A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SEXO E A REPRODUÇÃO (p. 75). Tópicos: Acoplamento anatômico entre os órgãos genitais; Excitação masculina e feminina: - Homem: aumenta o fluxo sanguíneo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SEXO E A REPRODUÇÃO (p. 75). Tópicos: Acoplamento anatômico entre os órgãos genitais; Excitação masculina e feminina: - Homem: aumenta o fluxo sanguíneo."— Transcrição da apresentação:

1 O SEXO E A REPRODUÇÃO (p. 75)

2 Tópicos: Acoplamento anatômico entre os órgãos genitais; Excitação masculina e feminina: - Homem: aumenta o fluxo sanguíneo no corpo cavernoso do pênis que se torna ereto; - Mulher: lubrificação do canal vaginal, relaxamento da musculatura e facilitação na penetração.

3 Trajeto do Espermatozóide Produzido nos testículos; Armazenado no epidídimo; Passa pelo ducto deferente; Recebe o líquido da próstata e seminais; Ejaculação; Chegada ao colo do útero; Encontro com o ovócito na tuba uterina.*

4 O CICLO MENSTRUAL (p. 76)

5 Importante! Os ovócitos são produzidos na fase intrauterina; O amadurecimento dos ovócitos ocorre na puberdade e sua liberação é, geralmente, um a cada mês.

6 O Ciclo Em média de 28 dias; Conta a partir do primeiro dia de fluxo menstrual até o próximo fluxo; Variação de concentração hormonal (hipófise e ovários).

7 Fases Pré-ovulatória: 14 primeiros dias Fase folicular: o folículo cresce estimulado pelo FHS e pelo LH e produz estrogênios, hormônios que provocam o crescimento do endométrio. Ovulação: Meio do ciclo Pós-ovulatória: 14 últimos dias Fase secretora ou lútea: a parede do ovário cicatriza e ocorre o pregueamento da parede do folículo. As células foliculares aumentam então de volume e secretam um pigmento amarelo (luteína). Se não ocorrer a fecundação, o corpo lúteo se degeneram em aproximadamente 14 dias.

8

9 Revisando Início do ciclo: menstruação Perda de parte do endométrio Duração de 3 a 5 dias Hormônios em baixa

10 ESTRÓGENO LH FSH

11 Metade do Ciclo Regular 15 a 24 horas de vida

12

13

14 Período Fértil

15

16 FECUNDAÇÃO, GÊMEOS, GRAVIDEZ E PARTO. (p. 76, 78, 79 e 80)

17

18

19 Gravidez 40 semanas, em média; Ovócito começa a se dividir ampliando o número de células (chamado embrião); 4 semanas: embrião define características anatômicas humanas (feto); 6 semanas: o coração começa a bater, musculatura se contrai e várias estruturas são formadas, entre elas o âmnio e a placenta; Mudança na circulação hormonal da mãe; 26 semanas: feto formado e grandes possibilidades de nascimento com vida. Semanas seguintes: desenvolvimento completo e liberação do útero.

20

21 Parto Colo do útero se dilata; Contrações uterinas Rompimento da bolsa amniótica; Placenta se desprende da parede do útero; Nascimento; Corte do cordão umbilical.

22 Parto Normal

23 Cesariana

24 REPRODUÇÃO ASSISTIDA (p. 81)

25 Inseminação Artificial x Fecundação in vitro Introdução de forma artificial dos espermatozóides no aparelho genital feminino. Extração do óvulo da mulher e sua fecundação externa.

26 Inseminação Artificial Marido estéril/Mulher fértil: Pode ocorrer a I.A. através de um doador. Na ovulação o esperma é introduzido na vagina junto ao colo do útero; Marido fértil/Mulher estéril: homem cede o esperma destinado a inseminar uma mulher que esteja de acordo em conceber a criança (barriga de aluguel).

27 Inseminação in vitro Colhe-se os ovócitos da mulher, coloca-os em um recipiente especial onde são fecundados por esperma cedido pelo marido; Depois de permanecerem em incubação vários dias, um ou mais ovócitos são implantados no útero da mulher. (35% de sucesso); Esta técnica permite: Ovócito da mulher seja fecundado pelo esperma de um estranho; Ovócito desconhecido seja fecundado pelos espermatozóides do companheiro; embrião resultante possa ser implantado no útero de outra mulher

28 Causas de Infertilidade (Mulher) Endometriose: tecido do endométrio cresce fora do útero (principal causa); Problemas de ovulação: qualquer distúrbio que impeça o óvulo de ser liberado pelos ovários (geralmente hormonal); Óvulo de baixa qualidade; Síndrome dos ovários policísticos; Obstrução nas tubas uterinas.

