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Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 1 CONDUÇÃO SEGURA EM CURVAS COMPÊNDIO.

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1 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 1 CONDUÇÃO SEGURA EM CURVAS COMPÊNDIO

2 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 2 NOSSAS ESTRADAS E RODOVIAS APRESENTAM CURVAS DOS MAIS VARIADOS TIPOS E CONSTRUÇÃO

3 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 3 ONDE PODEM OCORRER... Colisões frontais

4 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 4 Saídas de pista e capotagens... OU

5 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 5 COM FREQÜÊNCIA A PERDA DE CONTROLE EM CURVAS ESTÁ ASSOCIADA A: excesso de velocidade inexperiência

6 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 6 A CHAVE PARA A SEGURANÇA EM CURVA É Não se deixe ser surpreendido

7 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 7 A SINALIZAÇÃO TAMBÉM DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL NA SEGURANÇA Respeite-a

8 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 8 Clique à direita da opção(s) correta(s) Como um condutor pode antecipar e se proteger dos riscos presentes nas curvas? Reduzindo antecipadamente sua velocidade antes de ingressar na curva. Retardando a frenagem até estar dentro da curva. Aproximando-se o máximo possível da linha divisória central da pista. a b c Teste N° 1

9 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 9 ANTECIPAR SIGNIFICA CONTROLAR A VELOCIDADE NO TRECHO QUE PRECEDE A CURVA. Às vezes precisamos apenas soltar o acelerador. Porém se for necessário frear, faça isso com sensibilidade antes de ingressar na curva e não acione a embreagem, pois estará perdendo tração.

10 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 10 A FORÇA CENTRÍFUGA EXERCE INFLUÊNCIA SIGNIFICATIVA NAS CURVAS OBSERVE O DIAGRAMA. Este é o efeito da força centrífuga. O MESMO ACONTECERÁ SE A VELOCIDADE DO VEÍCULO SUPERAR O VALOR MÁXIMO PERMITIDO PARA AS CONDIÇÕES PRESENTES.

11 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 11 Teste N° 2 Clique à direita da opção(s) correta(s) O que ocorre com o efeito exercido pela força centrífuga ao entrarmos numa curva acelerando? Diminui, pois a força centrífuga é inversamente proporcional à velocidade. Aumenta de forma exponencial. Nada, pois esta força é constante. a b c

12 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 12 A POSSIBILIDADE DE MANTER O CONTROLE DO VEÍCULO EM CURVAS DEPENDE BASICAMENTE DE TRÊS (3) FATORES: VELOCIDADE DE INGRESSO NA CURVA INCLINAÇÃO DA CURVA ADERÊNCIA COM O PAVIMENTO

13 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 13 A FORÇA QUE NOS EMPURRA PARA FORA DA CURVA AUMENTA COM A VELOCIDADE. SE NOSSA VELOCIDADE DUPLICA, A FORÇA CENTRÍFUGA QUADRUPLICA. SE NOSSA VELOCIDADE TRIPLICA, A FORÇA CENTRÍFUGA SE MULTIPLICA POR NOVE. VELOCIDADE DE INGRESSO NA CURVA

14 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 14 INCLINAÇÃO DA CURVA O ângulo de inclinação da curva tem por objetivo colaborar com a aderência, fazendo com que a força da gravidade atue a nosso favor. PORÉM NÃO CONFIE CEGAMENTE. A força centrífuga não pode ser eliminada da curva. Portanto, a velocidade segue sendo o fator determinante para se manter na via.

15 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 15 A aderência depende do coeficiente de atrito existente entre os pneus e o piso, e diminui quando… A ADERÊNCIA COM O PAVIMENTO. …os pneus estão desgastados e/ou incorretamente calibrados… ou quando o pavimento está molhado, úmido ou possui partículas soltas.

16 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 16 Teste N° 3 Clique à direita da opção(s) correta(s) Quais dos seguintes elementos afetam a possibilidade de controle do veículo em curvas? Velocidade, potência do motor, altura do aro e largura da banda de rodagem. Somente a condição dos pneus influencia este controle. Velocidade, inclinação da curva e aderência com o pavimento a b c

17 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 17 NÃO SUBESTIME AQUILO QUE VOCÊ NÃO É CAPAZ DE CONTROLAR… AS LEIS DA FÍSICA SEMPRE ATUAM SUA VIDA E A DE OUTROS PODE ESTAR EM JOGO.

18 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL 18 CONDUÇÃO SEGURA EM CURVAS COMPÊNDIO Elaborado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNACIONAL Edificio Torre de los Caudillos Bvar. Artigas 1443/ 709 Montevideo. Telefax (598-2 ) URUGUAY Edificio Crystal Center Rua Euclides Miragaia 433 Sala 203 São José dos Campos / São Paulo Tel/fax (55-12) BRASIL


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