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PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

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ESTADO DA PARAÍBA MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS NA DISCUSSÃO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL, AGRICULTURA FAMILIAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO MUNICÍPIO DE MARÍ ACÁCIA.

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Apresentação em tema: "PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
ESTADO DA PARAÍBA MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS NA DISCUSSÃO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL, AGRICULTURA FAMILIAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO MUNICÍPIO DE MARÍ ACÁCIA CONSULTORIA AGRICULTURA FAMILIAR, PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO

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4 A agricultura familiar é uma forma de produção presente no mundo todo.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL METODOLOGIA AGROPOLO E ED. DO CAMPO A agricultura familiar é uma forma de produção presente no mundo todo. No Brasil é o maior segmento em número de estabelecimentos agrícolas e tem significativa importância econômica em diversas cadeias produtivas. É mais do que necessário, então, reconhecer a importância econômica e social dos agricultores que se dedicam a esse tipo de produção para o processo de desenvolvimento regional e nacional.

5 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL METODOLOGIA AGROPOLO E ED
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL METODOLOGIA AGROPOLO E ED. DO CAMPO Entretanto, diversas regiões do país não incluíram este segmento de forma definitiva em suas políticas de apoio ao desenvolvimento rural. Os agricultores familiares representavam em 2000, 85,2% do total de estabelecimentos rurais brasileiros, Ocupando 30,5% da área total e sendo responsáveis por 23,6% do Valor Bruto da produção total da pecuária de corte.

6 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL METODOLOGIA AGROPOLO E ED
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL METODOLOGIA AGROPOLO E ED. DO CAMPO 52,1% da pecuária de leite, 58,5% dos suínos e 39,9% das aves e ovos produzidos, totalizando 37,9% do Valor Bruto da Produção Agropecuária Nacional. No entanto, receberam apenas 25,3% do financiamento destinado ao setor agrícola (INCRA, 2000). A busca por soluções quanto a estas questões abrangem todo o sistema espacial de relações contratuais de produção e de circulação. A eficácia, técnica e organizacional, deste sistema determina a competitividade do conjunto produtivo, abrangendo a noção de economia de rede.

7 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL METODOLOGIA AGROPOLO E ED
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL METODOLOGIA AGROPOLO E ED. DO CAMPO Dentro deste contexto, situam-se algumas iniciativas de desenvolvimento do agronegócio brasileiro, que pode ser estabelecido para produção familiar; Com a finalidade de estimular a organização de sistemas produtivos localizados, como é o caso dos agropolos ou clusters de base agroindustrial. Essas organizações baseiam-se na concentração de negócios agro-industriais num determinado espaço geográfico condicionado por aspectos sociais, Econômicos, ambientais e políticos que impactam a competitividade do agronegócio (MEDEIROS, 1999).

8 PROJETOS ALTERNATIVOS
Política = Operacional GESTÃO = GERENCIAMENTO Tomada de decisões, estratégias sobre a implantação. Quanto a origem e uso dos recursos. Implementação das decisões tomadas. Eq/pe Técnica e Comitê Gestor Assessorias especializadas

9 PROJETOS ALTERNATIVOS Produção – Social – Ambiental Educacional
Metodologia Agropolo Por quê? Fundamentos

10 METODOLOGIA AGROPOLO Projetos SENSIBILIZAÇÃO/MOBILIZAÇÃO Alternativos
- DIAGNÓSTICO E CONSULTA A POPULAÇÃO - VISÃO DE FUTURO - PLANIFICAÇÃO • OBJETIVOS • DIRETRIZES • ESTRATÉGIAS • PROGRAMAS E PROJETO Projetos Alternativos SENSIBILIZAÇÃO/MOBILIZAÇÃO METODOLOGIA AGROPOLO MONITORAMENTO/AVALIAÇÃO ORGANIZAÇÃO – ARTICULAÇÃO – BUSCA DE PARCERIAS – NEGOCIAÇÃO – AJUSTES – DIVISÃO DE TAREFAS DIREÇÃO/COORDENAÇÃO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO

11 Conceição Piancó Juazeirinho

12 DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE
MARI/PB DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE CULTURAS Nº DE HECTARES Nº DE CABEÇAS RENTABILIDADE/ANO/R$ Coco-da-bahia 300 63.000,00 Manga 13 23.000,00 Urucun 02 8.000,00 Banana 01 7.000,00 Castanha-do-caju 08 3.000,00 Maracujá 5.000,00 Abacaxi 80 ,00 Batata-doce 70 ,00 Cana-de-açucar 2.000 ,00 Fava 12 11.000,00 Feijão 21 12.000,00 Fumo 60 ,00 Mandioca * 2.500 ,00 Milho 15 6.000,00 Bovinos 8.000 - Suínos 600 Caprinos 400 Ovinos 578 Vaca de Leite 400/ 200 mil litros Mel de Abelha 1.120 Kg

