A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CULTURA E SOCIEDADE Uma visão geral da vida em sociedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CULTURA E SOCIEDADE Uma visão geral da vida em sociedade."— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA E SOCIEDADE Uma visão geral da vida em sociedade

2 Sobrevivência: garantir a satisfação das necessidades básicas: alimento e segurança. O homem mantém estreita relação com a natureza: coletor, caçador, pescador. Estas são consideradas ATIVIDADES ECONÔMICAS. As relações sociais intragrupais e intergrupais foram se tornando cada vez mais complexas, transformando os hábitos desses grupos. Essa diversidade de manifestações recebeu o nome de CULTURA.

3 CULTURA: Conjunto de normas, regras, hábitos, costumes, crenças, etc., manifestado por um grupo e que serve para diferenciar um grupo social de outro. Com o passar do tempo a História foi sendo contada a partir das manifestações das diferentes culturas. Umas se especializaram na guerra; outras, no cultivo agrícola; outras, ainda, nas manufaturas. E o mundo foi mudando...

4 Observemos as transformações:

5 OUTRAS TRANSFORMAÇÕES AO LONGO DO TEMPO: Ascensão da burguesia; Formação dos Estados Nacionais; Descoberta do Novo Mundo; Revolução comercial; Reforma Protestante; Revolução Inglesa; Revolução Industrial; Revolução Francesa.

6 Mudanças na ordem tecnológica: Pelo emprego intensivo e extensivo de um novo modo de produção com o uso da máquina.

7 Mudanças na ordem econômica: Pela concentração de capitais, constituição de grandes empresas provocando a acumulação de riquezas.

8 Mudanças na ordem social: Pela intensificação do êxodo rural e consequente processo de urbanização, desintegração de instituições e costumes, introdução de novas formas de organização da vida social e a emergência e a formação de uma massa de trabalhadores com sua específica consciência de classes (ou ausência completa de qualquer consciência social).

9 Os grupos sociais vão estabelecendo um jogo de forças que imprimem características diferentes em termos culturais, sociais, econômicos, políticos; também imprimem a velocidade com que as transformações vão acontecendo dentro e fora dos grupos sociais. A cultura de um povo vai influenciando outros povos e sofrendo, também, influência destes. Por isso o caráter dinâmico da cultura – ela está sempre se modificando no tempo e no espaço.

10 SOCIEDADE E SOCIALIZAÇÃO SOCIEDADE: é o campo de relações intersubjetivas, ou seja, das relações humanas de comunicação; a totalidade dos indivíduos entre os quais ocorrem estas relações; grupo de indivíduos entre os quais as relações ocorrem de forma condicionada e determinada. SOCIALIZAÇÃO: processo pelo qual um indivíduo se torna um membro ativo da sociedade em que nasceu, isto é, comporta-se e age de acordo com os seus costumes.

11 CONTATOS SOCIAIS: Contatos sociais primários: apresentam forte base emocional (família, parentes, amigos). Contatos sociais secundários: apresentam base formal e impessoal (contatos estabelecidos como meios utilizados para alcançar um fim).

12 CONTATOS SOCIAIS VIRTUAIS:

13 ISOLAMENTO SOCIAL: ausência de contatos sociais. ATITUDES DE ORDEM SOCIAL: preconceito, formas de intolerância... ATITUDES DE ORDEM INDIVIDUAL: a pessoa reforça o seu próprio isolamento (timidez, deficiência física, obesidade). O papel da MULHER no mercado de trabalho.

14 PESQUISA EXPÕE RACISMO DOS EUROPEUS VER PESQUISA NA PÁGINA 9 DO MATERIAL DIDÁTICO VOL. 2 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

15 As circunstâncias formam os indivíduos, e estes também criam as circunstâncias. GRUPO: composto de pessoas em interação; é a unidade básica das organizações humanas. GRUPO SOCIAL: é a reunião de duas ou mais pessoas, associadas pela interação e, por isso, capazes de ação conjunta, visando a atingir um objetivo comum. TIPOS DE GRUPOS SOCIAIS: família, vizinhos, escola, clube, empresa, igreja, Estado.

16 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM GRUPO SOCIAL: Pluralidade de indivíduos; Interação social; Organização; Objetividade e exterioridade; Objetivo comum; Consciência grupal (nós); Continuidade.

17 OUTRAS FORMAS DE AGRUPAMENTO SOCIAL: Multidão: pode assumir forma pacífica ou conflituosa; Público: grupo de pessoas amorfo, elementar e espontâneo, reagindo aos mesmos estímulos (opinião pública); Massa abstrata ou público abstrato: formado por pessoas que participam da mesma experiência (notícia na TV, ler o mesmo anúncio).

18 Onde existe organização de indivíduos é necessário existir um LÍDER: Liderança Institucional: baseada na autoridade e na lei: presidente, governador, gestor, diretor; Liderança carismática: baseada no prestígio, nas qualidades pessoais: Gandhi, Nelson Mandela. Normas e sansões sociais: para a manutenção dos grupos sociais é necessário que haja normas, regras, leis e sansões.

19 VALORES SOCIAIS: dá sustentação às normas sociais. Os valores se modificam com o passar do tempo e provocam modificações nas normas. SÍMBOLOS: são representações materiais ou espirituais que adquirem significados especiais para o grupo, nele despertando sentimentos, atos ou atitudes que tanto podem ser positivas quanto negativas.


Carregar ppt "CULTURA E SOCIEDADE Uma visão geral da vida em sociedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google