29 Causas de Infertilidade (homem) Obstruções: qualquer obstrução nos vasos deferentes; Problemas nos espermatozóides: contagem baixa ou inexistente, pouca mobilidade ou formato anormal; Alergia a espermatozóides: menos de 10% dos homens e mulheres inférteis têm alguma reação imunológica a espermatozóides. Nos homens esse tipo de alergia é mais comum após uma vasectomia. (diagnóstico ainda controverso)

30 Infertilidade sem causa aparente 20% de todos os problemas de fertilidade; Infertilidade inexplicável é um termo usado por médicos quando não há razão específica de infertilidade após uma série de avaliações e exames. Combinação de problemas é o termo que descreve casais em que tanto o homem como a mulher têm algum problema ou quando um dos parceiros tem mais de uma dificuldade de fertilidade.

31 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS, DST E AIDS (p. 81, 82, 83, 84, 85, 86, 88 e 89)

32 Métodos naturais ou de comportamento Método de Temperatura Método da Tabelinha

33

34

35 Métodos de Barreira ou Mecânicos Camisinha Diafragma Espermicida DIU mecânico

36

37

38 Utilização: aplicação vaginal antes do início da relação sexual. Probabilidade de engravidar: no índice de Pearl (número de gravidezes indesejadas, em 100 mulheres, durante 1 ano de uso do método), tem uma taxa de falha entre 7 a 10. Vantagens: não precisam de receita médica. Desvantagens: têm baixa eficácia quando utilizados isoladamente e não protegem das doenças sexualmente transmissÍveis (DST), pelo que devem ser associados ao uso do preservativo; podem causar irritações ou alergias em ambos os parceiros.

39

40 Métodos Hormonais Pílula anticoncepcional Anticoncepcional injetável Implante anticoncepcional DIU hormonal Adesivo transdérmico Anel vaginal

41 Pílula Anticoncepcional Utilização: 3 semanas de 1 comprimido diário, 1 semana de descanso; Desvantagens: fácil esquecimento, vômitos ou diarreias. Não previne DST.

42 Anticoncepcional Injetável Duração de 3 meses Elimina o risco do esquecimento Desvantagens: sua ação não só não pode ser interrompida como pode prolongar-se para além dos 3 meses (até 12 meses); não é permitido retomar de imediato a capacidade reprodutiva quando desejada; ciclo menstrual irregular e amenorreia (ausência de menstruação).

43 DIU hormonal Contém um hormônio chamado levonegestrel; Colocado pelo ginecologista; Libera hormônios apenas no endométrio, ocasionando sua atrofia; Duração de 5 anos; Deve ser acompanhado por ultrassonografia; Alta eficácia; Desvantagem: necessidade de intervenção médica; em algumas mulheres há rejeição podendo causar infecções.

44 Adesivo transdérmico Utilização: 1 por semana durante 3 semanas; Deve ser colocado na face externa e superior do braço ou aplicado acima da linha dos pelos púbicos; Vantagem adicional: não obriga a um cuidado diário; Desvantagem: cuidado na frequência de saunas, aplicação de cremes na pele, para evitar o deslocamento do adesivo.

45 Anel Vaginal Anel flexível contendo uma baixa dosagem hormonal que a própria mulher aplica na vagina só uma vez por mês e retira ao fim de 3 semanas; Vantagem adicional: muito prático; existe um serviço gratuito de alertas via SMS para lembrar o dia de aplicar e retirar o anel; Desvantagens: contraindicado para mulheres hipertensas, com problemas vasculares e histórico de infarto e cânceres ginecológicos.

46 Métodos Cirúrgicos Laqueadura tubária: corte na tuba uterina impedindo a passagem do ovócito. É irreversível. Vasectomia: corte nos ductos deferentes. Procedimento cirúrgico simples. Problemas relacionados à irreversibilidade.

47 Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) Podem ter como agentes causadores: bactérias, protozoários, fungos, vírus e até insetos. Caro aluno, Consulte as páginas 88 e 89 do livro onde há uma tabela resumindo as principais DST e informações relevantes.


Carregar ppt "O SEXO E A REPRODUÇÃO (p. 75). Tópicos: Acoplamento anatômico entre os órgãos genitais; Excitação masculina e feminina: - Homem: aumenta o fluxo sanguíneo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google