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14 DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE
ALAGOINHA/PB DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE CULTURAS Nº DE HECTARES Nº DE CABEÇAS RENTABILIDADE/ANO/R$ Coco-da-bahia 10 18.000,00 Manga 25 60.000,00 Urucun 09 ,00 Banana 140 ,00 Castanha-do-caju 10.000,00 Abacaxi 04 42.000,00 Batata-doce 12 24.000,00 Cana-de-açucar 516 ,00 Fava 80 64.000,00 Feijão 280 ,00 Mandioca * 180 ,00 Milho 250 50.000,00 Bovinos 7.000 - Caprinos 700 Ovinos 300 Vaca de Leite 680/ 500 mil litros

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16 PARAÍBA/MUNICÍPIOS/ABAIXO
SITUAÇÃO EDUCACIONAL DE MATRÍCOLA E DOCENTES/IBGE/2007 PARAÍBA/MUNICÍPIOS/ABAIXO MUNICÍPIOS PARAÍBA MATRÍCULAS PROFESSORES FUNDAMENTAL MÉDIO PRÉ-ESCOLA Alagoinha 3.121 453 575 132 22 10 Marí 4.681 540 866 185 25 42 Guarabira 10.894 3.331 1.827 466 120 101 Piancó 3.769 1.015 847 264 59 55 Conceição 1.295 761 225 60 65 Juazeirinho 3.269 609 921 152 24 70 Lastro 707 196 119 41 08 19 Santa Inês 746 133 78 12 Itaporanga 4.502 1.164 734 252 95 38

17 Bovinos, Suínos, Caprinos, Ovinos e Gado de Leite
MUNICÍPIOS PARAÍBA POPULAÇÃO DIST. CAPITAL PRODUTOS Urbana Rural Total Dist/ Capital (Km) Agrícola Zootécnico João Pessoa - Alagoinha 11.000 2.000 13.000 84 Banana, Manga, Urucun, Cana, Feijão, Fava, Mandioca , Milho, Coco e Batata dce Bovino, Vaca leite, Caprino e Ovino. Marí 14.000 6.000 20.000 50 Abacaxi,Mandioca, Batata-doce, Cana-de-açucar, Coco e Manga, Castanha de caju Bovinos, Suínos, Caprinos, Ovinos e Gado de Leite

18 OBJETIVOS OPERACIONAIS
Manter a coesão do processo de implantação dos Projetos Alternativos; Contribuir com o estabelecimento de um processo de monitoramento e avaliação das ações a serem desenvolvidas nesta fase inicial; Aumentar quantitativamente e qualitativamente o nível de participação dos diversos atores e suas representações.

19 EIXOS ESTRATÉGICOS Fortalecimento dos Projetos já existentes nos assentamentos e na região dos mesmos ; Atenção às necessidades de apoio e gerando demandas do processo de desenvolvimento regional como dinamização econômica na geração de cursos de extensão nos municípios da região do entorno; fortalecimento do comércio local e regional ; Através de assessorias, apoio tecnológico a ações locais e regionais em empresas; apoio a educação formal e não formal; implementação de serviços inovadores – Buscar recurso PRONERA – parceria Universidades; Busca de parcerias como ação constante do Executivo com apoio do Legislativo.

20 ESTRATÉGIA OPERACIONAL
Primeiro Momento - Reflexão Avaliativa – Implantação dos projetos já existentes – diagnóstico para implementação de novos projetos aliados ao apoio técnico/ social/ ambiental/ educacional . Articulação de um Comitê Gestor (especialistas e consultores parceiros ao programa de desenvolvimento sustentável do município).

21 Estudo propositivo para alimentar a ação da Assistência Técnica e para elaboração dos Planos de Desenvolvimentos: - Cadeias Produtivas; - Sistemas Produtivos Locais; - Arranjos Institucionais; - Diagnóstico dos Impactos Ambientais.

22 ESTRATÉGIA OPERACIONAL
Segundo Momento   Desenvolvimento de agroindustria locais, artesanato, fomento ao mercado e comercialização regional (projeto e busca de recursos); Implantação de escolas técnicas e capacitação de projetos alternativos a serem instalados; Implantação de cursos de Especialização no setor primário, para formar mão de obra especializada local – PRONERA (Residência Agrária).

