A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Toda criança tem o direito de ser amada; Toda criança tem o direito de ser feliz. Psicólogo Dr.Virgilio Gomes CRP 05/16819 – Tel. (21) 3019.3255.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Toda criança tem o direito de ser amada; Toda criança tem o direito de ser feliz. Psicólogo Dr.Virgilio Gomes CRP 05/16819 – Tel. (21) 3019.3255."— Transcrição da apresentação:

1

2 1 Toda criança tem o direito de ser amada; Toda criança tem o direito de ser feliz. Psicólogo Dr.Virgilio Gomes CRP 05/16819 – Tel. (21)

3 2 L.A.R. – Local de Amor e Respeito Como impor limites sem excessos? Crianças violentadas assimilam o Modelo Errado tornando-se pessoas violentadoras. Ministério da Saúde – As agressões são a principal causa de morte entre jovens entre 5 a 19 anos. A maior parte acontece no ambiente doméstico. Unicef – estima que diariamente cerca de 18 mil crianças e adolescentes sejam espancadas no Brasil, e cerca de 7 mil mortes por ano sejam resultados destas agressões.

4 3 VIOLÊNCIA SEXUAL. Representa 13% do total de denúncias no Serviço de Advocacia da Criança. A família é responsável por 62% desses casos;. O Pai aparece como principal agressor em 59% das vezes;. O padrasto aparece 25% das vezes;. Entre os meninos o pai foi o violentador em 48% dos casos; Nosso corpo é o templo do Espírito Santo. O das crianças também.(I Cor. 6:19) OS PROGRAMAS DE TV, JOGOS INTERATIVOS E USO DO COMPUTADOR PODEM ATUAR COMO AGENTES INCENTIVADORES

5 4 Reações Infantis frente a Violência Sexual: Silêncio, medo, vergonha e culpa > Pode marcar a sexualidade o resto da vida O PIOR SILÊNCIO É O DO PAI OU DA MÃE QUE NÃO DEFENDE SEU FILHO CONTRA O CÔNJUGE VIOLENTADOR, E CALA-SE, SENDO CÚMPLICE DA TRAGÉDIA.

6 5 Tipos de VIOLÊNCIA FÍSICA – uso excessivo da força com objetivo claro ou não de ferir (espancamentos, socos, queimaduras,uso objetos, amarrar crianças, líquidos quentes, uso de correntes, cárcere etc...) PSICOLÓGICA – negação do afeto e segurança (rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito, punições extremas, confinamentos, exposição ao ridículo, cobranças injustas etc...) NEGLIGÊNCIA – omissão em prover as necessidades básicas (alimentação, medicamentos, higiene, escola, interação, abrigo) SEXUAL – indução/exposição a prática sexuais ativas ou passivas (atentado ao pudor, pedofilia, exposição a pornografia, toques e estimulações precoces) para satisfação de um adulto. SINDROME DO BEBÊ SACUDIDO – agressões contra bebês e crianças pequenas (lesões nos órgãos sensores / neurológicos, atraso no desenvolvimento, convulsões, e até a morte). Revista Sinais dos Tempos 2/2002

7 6 Características de Crianças com Problemas (mesmo não sendo confirmações servem de alerta aos pais) 1)Machucados que não podem ser explicados; 2)Dificuldades de se concentrar; 3)Timidez excessiva; 4)Baixa Auto-estima; 5)Dificuldade de relacionamento (agressividade, rebeldia,apatia); 6)Comportamentos Auto-destrutivos (tentativa de suicídio); 7)Sexualidade explícita (masturbação, brincadeiras sexualmente agressivas) 8)Alta ansiedade (comportamento inquieto/irritadiço); 9)Distúrbio do sono e da alimentação; 10)Enurese noturna; 11)Problemas de Aprendizagem; 12)Relutância de voltar para casa (ou aversão a ambientes específicos).

8 7 PREVENÇÃO a)Mantenha sempre diálogo aberto com seu filho; b)Demonstre que você o ama a despeito de qualquer coisa, FALE com ele isto; c)Esteja sempre acessível a explicações, e procure responder sempre com honestidade, respeitando a idade dele; d)Ensine os nomes reais de suas partes íntimas, evite relacionar os órgãos a sujeira, pecado, coisa feia etc...; e)Fale com as crianças que ninguém deve tocá-las de maneira incômoda/constrangedora, nem mesmo os de casa; (explique os casos de exames médicos; f) Explique as crianças que não deve existir segredos que o papai ou mamãe não saibam; g) Explique que não deve permitir ser fotografada nua ou quase nua. E que devem contar a seus pais se alguém lhes pedir isto ou lhes mostrar fotos deste tipo; h) Ensine as crianças a não aceitarem doces e dinheiro de estranhos, ir a locais com estranhos, nem a entrar em casas ou carros de estranhos. Se isto ocorrer devem afastar-se imediatamente. i) Ensine sobre o cuidado e proteção de Deus e seus anjos;

9 8 DEPOIS DO TRAUMA A criança precisa de apoio, compreensão e carinho; tanto a nÍvel psicológico quanto espiritual, para aprender a lidar com os fatos passados sem culpa ou comprometimento de seu futuro. Evitar tratar a criança como alguém sequelado ou lesado. Este comportamento superprotetor reforçará o trauma, trazendo piores conseqüências, gerando uma criança estigmatizada. Mantenha-se sempre acessível e de boa vontade. Um espírito amoroso e compreensível poderá fazer toda diferença. Psicólogo Dr.Virgilio Gomes CRP 05/16819 – Tel. (21)


Carregar ppt "1 Toda criança tem o direito de ser amada; Toda criança tem o direito de ser feliz. Psicólogo Dr.Virgilio Gomes CRP 05/16819 – Tel. (21) 3019.3255."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google