A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Padre Djacy Brasileiro 2009. 1. Amar, defender e proteger a vida O consumo de drogas lícitas e ilícitas gera conseqüências irreparáveis aos dependentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Padre Djacy Brasileiro 2009. 1. Amar, defender e proteger a vida O consumo de drogas lícitas e ilícitas gera conseqüências irreparáveis aos dependentes."— Transcrição da apresentação:

1 Padre Djacy Brasileiro 2009

2 1. Amar, defender e proteger a vida O consumo de drogas lícitas e ilícitas gera conseqüências irreparáveis aos dependentes como: desintegração familiar, violência, abandono, vazio, medo, insegurança, perda do sentido da vida, prisão, depressão, doenças diversas (como AIDS) e morte prematura. Vendo essa triste realidade que afeta tantas famílias, tantos jovens, pense: minha vida é muito importante, ela provém das mãos de Deus, é única e passageira. Deus criou-me para ser feliz. Por isso, devo amá-la, defendê-la e protegê-la. Não vou fazer da minha vida um inferno e nem frustrar meus sonhos e projetos de vida. Quero ser feliz, para isso, não preciso de drogas.

3 2. Evite o primeiro gole ou a primeira tragada Jovem, por amor a sua vida, a sua família,seus amigos e sua comunidade, não caia na onda de pessoas quando lhe falarem: vamos curtir a vida numa boa, experimentando de tudo aquilo que o mundo nos oferece. Cuidado! O primeiro gole, a primeira tragada é a porta de entrada para o mundo triunfal do vicio com suas trágicas conseqüências. Para sair desse mundo devastador e cruel é muito difícil.

4 3. Diga não às drogas Após uma profunda reflexão sobre o valor inestimável da VIDA, comece a amar-se, dizendo por pensamentos e palavras um Não a qualquer convite que o (a) induza ao consumo de qualquer tipo de drogas (cocaína, merla, bebida alcoólica, crack, maconha, etc.) ou a qualquer proposta de ganhar dinheiro fácil (como intermediário ou aviãozinho). Caso aceite uma dessas propostas (ou as duas ao mesmo tempo), vai colocar em risco sua vida e a vida de outras pessoas. Consequentemente, poderá responder criminalmente e sua vida ficará comprometida.

5 4. Viver com responsabilidade Como jovem você tem todo o direito de curtir a vida numa boa, numa legal, porém, com muita maturidade, responsabilidade, prudência e respeito a si e aos outros. Haja sempre com a cabeça no lugar. Pois, afinal, aproveitar a vida não significa liberdade fora do limite, ou seja, fazer o que bem entender. Tome consciência disso e assim, estará evitando cair no abismo da libertinagem com suas tristes e prolongadas conseqüências. Faça boas amizades. Veja quem são seus amigos. Se os são de confiança, se merecem sua amizade. Junto com eles, faça planos, converse, sonhe, curta a vida, divirta-se, passeie e nunca esqueça das virtudes cristãs, tais quais: oração, amor, respeito, responsabilidades, honestidade e moderação Faça boas amizades. Veja quem são seus amigos. Se os são de confiança, se merecem sua amizade. Junto com eles, faça planos, converse, sonhe, curta a vida, divirta-se, passeie e nunca esqueça das virtudes cristãs, tais quais: oração, amor, respeito, responsabilidades, honestidade e moderação Diz a Bíblia: quem encontrou um amigo encontrou um tesouro.

6 5. Cuidado com os estranhos Caso você esteja em algum ambiente como clube, porta de escola, praça, estádio, cinema, shopping, praia, calçada, e de repente aparece algum estranho oferecendo-lhe bala, cigarro, bebida, ou outras coisas quaisquer, não aceite e saia imediatamente daquele lugar. Sua vida pode estar correndo perigo.

7 6. Não fugir da realidade da vida Nunca fuja da realidade da vida, por mais dura que seja, refugiando-se no mundo das drogas. Encare a vida como ela é: estudando, namorando, trabalhando, passeando, praticando esporte, divertindo-se, conversando, engajando-se em algum trabalho de sua comunidade, de sua igreja. Refugiar-se nas drogas não é solução, é desgraça pessoal, familiar e social.

