A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 10 CAPÍTULO 10 Crescimento e Desenvolvimento na Infância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 10 CAPÍTULO 10 Crescimento e Desenvolvimento na Infância."— Transcrição da apresentação:

1

2 CAPÍTULO 10 CAPÍTULO 10 Crescimento e Desenvolvimento na Infância.

3 Túnel do Tempo A partir de agora vamos mostrar algumas imagens que podem ter marcado a sua infância... A partir de agora vamos mostrar algumas imagens que podem ter marcado a sua infância...

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39 C D M CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA. Prof. Ana Cristina

40 Introdução Infância: Infância: Desenvolvimento marcado por alterações estáveis e progressivas Desenvolvimento marcado por alterações estáveis e progressivas

41 Divisão da Infância Período de início(2 à 6 anos) Período de início(2 à 6 anos) Período posterior(6 à 10 anos) Período posterior(6 à 10 anos)

42 Crescimento no início da Infância Estatura Estatura Peso Peso Diferenças de sexo Diferenças de sexo

43 Início da Infância Representa um período ideal para que a criança desenvolva-se e refine grande número de tarefas motoras, desde os movimentos fundamentais do início da infância até as habilidades esportivas do período intermediário. Representa um período ideal para que a criança desenvolva-se e refine grande número de tarefas motoras, desde os movimentos fundamentais do início da infância até as habilidades esportivas do período intermediário. É necessário experimentar. É necessário experimentar.

44 Cérebro: 75% aos 3 anos 75% aos 3 anos 90% aos 6 anos 90% aos 6 anos Córtex Cerebral 100% aos 4 anos Mielinação 100% aos 6 anos

45 Desenvolvimento no início da infância O brincar Facilitador do crescimento cognitivo e afetivo Ocupam a maior parte do tempo Ocupam a maior parte do tempo Facilitador do crescimento cognitivo e afetivo Facilitador do crescimento cognitivo e afetivo Fase pré-operacional do raciocínio(PIAGET) - Raciocínio lógico e formação de conceitos - Raciocínio lógico e formação de conceitos - Egocentrismo - Egocentrismo - Ingenuidade: ver,é literalmente acreditar - Ingenuidade: ver,é literalmente acreditar

46 Desenvolvimento Afetivo Autonomia e iniciativa* Estão ambientando-se com o mundo de forma complexa e extraordinária. Estão ambientando-se com o mundo de forma complexa e extraordinária. Fracasso em desenvolver Sentimento de vergonha Sentimento de vergonha

47 Características do desenvolvimento físico e motor Variação de peso e altura Bom controle da bexiga e intestinos Desenvolvimento da habilidades motoras fundamentais confusão na consciência corporal, direcional, temporal e espacial confusão na consciência corporal, direcional, temporal e espacial Estruturas corporais similares

48 Características do desenvolvimento cognitivo Habilidade de expressar pensamento e idéias verbalmente Habilidade de expressar pensamento e idéias verbalmente Imaginação leva à imitação da ações e símbolos Imaginação leva à imitação da ações e símbolos Transição de comportamento de auto- satisfação para comportamentos socializados Transição de comportamento de auto- satisfação para comportamentos socializados

49 Características do desenvolvimento afetivo Egocentrismo todas as pessoas no mundo pensam da mesma maneira que ela Egocentrismo todas as pessoas no mundo pensam da mesma maneira que ela Relutantes em compartilhar objetos Relutantes em compartilhar objetos Começam a distinguir o certo do errado Começam a distinguir o certo do errado auto-conceito auto-conceito Medo de situações novas Medo de situações novas

50 Implicações para o programa motor desenvolvimentista Abundância de oportunidades motoras Abundância de oportunidades motoras Encorajamento positivo para reduzir medo do fracasso Encorajamento positivo para reduzir medo do fracasso Não há necessidade de atividades separadas Não há necessidade de atividades separadas Explorar a imaginação(atividades com teatro, imagens) Explorar a imaginação(atividades com teatro, imagens) Estão ávidas por aprender Estão ávidas por aprender Reforçar hábitos de boa postura Reforçar hábitos de boa postura

