seculares

58 Nutrição Crescimento físico pode ser interrompido
Ex: Má nutrição até os 4 anos de idade. Aspecto econômico  Pouca comida e qualidade da comida. Excessos alimentares  Obesidade infantil

59 Atividade Física Desenvolvimento muscular
 A atividade física geralmente tem efeito positivo sobre o crescimento, exceto em casos de nível excessivo de exercícios. Excesso  Lesão da epífise Linha crítica Mineralização

60 Doenças e clima Aparecimento antes dos 3 anos(Krogman)
Difícil estabelecer vínculos entre condições climáticas e fatores específicos de crescimento e de maturação. Temperatura, umidade, impactos sobre a produção de alimentos

61 Tendências seculares Países desenvolvidos  Elevação dos níveis de crescimento, maturação e desempenho físico Maiores diferenças em altura e peso  11 à 15 anos (puberdade) Mudança de voz(de 13 para 18 anos)

62 É preciso mudar... “Esta sala de aula é um problema”
“Esse aluno não aprende” “São um bando de mal-educados que não querem nada com a vida” “Eles inventam problema, dor de barriga, dor de cabeça” “Esta sala é indisciplinada”

63 Considerações Finais Sociedade dos competitivos(ser melhor em tudo).
A revolta pela incompreensão:  a escola que o obrigou a ser melhor em tudo  a família que o taxa como rebelde, perdido,preguiçoso etc.  a escola que não convive com diferenças “Aprender a aprender” e o saber pensar são desafios da escola do século XXI

64 Considerações Finais Educação libertadora.
Liberdade: Possibilidade de duvidar, de errar, de dizer não a uma imposição. A escola tem por missão preparar para a liberdade

65 “No mundo do trabalho, no mundo social, os desiguais estão convivendo
“No mundo do trabalho, no mundo social, os desiguais estão convivendo. Não faz sentido que se crie então uma sala somente com alunos brilhantes, outra com os medianos, outra com os medíocres.”   Gabriel Chalita

66 “Pedidos de uma criança”
Não tenham medo de ser firmes comigo. Prefiro assim. Isso faz com que eu me sinta mais seguro. Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo que peço. Só estou testando vocês. Não deixem que eu adquira maus hábitos. Dependo de vocês para saber o que é certo ou errado. Não me corrijam com raiva nem o façam na presença de estranhos. Aprendo muito mais se falarem com calma e em particular. Não me protejam das consequências dos meus erros. Às vezes, eu preciso aprender pelo caminho mais áspero. Não levem muito a sério as minhas pequenas dores. Necessito delas para obter a atenção que desejo. Não sejam irritantes ao me corrigir; se assim fizerem, eu provavelmente farei o contrário do que pedem. Não façam promessas que não poderão cumprir, lembrem-se de que isso me deixa´ra profundamente desapontado. Não ponham muito à prova a minha honestidade. Sou facilmente tentado a dizer mentiras. Não me mostrem Deus carrancudo e vingativo; isso me afastará dele.

67 “Pedidos de Uma Criança”
Não desconversem quando faço perguntas, senão procurarei na rua as respostas que não tive em casa. Não me mostrem pessoas perfeitas e infalíveis. Ficarei muito chocado quando descobrir algum erro delas. Não digam que não conseguem me controlar. Eu julgarei que sou mais forte que vocês. Não digam que meus termos são bobos, e sim ajudem-me a compreendê-los. Não me tratem como sem personalidade. Lembrem-se de que tenho meu próprio jeito de ser. Não me apontem continuamente os defeitos das pessoas que me cercam. Isso criará em mim um espírito intolerante. Não se esqueçam de que eu gosto de experimentar as coisas por mim mesmo. Não queiram me ensinar tudo. Nunca desistam de ensinar o bem, mesmo que eu pareça não estar aprendendo. No futuro vocês verão em mim um fruto daquilo que plantaram. Muito obrigado, papai, mamãe, por tudo o que fizeram por mim


Carregar ppt "CAPÍTULO 10 Crescimento e Desenvolvimento na Infância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google