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Como se formam os raios Uma das causas da eletrização seria o atrito entre as partículas de água e gelo.

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Apresentação em tema: "Como se formam os raios Uma das causas da eletrização seria o atrito entre as partículas de água e gelo."— Transcrição da apresentação:

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2 Como se formam os raios

3 Uma das causas da eletrização seria o atrito entre as partículas de água e gelo.

4 Distribuição de cargas no solo e nas nuvens.

5 Ocorre um raio quando a diferença de potencial entre a nuvem e a superfície da Terra ou entre duas nuvens é suficiente para ionizar o ar: os átomos do ar perdem alguns de seus elétrons e tem início uma corrente elétrica (descarga).

6 O trovão é uma onda sonora provocada pelo aquecimento do canal principal durante a subida da Descarga de Retorno. Ele atinge temperaturas entre 20 e 30 mil graus Celsius em apenas 10 microssegundos (0,00001 segundos). O ar aquecido se expande e gera duas ondas : a primeira é uma violenta onda de choque supersônica, com velocidade várias vezes maior que a velocidade do som no ar e que nas proximidades do local da queda é um som inaudível para o ouvido humano; a segunda é uma onda sonora de grande intensidade a distâncias maiores. Essa constitui o trovão audível. onda sonora ondas som inaudível

7 A descarga elétrica aquece o ar, provocando uma expansão que se propaga em forma de uma onda sonora, originando o trovão.

8 Cerca de 70% dos raios ocorrem dentro da nuvem ou entre nuvens.

9 Fatos sobre os raios A energia total numa grande tempestade elétrica é superior à de uma bomba atômica.

10 O Brasil é o país mais atingido por raios no mundo, sendo o sul de Mato Grosso do Sul a região brasileira de maior incidência. Lá ocorrem anualmente, cerca de 20 raios por quilômetro quadrado. Fatos sobre os raios

11 Cerca de 100 brasileiros morrem por ano vítimas de raios, o que corresponde a 10% dessas mortes no mundo.

12 Locais perigosos e seguros para uma pessoa permanecer durante uma tempestade.

13 Distribuição por ambientes de maior risco de acidentes.

14 Você está de carro em uma tempestade, de repente o carro é atingido por um raio, o que acontece?

15 Assustado com tudo isso, você estaciona o carro e corre para debaixo de uma árvore. (vídeo)

16 Distribuição de cargas elétricas num condutor em equilíbrio eletrostático O campo elétrico no interior do condutor eletrizado é nulo. O vetor campo elétrico é perpendicular à superfície.

17 O poder das pontas

18 Blindagem eletrostática

19 Densidade elétrica superficial

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22 Lenda: Se não está chovendo não caem raios. Verdade: Os raios podem chegar ao solo a até 15 km de distância do local da chuva. Lenda: Sapatos com sola de borracha ou os pneus do automóvel evitam que uma pessoa seja atingida por um raio. Verdade: Solas de borracha ou pneus não protegem contra os raios. No entanto, a carroceria metálica do carro dá uma boa proteção a quem está em seu interior; sem tocar em partes metálicas. Mesmo que um raio atinja o carro é sempre mais seguro dentro do que fora dele. Lenda: As pessoas ficam carregadas de eletricidade quando são atingidas por um raio e não devem ser tocadas. Verdade: As vítimas de raios não "dão choque" e precisam de urgente socorro médico, especialmente reanimação cardiorrespiratória. Lenda: Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Verdade: Não importa qual seja o local ele pode ser atingido repetidas vezes, durante uma tempestade. Isto acontece até com pessoas.

23 Você já ouviu falar que se devem guardar tesouras e facas na gaveta ou cobrir espelhos em caso de tempestade? Muitas crendices foram criadas pela falta de conhecimento sobre as manifestações elétricas naturais. Guardar tesouras e facas ou cobrir espelhos não protege ninguém quando ocorre a queda de um raio.

24 Como se formam os raios Este enorme gradiente de temperaturas gera ventos muito intensos no interior das nuvens que, por sua vez, provocam a separação de cargas elétricas devido ao atrito com as partículas de gelo existentes no topo. Assim, a parte inferior das nuvens contém excesso de cargas negativas, enquanto a parte superior, positivas.

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