51 Crescimento no final da infância Lento período de crescimento Lento período de crescimento Permite à criança acostumar-se ao seu corpo Permite à criança acostumar-se ao seu corpo Crescimento dos membros maiores que o do tronco Crescimento dos membros maiores que o do tronco Níveis crescentemente maduros no desempenho esportivo Níveis crescentemente maduros no desempenho esportivo A prática das habilidades perceptivas em maturação melhora o processo de integração destas com as estruturas motoras(acostumar-se ao seu corpo) A prática das habilidades perceptivas em maturação melhora o processo de integração destas com as estruturas motoras(acostumar-se ao seu corpo) Necessidade de oportunidade para a prática, instrução e encorajamento Necessidade de oportunidade para a prática, instrução e encorajamento

52 Desenvolvimento na infância posterior Mudança de ambiente(pré-primário 1ºano) Mudança de ambiente(pré-primário 1ºano) 1ª separação da criança do lar por um período de tempo extenso e regularmente demarcado 1ª separação da criança do lar por um período de tempo extenso e regularmente demarcado Entrada no mundo das crianças mais velhas e adultos Entrada no mundo das crianças mais velhas e adultos Escola: Situações de grupo e não mais o centro da atenção Escola: Situações de grupo e não mais o centro da atenção Qualidades como participação, solicitude com os outros e o respeito a direitos e responsabilidade alheio são estabelecidos Qualidades como participação, solicitude com os outros e o respeito a direitos e responsabilidade alheio são estabelecidos

53 Características do desenvolvimento físico e motor O corpo começa a alongar-se O corpo começa a alongar-se As meninas estão, geralmente, um ano na frente dos meninos quanto ao desenvolvimento fisiológico As meninas estão, geralmente, um ano na frente dos meninos quanto ao desenvolvimento fisiológico O tempo de reação é lento, causando dificuldades com a coordenação visual-manual O tempo de reação é lento, causando dificuldades com a coordenação visual-manual Reação ao treinamento é ótima Reação ao treinamento é ótima Excesso de energia mas baixa resistência Excesso de energia mas baixa resistência A maioria das habilidades motoras fundamentais tem potencial para estar bem definidas A maioria das habilidades motoras fundamentais tem potencial para estar bem definidas

54 Características do desenvolvimento cognitivo Períodos de atenção curtos no início Períodos de atenção curtos no início Meninos e meninas vão passar horas em atividades de grande interesse Meninos e meninas vão passar horas em atividades de grande interesse Ansiosos para aprender e agradar os adultos Ansiosos para aprender e agradar os adultos Boa imaginação, criativos mas introspectivos no final desse período Boa imaginação, criativos mas introspectivos no final desse período Grande interesse por tv, videogames, computador e leitura Grande interesse por tv, videogames, computador e leitura Ansiosos para saber o por que Ansiosos para saber o por que

55 Características do desenvolvimento afetivo Interesses parecidos de meninos e meninas no início, depois, divergência Interesses parecidos de meninos e meninas no início, depois, divergência Autocentrada, brincam muito mal com grupos grandes por períodos extensos mas enfrentam pequenos grupos Autocentrada, brincam muito mal com grupos grandes por períodos extensos mas enfrentam pequenos grupos Agressiva, presunçosa, autocrítica, hiper sensível e aceita muito mal tanto a derrota quanto a vitória Agressiva, presunçosa, autocrítica, hiper sensível e aceita muito mal tanto a derrota quanto a vitória Aventureiras e ávidas Aventureiras e ávidas Atividades perigosas ou secretas Atividades perigosas ou secretas Reagem bem à autoridade, à punição justa, à disciplina e ao encorajamento Reagem bem à autoridade, à punição justa, à disciplina e ao encorajamento

56 Implicações para o programa motor desenvolvimentista Oportunidades para que refinem habilidades motoras fundamentais nas áreas de locomoção, manipulação e estabilidade Oportunidades para que refinem habilidades motoras fundamentais nas áreas de locomoção, manipulação e estabilidade Aceitação e afirmação segurança Aceitação e afirmação segurança Encorajamento positivo Encorajamento positivo Participação ativa Participação ativa Estabelecer um sentido mais correto do certo errado(cidadania) Estabelecer um sentido mais correto do certo errado(cidadania) Incentivo ao raciocínio antes de se envolver nas atividades Incentivo ao raciocínio antes de se envolver nas atividades

