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Faculdade Campo Real Engenharia de Produção 7º not. Código de Ética: conceitos e construção Prof. Ms. luigi chiaro 07.06.2013.

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1 Faculdade Campo Real Engenharia de Produção 7º not. Código de Ética: conceitos e construção Prof. Ms. luigi chiaro

2 Código de Ética Toda empresa tem um C.E. informal muitas formal Trabalha ações de relacionamento aproximação identificação. envolver na construção: alta liderança + funcionários Ouvir: terceirizados; clientes/usuários; fornecedores; concorrência.

3 Na construção deve levar em conta ambiente no qual a empresa está inserida, realidade sócio-econômica do meio em que se encontra. Na confecção de um C.E. (e de Disciplina), a gestão participativa dos funcionários na sua elaboração torna-se imprescindível.

4 Participação? Necessária pelo fato de que aqueles a quem se destina possam questionar, efetivamente, os valores, metas e perspectivas da empresa, sugerindo modificações, inclusões ou discussões a respeito destes objetivos. Desperta a consciência daqueles que estão submetidos ao Código.

5 Conceitos significantes Em busca de significado que dão sentido à empresa Filosofia Cultura Valores Visão Missão

6 Filosofia Conjunto de princípio e forças diretivas e de atitudes que ajudam a comunicar as metas, os planos e as regras para todos os empregados, e que são reforçados pelo comportamento, consciente ou inconsciente, em todos os níveis da organização. Dúvida: deve ser declarada?

7 Filosofia (FGV - Escola de Administração de Empresas de SP) Permanente compromisso com a ética e os seguintes valores: Conhecimento inter e multidisciplinar Qualidade Inovação Independência intelectual Pluralismo de idéias Administração participativa

8 Cultura Padrões de comportamento, idéias. Nota-se nas preferências da empresa Importância que dedica a determinados assuntos (ex. Claro: comunicação)

9 Valores Convicções claras e fundamentais defendidos pela empresa é o premio que se atribui à filosofia da Emp. a ponto de se deixarem escolher. (Nakagawa) Os três (filosofia, crença/cultura e valores, muitas empresas os unem em uma única realidade) difíceis separar.

10 Valores (TBA informática SP) Atualização no negócio da TBA Treinamento e autodesenvolvimento Parceria com ética Não - convivência com problemas Agressividade comercial Reconhecimento mútuo

11 Visão O que quer ser Percepção a ser alcançada em um horizonte de tempo. Futuro desejável (conceito para realidade futura nova) Visa um comportamento competitivo e um planejamento de recursos Entra a competição?

12 Visão (TBA) Ser modelo de empresa fornecedora de soluções em informática.

13 Missão/ engloba 4 valores Finalidade ( razão de existir da empresa ) Estratégia ( posição competitiva e competência distinta ) Valores ( aquilo que empresa acredita ) Padrões e comportamentos( que suportem a competência distinta e os valores ) Meio para alcançar a visão

14 Missão/ Razão de existir da empresa. Onde se quer chegar com a empresa Missão: bússola da empresa É o desafio de como chegar a imagem/horizonte que a empresa planeja (não sonha) alcançar=visão)

15 Como construir a missão? Cliente (premissa básica) Valor fundamental Meio que permite provocar o surgimento do valor. Portanto é: Processo de satisfazer o cliente não processo de fabricar produtos.

16 Missão Atendimento personalizado com o compromisso da satisfação do cliente interno e externo

17 esquema Valores, filosofia, cultura Visão (pergunta) Missão (responde) Objetivos Estratégias

18 Modelo Fundação Getulio Vargas Escola de Administração de Empresas de S.P.

19 Filosofia Permanente compromisso com a ética e os seguintes valores: Conhecimento inter e multidisciplinar Qualidade Inovação Independência intelectual Pluralismo de idéias Administração participativa

20 Missão Avançar nas fronteiras do conhecimento nas areas das ciências sociais e afins, produzindo e transmitindo ideias, dados e informações, além de conservá-las e sistematizá-las, de modo a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, para a melhoria dos padrões éticos nacionais, para uma governança responsável e compartilhada e para a inserção do país no cenário internacional.

21 Visão A FGV objetivará: Autonomia e integração das diferentes unidades; Estratégias ativas, como novas clientelas, produtos e serviços, estabilidade financeira e atualização tecnológica; Atuação in rede nacional e inserção internacional; Pessoal motivado, qualificado e adequadamente remunerado.

22 Para pensar... O que faz confuso a distinção de campo entre os diferentes itens? A missão deve sempre estar compatível com cultura, valores, visão projetando um fértil horizonte para objetivos, metas e estratégias. Não pode incluir metas financeiras e estratégicas (aparecerão em planejamentos inferiores)

23 Condutas consideradas anti-éticas/ Empresa diz não ter preconceito, mas não se vê um só negro trabalhando lá dentro. Suborno indireto: os compradores negociam corretamente, mas aceitam vantagens políticas e às vezes até sexuais de seus fornecedores. O comprador se envolve com o fornecedor e acaba favorecendo-o mesmo sem a intenção de fazê-lo. Comprador para fornecedor: ou você aceita o preço ou seu concorrente aceita. Este procedimento acaba liquidando os pequenos. A empresa ter informantes no governo.

24 Condutas consideradas anti-éticas Contratação de pessoal do concorrente para obter informações. Subfaturar produto: o concorrente A pesquisa o mercado e estima que o valor justo para um determinado produto é de R$ 100,00, computando entre outros itens o seu custo, mão-de- obra e suas vantagens. No entanto, o concorrente B fatura o mesmo produto por R$ 50,00 e paga o restante por fora. 2 concorrentes combinam abaixar o preço de um produto para liquidar um 3. Violar o meio ambiente. Publicidade enganosa, abusiva ou escandalosa, Vender sonho ao invés de produto: propaganda de um sabão que vende o sonho de uma viagem para a Europa, por exemplo, e não o produto. (RAMALHO)

25 Temas para serem tratados nos C.E/ Dar e receber presentes - Conflitos de interesses - informações confidenciais - Privacidade dos funcionários - Segurança dos funcionários - Dano ambiental -Qualidade e segurança do produto

26 Temas para serem tratados nos C.E/ - Critérios de autenticidade na relação com acionistas, gerentes, funcionários, fornecedores e credores. - Transparência e clareza nas conta e nos custos. - Discriminação com base em gênero, raça, religião, saúde,... Abuso sexual e moral.

27 Temas para serem tratados nos C.E/ - Subornos, fraudes y propinas - Relações e negócios internacionais - Uso de serviços de profissionais externos - Descentralização, participação e coordenação - Direitos e deveres de donos e funcionários Condições de trabalho e contratos - Empregos de parentes

28 Temas para serem tratados nos C.E - Remuneração e gratificações - Uso y abuso dos recursos da empresa - Relações com a concorrência - Relações com a comunidade - Patentes, propriedades intelectuais... - Espionagem e sabotagem - Capacitação ética dos funcionários". (Villaseñor)

29 atividade No C.E. de sua empresa, quais dos itens apresentados encontram-se declarados? São de conhecimento de todos os funcionários? Como os funcionários conhecem o C.E.?


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