8 7. Abrir-se para o diálogo Caso você amigo (a), esteja passando por momentos difíceis na vida: doença, solidão, desespero, tristeza, incompreensões, preconceito, humilhação, discriminação, violência no lar, notas baixas nas provas escolares, exclusão social, baixa auto-estima, carência afetiva, desemprego, abra-se para a oração, para Deus e depois converse amigavelmente com seus pais, irmãos, professores, seu líder religioso. Procure orientação psicológica, apoio moral e espiritual. Desabafar, pedindo socorro e orientações a alguém de sua confiança, é uma das melhores saídas para amenizar seus sofrimentos e tirá-lo do caos da vida. Não se acanhe, não tenha vergonha de abrir-se para uma conversa franca, amigável. Uma luz surgirá no túnel de sua vida.

9 8. Não destrua sua juventude Jovem, drogar-se como meio viável de solução dos seus problemas ou como mero prazer é encurtar a vida, é morrer lentamente. Você é lindo (a), criatura bendita de Deus, então, não destrua esta beleza, sua força, sua energia, seus sonhos entregando-se cegamente ao consumo de drogas. Abra os olhos para a vida; vale apena viver, por isso não deixe o mal se apoderar de você. Drogar- se, jamais!

10 9. Drogas: sinônimos de morte Pare! Pense. Você será feliz envolvendo-se com drogas? Sua vida irá melhorar? Seus problemas serão solucionados? Você não acha que drogas geram dependências e por isso causam grandes prejuízos na sua vida? Conheça os efeitos maléficos das drogas no seu organismo, no seu psiquismo, na sua vida familiar e social. Correr para as drogas é correr para os braços da morte.

11 10.Seja consciente e participativo Recusando-se terminantemente a envolver-se com drogas torne-se consciente e participativo. Como cidadão (ã), liberte-se da alienação política e Lute pelos seus direitos inalienáveis. Cobre, reivindique de seus governantes políticas públicas, que favoreçam qualidade de vida para si e para todos de sua comunidade, como: cuidado integral à saúde, escola acessível e de qualidade, oportunidades digna de trabalho e renda, alternativas de lazer saudável, moradia, saneamento básico. Recusando-se terminantemente a envolver-se com drogas torne-se consciente e participativo. Como cidadão (ã), liberte-se da alienação política e Lute pelos seus direitos inalienáveis. Cobre, reivindique de seus governantes políticas públicas, que favoreçam qualidade de vida para si e para todos de sua comunidade, como: cuidado integral à saúde, escola acessível e de qualidade, oportunidades digna de trabalho e renda, alternativas de lazer saudável, moradia, saneamento básico. Vale a pena lembrar o que diz a Embaixadora da Unesco e do Instituto faça parte, Milú villela: Jovens sem educação e trabalho estão condenados ao subemprego, à sub-cidadania e, por tabela, a uma espécie de sub-vida, marcada pela ausência de perspectivas e ambições positivas. Vale a pena lembrar o que diz a Embaixadora da Unesco e do Instituto faça parte, Milú villela: Jovens sem educação e trabalho estão condenados ao subemprego, à sub-cidadania e, por tabela, a uma espécie de sub-vida, marcada pela ausência de perspectivas e ambições positivas. Lute por uma sociedade mais justa, fraterna, igualitária, abraçando causas sociais, como a luta contra a injustiça social, a fome, a miséria, o desemprego, a violência, a repressão policial, a desigualdade social, o preconceito, a discriminação, a corrupção nas esferas dos poderes constituídos deste país. Se algo fizer, sua vida terá mais sentido. Lute por uma sociedade mais justa, fraterna, igualitária, abraçando causas sociais, como a luta contra a injustiça social, a fome, a miséria, o desemprego, a violência, a repressão policial, a desigualdade social, o preconceito, a discriminação, a corrupção nas esferas dos poderes constituídos deste país. Se algo fizer, sua vida terá mais sentido.