57 Implicações para o programa motor desenvolvimentista Expor as crianças a experiências em que, progressivamente, níveis mais elevados de responsabilidade sejam introduzidos a fim de promover autoconfiança Expor as crianças a experiências em que, progressivamente, níveis mais elevados de responsabilidade sejam introduzidos a fim de promover autoconfiança Atividades de mímica, imaginário, uso de música e de ritmos são agradáveis e valiosas para o processo de criatividade. Atividades de mímica, imaginário, uso de música e de ritmos são agradáveis e valiosas para o processo de criatividade. Grupos pequenos Grupos maiores Grupos pequenos Grupos maiores Atividades esportivas incentivo à participar segundo as necessidades e aos interesses delas. Atividades esportivas incentivo à participar segundo as necessidades e aos interesses delas.

58 Fatores que afetam o desenvolvimento e o crescimento infantil NutriçãoNutrição Atividade físicaAtividade física Doenças e climaDoenças e clima Tendências secularesTendências seculares

59 Nutrição Crescimento físico pode ser interrompido Crescimento físico pode ser interrompido Ex: Má nutrição até os 4 anos de idade. Ex: Má nutrição até os 4 anos de idade. Aspecto econômico Aspecto econômico Pouca comida e qualidade da comida. Pouca comida e qualidade da comida. Excessos alimentares Excessos alimentares Obesidade infantil Obesidade infantil

60 Atividade Física Desenvolvimento muscular Desenvolvimento muscular A atividade física geralmente tem efeito positivo sobre o crescimento, exceto em casos de nível excessivo de exercícios. A atividade física geralmente tem efeito positivo sobre o crescimento, exceto em casos de nível excessivo de exercícios. Excesso Lesão da epífise Excesso Lesão da epífise Linha crítica Linha crítica Mineralização Mineralização

61 Doenças e clima Aparecimento antes dos 3 anos(Krogman) Aparecimento antes dos 3 anos(Krogman) Difícil estabelecer vínculos entre condições climáticas e fatores específicos de crescimento e de maturação. Difícil estabelecer vínculos entre condições climáticas e fatores específicos de crescimento e de maturação. Temperatura, umidade, impactos sobre a produção de alimentos Temperatura, umidade, impactos sobre a produção de alimentos

62 Tendências seculares Países desenvolvidos Elevação dos níveis de crescimento, maturação e desempenho físico Países desenvolvidos Elevação dos níveis de crescimento, maturação e desempenho físico Maiores diferenças em altura e peso 11 à 15 anos (puberdade) Maiores diferenças em altura e peso 11 à 15 anos (puberdade) Mudança de voz(de 13 para 18 anos) Mudança de voz(de 13 para 18 anos)

63 É preciso mudar... Esta sala de aula é um problema Esta sala de aula é um problema Esse aluno não aprende Esse aluno não aprende São um bando de mal-educados que não querem nada com a vida São um bando de mal-educados que não querem nada com a vida Eles inventam problema, dor de barriga, dor de cabeça Eles inventam problema, dor de barriga, dor de cabeça Esta sala é indisciplinada Esta sala é indisciplinada

64 Considerações Finais Sociedade dos competitivos(ser melhor em tudo). Sociedade dos competitivos(ser melhor em tudo). A revolta pela incompreensão: A revolta pela incompreensão: a escola que o obrigou a ser melhor em tudo a escola que o obrigou a ser melhor em tudo a família que o taxa como rebelde, perdido,preguiçoso etc. a família que o taxa como rebelde, perdido,preguiçoso etc. a escola que não convive com diferenças a escola que não convive com diferenças Aprender a aprender e o saber pensar são desafios da escola do século XXI Aprender a aprender e o saber pensar são desafios da escola do século XXI

65 Considerações Finais Educação libertadora. Educação libertadora. Liberdade: Possibilidade de duvidar, de errar, de dizer não a uma imposição. Liberdade: Possibilidade de duvidar, de errar, de dizer não a uma imposição. A escola tem por missão preparar para a liberdade A escola tem por missão preparar para a liberdade Educação libertadora. Educação libertadora. Liberdade: Possibilidade de duvidar, de errar, de dizer não a uma imposição. Liberdade: Possibilidade de duvidar, de errar, de dizer não a uma imposição. A escola tem por missão preparar para a liberdade A escola tem por missão preparar para a liberdade

