A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informação é prevenção. Conheça um pouco mais sobre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informação é prevenção. Conheça um pouco mais sobre"— Transcrição da apresentação:

1 Informação é prevenção. Conheça um pouco mais sobre
CAO-INF/MPRO Ministério Público do Estado de Rondônia Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude / CAO-INF Prevenir para construir uma sociedade de Paz!! Informação é prevenção. Conheça um pouco mais sobre álcool e outras drogas.

2 Este é um compromisso de todos que querem uma sociedade de Paz!
CAO-INF/MPRO Ministério Público do Estado de Rondônia A primeira coisa que é importante compreender é que ninguém nasce sentenciado a ser usuário de drogas. O que existem são fatores de risco que conduzem a criança ou o adolescente a buscar esta experiência. Isto não significa que todas que estão expostas a estes riscos serão usuárias de drogas, até porque existe a resiliência, que é a capacidade de superar estas condições adversas, enfrentando positivamente estes fatores de risco. No entanto, nem todos conseguem ser resilientes, por isto é importante conhecer os fatores de risco e buscar ações para modificá-los. Este é um compromisso de todos que querem uma sociedade de Paz!

3 para o uso de drogas na adolescência:
CAO-INF/MPRO FATORES DE RISCO * para o uso de drogas na adolescência: Pais com comportamentos anti-sociais, sexualmente inadequados ou com doenças mentais Mãe solteira sem o apoio de outros familiares Uso ou dependência de álcool e outras drogas pelos pais Uso precoce de álcool, tabaco e outras drogas Conflito e/ou violência familiar Leis e normas sociais favoráveis ao uso Facilidade de acesso Serviços sociais e de saúde inadequados Baixa auto-estima Sintomas de depressão Intolerância a frustrações Problemas de saúde física, mental e emocional Pouca religiosidade Baixo comprometimento com a escola Evasão escolar Carência de vínculos familiares, escolares e comunitários Relacionamento deficitário com os pais Ausência de normas e regras claras Tolerância da família às infrações * Figlie, Neliana Buzi. Aconselhamento em dependência química. Neliana Buzi Figlie, Selma Bordin, Ronaldo Laranjeira. – São Paulo: Roca, 2004

4 Principais drogas consumidas por adolescentes:
CAO-INF/MPRO Bebida Alcoólica Cigarro - Nicotina É droga!!! Solventes ou Inalantes É droga!!! Cocaína Maconha Metanfetamina (Ecstasy) Metanfetamina (ice, crystal) Pesquise:

5 Problemas Dependência
CAO-INF/MPRO Problemas Uso Nocivo Os problemas sociais e/ou de saúde começaram a aparecer... Dependência Não consegue mais parar de usar a droga, existem muitos problemas sociais e de saúde Dependência Uso Experimentou, mas aparentemente, não há problemas

6 Dependência não tem cura, não tem volta.
CAO-INF/MPRO Dependência não tem cura, não tem volta. Se o adolescente experimentar e manter o uso pode se tornar dependente . Por isto a prevenção é tão importante!!

7 Conheça algumas definições...
CAO-INF/MPRO Conheça algumas definições...

8 Síndrome de Dependência (CID 10 – F10.2)
CAO-INF/MPRO Síndrome de Dependência (CID 10 – F10.2) “Um conjunto de fenômenos fisiológicos ou comportamentais e cognitivos, no qual o uso de uma substância, ou de uma classe delas, alcança uma prioridade muito maior para um determinado indivíduo que outros comportamentos que antes tinham maior valor. Uma característica descritiva central na síndrome de dependência é o desejo(freqüentemente forte, algumas vezes irresistível) de consumir drogas psicoativas. Pode haver evidência de que o retorno ao uso da substância após um período de abstinência leva a um reaparecimento mais rápido de outros aspectos da síndrome do que o que ocorre com indivíduos não-dependentes.”

9 Sintomas da Síndrome da Dependência do Álcool
CAO-INF/MPRO Sintomas da Síndrome da Dependência do Álcool (Edwards & Gross) Empobrecimento do repertório Relevância do beber Aumento da tolerância Sintomas repetidos de abstinência Alívio ou esquiva dos sintomas de abstinência através de mais substância Percepção subjetiva da compulsão Reinstalação rápida da tolerância após quebra da abstinência 3 Três destes sintomas caracterizam a dependência