12 11. Seja otimista Nesta sociedade tremendamente marcada pela cultura de morte, pelo relativismo ético-moral e religioso; onde a vida humana não é amada, respeitada e valorizada em virtude da ideologia anticristã do ter, do poder, do prazer, do consumismo, do materialismo, do endeusamento do corpo perfeito e da inversão de valores, auto- afirme-se, criando em si sentimento de otimismo, de fé em si mesmo (a),acreditando na sua inteligência, aceitando-se como veio a este mundo, mentalizando idéias positivas como: vou vencer, vou conseguir, vou ser feliz! Nada de complexo de inferioridade, de pessimismo, de derrotismo. Você é muito importante. Afinal é imagem e semelhança de Deus. Então lute, saindo do comodismo, colocando suas idéias, seus planos em ação.

13 12. Fé e coragem na caminhada da vida Caro jovem, na luta pela vida, coragem, força, ânimo, esperança e muita fé em Jesus que disse: eu vim para que todos tenham vida, e a tenha em abundância.

14 13. Seja um autêntico jovem cristão e acredite no amor de Deus Você não é perfeito, nem tão pouco anjo. É um ser frágil, com suas limitações, seus erros e pecados. Mesmo assim, faça o possível para ser um (a) jovem exemplar na vida cristã, renunciando ao mal e a tudo aquilo que pode levá-lo (a) ao mundo do vício. Uma coisa é certa: Deus o (a) ama mesmo quando se afasta dele. A sua misericórdia é infinita. Não se auto- condene, ou não se deixe amargurar ou desesperar-se quando ouvir: Deus vai condená-lo (a), Deus vai amaldiçoá-lo (a). Não acredite em tais palavras ou em profetismo de mau agouro. Deus é amor. E é missão da Igreja cristã anunciar um Deus complacente, misericordioso, amoroso que liberta, que salva.

15 14. Odeie as drogas e ame sua mãe terra que está morrendo Caro jovem, o planeta terra está sofrendo,morrendo lentamente. Na sua agonia, pede socorro. A cada dia a sua situação agrava-se com as mudanças climáticas. Veja só. O aquecimento global está por toda parte. Não há um País que não sinta essa mudança hoje. As temperaturas já não são as mesmas, os furacões começam a chegar ao Brasil, o nível do mar sobe, tudo isso em decorrência do aquecimento global. Então, ajude a salvá-lo. Faça na sua comunidade trabalho educativo, de conscientização sobre a gravidade do problema. Em vez de estar a procura de drogas, que contribuem com a destruição da sua mãe terra, engaje-se na luta contra a poluição, a devastação ete. Seja um exímio defensor das causas ecológicas. Assim, você estará fazendo um grande bem à humanidade e salvando sua mãe terra.

16 15. Conheça histórias comoventes Conheça, através de pesquisas, conversas informais, internet, reportagens, histórias tristes, dramáticas vividas por tantos jovens e seus familiares por causa do consumo de drogas. Tire lição de vida e aprenda a viver: Droga, quem afinal é você que está se entregando e não vê que a vida oferece outras coisas (Roberto Carlos).

17 16. Conheça alguns grupos de apoio às vítimas das drogas. Conheça, valorize e incentive os trabalhos de grupos ou instituições, que visam libertar os jovens do vicio como: AA (grupo de alcoólicos anônimos), casas de apoio e de recuperação de jovens drogados, etc. Na sua comunidade, há alguma instituição que visa ajudar os dependentes de drogas, quais?

18 17. E agora, qual seu compromisso? Leu a cartilha? Gostou? Achou importante? Chamou a sua atenção? E agora, qual vai ser seu compromisso daqui para frente? Não seria interessante, buscar as causas que levam tantos irmãos jovens ao vício? Para você que acaba de ler esta cartilha, quais seriam as saídas para quem já estar no mundo das drogas? O que o governo, as escolas, as igrejas, as associações, as ONG, as famílias devem fazer como saída para evitar que tanto jovens entrem no mundo maldito das drogas, com suas nefastas conseqüências? Comente tudo isso com seus familiares, colegas de escola, namorada (o), amigos. Leu a cartilha? Gostou? Achou importante? Chamou a sua atenção? E agora, qual vai ser seu compromisso daqui para frente? Não seria interessante, buscar as causas que levam tantos irmãos jovens ao vício? Para você que acaba de ler esta cartilha, quais seriam as saídas para quem já estar no mundo das drogas? O que o governo, as escolas, as igrejas, as associações, as ONG, as famílias devem fazer como saída para evitar que tanto jovens entrem no mundo maldito das drogas, com suas nefastas conseqüências? Comente tudo isso com seus familiares, colegas de escola, namorada (o), amigos.