66 No mundo do trabalho, no mundo social, os desiguais estão convivendo. Não faz sentido que se crie então uma sala somente com alunos brilhantes, outra com os medianos, outra com os medíocres. No mundo do trabalho, no mundo social, os desiguais estão convivendo. Não faz sentido que se crie então uma sala somente com alunos brilhantes, outra com os medianos, outra com os medíocres. Gabriel Chalita Gabriel Chalita

67 Pedidos de uma criança Não tenham medo de ser firmes comigo. Prefiro assim. Isso faz com que eu me sinta mais seguro. Não tenham medo de ser firmes comigo. Prefiro assim. Isso faz com que eu me sinta mais seguro. Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo que peço. Só estou testando vocês. Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo que peço. Só estou testando vocês. Não deixem que eu adquira maus hábitos. Dependo de vocês para saber o que é certo ou errado. Não deixem que eu adquira maus hábitos. Dependo de vocês para saber o que é certo ou errado. Não me corrijam com raiva nem o façam na presença de estranhos. Aprendo muito mais se falarem com calma e em particular. Não me corrijam com raiva nem o façam na presença de estranhos. Aprendo muito mais se falarem com calma e em particular. Não me protejam das consequências dos meus erros. Às vezes, eu preciso aprender pelo caminho mais áspero. Não me protejam das consequências dos meus erros. Às vezes, eu preciso aprender pelo caminho mais áspero. Não levem muito a sério as minhas pequenas dores. Necessito delas para obter a atenção que desejo. Não levem muito a sério as minhas pequenas dores. Necessito delas para obter a atenção que desejo. Não sejam irritantes ao me corrigir; se assim fizerem, eu provavelmente farei o contrário do que pedem. Não sejam irritantes ao me corrigir; se assim fizerem, eu provavelmente farei o contrário do que pedem. Não façam promessas que não poderão cumprir, lembrem-se de que isso me deixa´ra profundamente desapontado. Não façam promessas que não poderão cumprir, lembrem-se de que isso me deixa´ra profundamente desapontado. Não ponham muito à prova a minha honestidade. Sou facilmente tentado a dizer mentiras. Não ponham muito à prova a minha honestidade. Sou facilmente tentado a dizer mentiras. Não me mostrem Deus carrancudo e vingativo; isso me afastará dele. Não me mostrem Deus carrancudo e vingativo; isso me afastará dele.

68 Pedidos de Uma Criança Não desconversem quando faço perguntas, senão procurarei na rua as respostas que não tive em casa. Não desconversem quando faço perguntas, senão procurarei na rua as respostas que não tive em casa. Não me mostrem pessoas perfeitas e infalíveis. Ficarei muito chocado quando descobrir algum erro delas. Não me mostrem pessoas perfeitas e infalíveis. Ficarei muito chocado quando descobrir algum erro delas. Não digam que não conseguem me controlar. Eu julgarei que sou mais forte que vocês. Não digam que não conseguem me controlar. Eu julgarei que sou mais forte que vocês. Não digam que meus termos são bobos, e sim ajudem-me a compreendê-los. Não digam que meus termos são bobos, e sim ajudem-me a compreendê-los. Não me tratem como sem personalidade. Lembrem-se de que tenho meu próprio jeito de ser. Não me tratem como sem personalidade. Lembrem-se de que tenho meu próprio jeito de ser. Não me apontem continuamente os defeitos das pessoas que me cercam. Isso criará em mim um espírito intolerante. Não me apontem continuamente os defeitos das pessoas que me cercam. Isso criará em mim um espírito intolerante. Não se esqueçam de que eu gosto de experimentar as coisas por mim mesmo. Não queiram me ensinar tudo. Não se esqueçam de que eu gosto de experimentar as coisas por mim mesmo. Não queiram me ensinar tudo. Nunca desistam de ensinar o bem, mesmo que eu pareça não estar aprendendo. No futuro vocês verão em mim um fruto daquilo que plantaram. Nunca desistam de ensinar o bem, mesmo que eu pareça não estar aprendendo. No futuro vocês verão em mim um fruto daquilo que plantaram. Muito obrigado, papai, mamãe, por tudo o que fizeram por mim Muito obrigado, papai, mamãe, por tudo o que fizeram por mim


Carregar ppt "CAPÍTULO 10 CAPÍTULO 10 Crescimento e Desenvolvimento na Infância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google