10 CAO-INF/MPRO Dependência de bebida alcoólica, cigarro e outras drogas não tem cura, mas tem tratamento.

11 Princípios do tratamento da Dependência Química
CAO-INF/MPRO Princípios do tratamento da Dependência Química NIDA (National Institute on Drug Abuse) 1. Não há um tratamento isolado que seja apropriado para todas as pessoas. 2. O tratamento deve ser de fácil acesso. 3. O tratamento efetivo deve atender as múltiplas necessidades do indivíduo e não somente seu uso de drogas. 4. O plano de tratamento do paciente deve ser avaliado continuamente e modificado quando necessário, para assegurar que corresponda as novas necessidades do indivíduo 5. Para que o tratamento seja efetivo é essencial a permanência em tratamento por um tempo adequado. 6. A terapia individual e/ou de grupo e outras terapias comportamentais são componentes essenciais do tratamento efetivo da dependência química. 7. Para muitos pacientes os medicamentos constituem importante componente do tratamento, especialmente quando combinados com diferentes tipos de terapia.

12 Princípios do tratamento da Dependência Química
CAO-INF/MPRO Princípios do tratamento da Dependência Química 8. Dependentes químicos com comorbidades devem receber tratamento integrado para os dois problemas. 9. A desintoxicação médica é apenas a primeira etapa do tratamento da dependência e, por si só, pouco altera o uso de drogas a longo prazo. 10. O tratamento não necessita ser voluntário para ser efetivo 11. O possível uso de drogas durante tratamento deve ser continuamente monitorado. 12. Os programas de tratamento devem incluir investigação de HIV/AIDS, hepatite B e C, tuberculose e outras doenças infecciosas, bem como terapias para auxiliar os pacientes a modificarem os comportamentos de risco que possam infectá-los e/ou infectar outras pessoas. 13. A recuperação na dependência química pode ser um processo longo e freqüentemente requer múltiplas tentativas de tratamento.

13 E se o adolescente não quiser parar de usar drogas?
CAO-INF/MPRO E se o adolescente não quiser parar de usar drogas? (Miller e Rollnick )

14 CAO-INF/MPRO Entrevista Motivacional é uma técnica muito apropriada para ser empregada com adolescentes, principalmente pela não-confrontação e não-imposição de resultados. Tem o objetivo de auxiliá-los a aumentar a motivação para mudança do comportamento, considerando os estágios de mudança em que ele se apresente, inclusive diante da ambivalência entre querer ou não parar de usar drogas.

15 É normal, aceitável e compreensível.
CAO-INF/MPRO Ambivalência Estado mental no qual uma pessoa tem sentimentos coexistentes porém conflitantes a respeito de alguma coisa É normal, aceitável e compreensível.

16 Estágios de Mudança Pré - contemplação Contemplação Determinação Ação
(Prochaska e Diclemente) CAO-INF/MPRO Pré - contemplação Contemplação Ação Determinação Manutenção Recaída Mudar um comportamento depende do estágio de motivação para a mudança. A recaída faz parte deste processo e é o modo como o adolescente aprende e recomeça o tratamento de forma mais consciente.

17 Técnica : Balança Decisacional
CAO-INF/MPRO Técnica : Balança Decisacional (Knapp, Luz & Baldisserotto) Desvantagens Vantagens

18 EXEMPLO Eu fico de boa Não tenho ressaca Só diversão
CAO-INF/MPRO Eu fico de boa Não tenho ressaca Só diversão Minha mãe fica feliz Esqueço dos problemas EXEMPLO Levei uma taca da polícia Vou ficar sem amigos, Eles vão ficar me tirando Fui preso Obs : A balança ajuda o adolescente a identificar, por ele mesmo, as desvantagens de usar drogas e as vantagens de parar de usar.

19 CAO-INF/MPRO Saiba mais... Busque orientações e informações sobre locais para tratamento da dependência de drogas (Comunidades Terapêuticas): Conselho Estadual de Entorpecentes – CONEN – Programa da Secretaria Nacional Antidrogas – VIVA VOZ - Orientações e informações sobre o uso indevido de drogas – Grupos de Mútua Ajuda: Grupo de Alcoólicos Anônimos - A.A. Escritório de Serviços em Rondônia – Travessa Cabixi, 332, Porto Velho. Fone: Grupo de Narcóticos Anônimos - N.A. Grupo Esperança de Narcóticos Anônimos em Porto Velho – Av. Carlos Gomes, 2601. Reuniões: segunda, quarta e sexta, das 19h30min às 21h30min. Grupo de ajuda a familiares e amigos de dependentes químicos- Nar-Anon Reuniões: quinta, das 19h30min às 21h30min.

20 Dicas de sites: www.mp.ro.gov.br/web/caoinfancia
CAO-INF/MPRO Dicas de sites:


Carregar ppt "Informação é prevenção. Conheça um pouco mais sobre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google