19 ALGUMAS DROGAS E SEUS EFEITOS* As drogas podem ser classificadas como depressoras, estimuladoras ou perturbadoras. Abaixo estão as mais freqüentes no Brasil. A) Depressoras Álcool: é uma droga lícita e seu uso é socialmente estimulado. Seus efeitos sobre o comportamento dependem da quantidade ingerida. O álcool provoca diversos problemas de saúde como a gastrite, a cirrose hepática, dormência nas pernas. Inalantes ou Solventes: são produtos voláteis usados em atividades industriais (ex.: cola de sapateiro), comerciais e domésticas. Os inalantes evaporam à temperatura ambiente e podem ser cheirados. Têm propriedades anestesiantes e tranqüilizantes, induzem à euforia e ao delírio, provocam a sensação de desequilíbrio. São tóxicos para o sistema nervoso, fígado e coração. A longo prazo, provocam também perda de peso e lesões no cérebro.

20 B) Estimuladoras Anfetaminas ou "Bolinhas": obtidas em laboratório, são produtos sintéticos. Podem ser comprimidos ou injetáveis. São drogas ilícitas, exceto para uso médico, como anorexígenos. Estão contidas nos moderadores de apetite. Trazem sensação semelhante à da cocaína. Após os efeitos, surgem angústia, pânico, medo, idéias de perseguição, cansaço intenso, depressão, perda de apetite, suor, irritação de pele, entre outras. Cocaína: é um dos mais potentes excitantes do sistema nervoso central. Em estado natural, a coca da região dos Andes é mascada para disfarçar a fadiga, a fome e a sede. Quimicamente potencializada, a coca torna-se um pó branco capaz de estimular o estado de alerta, reduzir o sono e acelerar o pensamento. Seu uso pode causar lesões no septo nasal, alteração do ritmo cardíaco, provocando taquicardia e palpitações. Seu uso continuado provoca graves danos à pessoa.

21 Crack: é o nome dado à cocaína transformada por meio de soda cáustica ou bicarbonato de sódio, para se tornar própria para fumar. Pode atingir grau de pureza de até 90%, com a potência maior que a cocaína em pó. Com muita facilidade cria dependência. Inicialmente, o usuário tem a sensação de confiança em si mesmo, de poder e excitação. Após seu uso, segue-se um período de depressão, paranóia e outros sintomas. A pessoa pode tornar-se violenta e suicida em potencial. É conhecida como a droga da morte. Merla: produzida a partir da pasta básica da cocaína com o acréscimo de querosene, gasolina, metanol ou ácido sulfúrico, é uma droga de baixo custo e rápida dependência. Provoca emagrecimento acelerado, problemas respiratórios, perda de dentes, feridas, insônia e outros sintomas físicos. No nível psicológico, traz sentimentos de perseguição, medo e paranóia. Nicotina: aspirada pelo fumo do tabaco, causa inúmeros malefícios cardiológicos e respiratórios. A nicotina produz dependência física. A condição de droga lícita favorece seu uso, embora já tenha sido citada como causadora de 24 doenças.

22 C) Perturbadoras Maconha: é o nome popular de um arbusto de origem asiática. Suas folhas são secas e transformadas em cigarro: o baseado. A longo prazo e intensamente usada, provoca o aumento do apetite, transpiração excessiva, tremores e ansiedades, aumento dos batimentos cardíacos e estados alterados de consciência. Ecstasy: droga sintética, é uma mistura de anfetamina e alucinógenos, feita em laboratório e consumida em forma de comprimido ou pílulas. Deixa a pessoa extremamente excitada, provoca euforia e desejo de contato físico. Passado o efeito, a pessoa sente náuseas, pânico, cansaço e fadiga. Em usuários crônicos, pode provocar depressão, demência e delírio.

23 Fonte: Manual da Campanha da Fraternidade CNBB Lema: vida sim drogas não Autor: Padre Djacy P. Brasileiro. Santa Cruz - PB, 11 de julho de Fone: /


Carregar ppt "Padre Djacy Brasileiro 2009. 1. Amar, defender e proteger a vida O consumo de drogas lícitas e ilícitas gera conseqüências irreparáveis aos dependentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google