A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ossos do Crânio Anatomia da cabeça Crânio 8 ossos cabeça Face 14 ossos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ossos do Crânio Anatomia da cabeça Crânio 8 ossos cabeça Face 14 ossos"— Transcrição da apresentação:

1 Ossos do Crânio Anatomia da cabeça Crânio 8 ossos cabeça Face 14 ossos
O frontal, Os parietais, Os temporais e O occipital.

2

3 Suturas do Crânio Fica entre os ossos parietais Sagital
Fica anteriormente a sutura sagital Coronal Fica posteriormente a sutura sagital Lambdóide Escamosa Fica nos temporais

4 Ossos da face Os nasais, Os lacrimais, Os malares ou zigomáticos, Os cornetos inferiores, Os maxilares, Os palatinos, O vômer e a mandíbula. Obs. A base do crânio é formado pelos ossos esfenóide e etmóide.

5

6

7

8

9

10 Etmóide

11

12

13 Tórax

14 É uma caixa osteocartilagínea que contém os principais órgãos da respiração e circulação e cobre parte dos órgãos abdominais. A face dorsal é formado pelas doze vértebras torácicas, e a parte dorsal das doze costelas. A face ventral é constituída pelo esterno e cartilagens costais. As faces laterais são compostas pelas costelas e separadas umas das outras pelos onze espaços intercostais, ocupados pelos músculos e membranas intercostais.

15 Osso Esterno É um osso, ímpar. É um importante osso hematopoiético. Apresenta 3 partes: manúbrio, corpo e processo xifóide.

16 Costela - Vista Posterior

17 As costelas são em número de 12 pares
As costelas são em número de 12 pares. São ossos alongados, em forma de semi-arcos, ligando as vértebras torácicas ao esterno. As costelas são classificadas em:  7 Pares Verdadeiras: Articulam se diretamente ao esterno.  3 Pares Falsas Propriamente Ditas: Articulam-se indiretamente (cartilagens).  2 Pares Falsas Flutuantes: São livres

18 OSSOS DA COLUNA VERTEBRAL
A coluna vertebral, estende-se do crânio até a pelve. Composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos, chamados vértebras, as quais estão sobrepostas em forma de uma coluna, daí o termo coluna vertebral. A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras + sacro + cóccix e constitui, junto com a cabeça, esterno e costelas, o esqueleto axial.

19 Superiormente, se articula com o osso occipital (crânio); inferiormente, articula-se com o osso do quadril ( Ilíaco ). A coluna vertebral é dividida em cinco regiões: Cervical, Torácica, Lombar e Sacro e Cóccix. São 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 cóccix.

20

21

22 Curvaturas da Coluna Vertebral
Numa vista lateral, a coluna apresenta várias curvaturas consideradas fisiológicas. Cervical (convexa ventralmente -LORDOSE), Torácica (côncava ventralmente - CIFOSE), Lombar (convexa ventralmente - LORDOSE).

23

24 Quando uma destas curvaturas está aumentada, chamamos de HIPERCIFOSE ou HIPERLORDOSE.
Numa vista anterior ou posterior, a coluna vertebral não apresenta nenhuma curvatura. Quando ocorre alguma curvatura neste plano chamamos de ESCOLIOSE.

25 Funções da Coluna Vertebral
Protege a medula espinhal e os nervos espinhais;  Suporta o peso do corpo, fornece um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e um pivô para a cabeça;  Exerce um papel importante na postura e locomoção;  Serve de ponto de fixação para as costelas, a cintura pélvica e os músculos do dorso;  Proporciona flexibilidade para o corpo, podendo fletir-se para frente, para trás e para os lados e ainda girar sobre seu eixo maior.

26 Canal Vertebral O canal vertebral segue as diferentes curvas da coluna vertebral. É grande e triangular nas regiões onde a coluna possui maior mobilidade (cervical e lombar) e é pequeno e redondo na região que não possui muita mobilidade (torácica).

27

28 As vértebras podem ser estudadas sobre três aspectos: características gerais, regionais e individuais. Na coluna vertebral encontramos também o sacro com cinco vértebras fundidas - não móveis e inferiormente ao mesmo, localiza-se o cóccix fusão de 4 vértebras - não móveis.

29 Disco Intervertebral Entre os corpos de duas vértebras adjacentes desde a segunda vértebra cervical até o sacro, existem discos intervertebrais. Constituído por um disco fibroso periférico composto por tecido fibrocartilaginoso, chamado ANEL FIBROSO; e uma substância interna, elástica e macia, chamada NÚCLEO PULPOSO.

30

31 Características gerais das vértebra

32 Características regionais
Cervical

33 Torácica vista superior

34 Torácica vista lateral

35 Lombar vista superior

36 Região cervical A região cervical é formada por sete vértebras que estão divididas, em vértebras típicas e atípicas. Constitui a primeira região da coluna vertebral, (de cima para baixo), dando origem ao pescoço. Tem como características o corpo pequeno, o processo espinhoso bifurcado e forame no processo transverso.

37 Vértebras cervicais atípicas
São vértebras que não a presentão características da própria região C1 (Atlas) Primeira vértebra da região cervical, tem como características não possuir corpo e nem o processo espinhoso.

38 Atlas vista superior

39 C2 (Áxis) C7 (proeminente)
Segunda vértebra cervical, tem como características o processo odontóide(dente) que forma o pseudo do corpo do Atlas. C7 (proeminente) Sétima vértebra cervical, tem como características o processo espinhoso único tendo aspectos já com a região torácica.

40 Áxis

41 Sétima cervical

42 Vértebras cervicais típicas
São vértebras que possuem as mesmas características da própria região são elas: (C3, C4, C5 e C6).

43

44 Vértebras da região torácica
A região torácica é formado por doze vértebras. Onde vai forma o tórax se articulando com as costelas. Tem como características o corpo maior que a cervical e menor que a lombar, processo espinhoso longo e oblíquo e processo articular para as costelas.

45

46 Região lombar É formada por cinco vértebras e faz parte da região inferior do tronco. Tem como características o corpo grande e o processo espinhoso quadrilátero.

47

48 Osso sacro É considerado como um único osso com cinco vértebras fundidas. Faz parte da articulação do quadril. Sua face anterior é côncava e a posterior é convexa.

49 Sacro vista anterior Sacro - Vista Anterior

50 Sacro vista posterior

51 Osso cóccix É considerado como um único osso com variação no número de vértebras, (3 a 4).

52


Carregar ppt "Ossos do Crânio Anatomia da cabeça Crânio 8 ossos cabeça Face 14 ossos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google