23 Segundo Momento   b) Consultar a população dos assentamentos para implementar novos projetos alternativos; Objetivos: - Avaliar o estágio de desenvolvimento dos projetos em andamento e buscar uma abragencia regional; - Aprofundar as discussões em torno dos elementos dos impactos ambientais e da gestão social de políticas públicas municipais, estaduais e federais; - Replanejar ações e estratégias para novas alternativas de crescimento regional e territorial, em busca de melhoria de qualidade de vida do agricultor(a) familiar;

24 Replanejamento das ações de mercado
Terceiro Momento – Estudo de Mercado e Comercialização dos Produtos A – Gestão do projeto implantados e em fase de implantação pelo comitê gestor – o que fazer; como fazer e quem fazer. B – Busca de recursos, através de projetos para implantar central de comercialização local, regional e territorial nos dois pólos de trabalho.

25 Replanejamento das ações de mercado
E – Quarto momento: - Com base nos estudos propositivos realizados, ampliar as ações de produção local: - Apoio das instituições parceiras - Arranjo institucional - Mercado consumidor - Logística - Produto com segurança alimentar

26 PÓLO DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL
EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DA METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – AGROPOLO INSTITUTO CREATIO PÓLO DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE CLÁUDIA - MT

27 Fase final da reforma

28 Trabalhos de abate

29 Segunda reforma:

30 Terceira reforma – Aquisição do SISE

31 Frango Caipira embalado

32 Perspectiva futura:

33 MUNICÍPIO DE CLÁUDIA E ESTADO DE MATO GROSSO
MUNICÍPIO DE CLÁUDIA E REGIÃO NORTE DO ESTADO POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS MUNICÍPIO Instâncias Colegiadas Consultivas - Gestão Social - Gestão Participativa Municipal - Tomada das decisões estratégicas do DRS consolidadas no Plano SECRETARIOS MUNICIPAIS CONSULTORE S ASSESSORES Núcleo Técnico Gerenciamento Base Técnica de Elaboração e Acompanhamento do Plano e Projetos - Visão de Futuro - Diagnóstico Planejamento Estratégico Eixos Aglutinadores Indicadores de Mercado PTDRS Instrumento de Gestão PDRS PARCERIAS MUNICIPAIS ESTADUAIS FEDEREAIS ARRANJOS INSTITUCIONAIS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS - Projeto Frango Caipira - Projeto Abatedouro Frango Projeto Derivados de Frango Projeto Castanha do Brasil Projeto Polpa de Fruta - Projeto Viveiro de Mudas - Projeto Fruticultura - Projeto Doces e Conservas - Projeto Ração de Mandioca - Projeto EFA - Projeto Turismo e Artesanato - Projeto Assentamento Municip. Educação Formal Capacitação Cooperativismo Associativismo Comércio e Negócios CEPROT EC PRONAF EMPAER Convênio CREATIO PROJETO MAPA Programas de outros Ministérios

34 INSTITUTO AGROPOLO AGROPOLO DO CEARÁ
EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DA METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - AGROPOLO INSTITUTO AGROPOLO AGROPOLO DO CEARÁ Material de apresentação Ex. Presidente do Instituto Agropolo do Ceará – Eng. Agr. Ricardo Sabadia

35 AÇÕES ESTRATÉGICAS E OPERACIONAIS
REALIZADAS AGROPOLOS FOCO NAS ÁREAS PRIORIZADAS FOCO NOS PRODUTOS COM MAIOR POTENCIAL

36 AÇÕES ESTRATÉGICAS E OPERACIONAIS REALIZADAS
FOCO EM SETORES E PRODUTOS maior mercado e resposta econômica Frutas Flores Hortaliças Leite

37 INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA COMPETITIVA DO AGRONEGÓCIO
A GRANDE VANTAGEM COMPETITIVA DO AGRONEGÓCIO CEARENSE

38 RESULTADOS INVESTIMENTOS ATRAÍDOS PARA O AGRONEGÓCIO CEARENSE
Protocolos Formais com o Estado 13 Empresas estrangeiras Chile Colômbia Equador EUA Inglaterra Portugal Suécia Investimentos e Resultados 34 Empresas Investimento Privado R$ 309 milhões Faturamento anual projetado 1 bilhão de reais 8 mil ha implantados 11 mil empregos 11 Empresas de outros Estados São Paulo Minas Gerais Santa Catarina R. G. do Norte R. G. do Sul 10 Empresas do CEARÁ Setores Produtivos Frutas Flores Hortaliças Agroindústria Equipamentos

39 RESULTADOS CEARÁ – CRESCIMENTO DA AGRICULTURA IRRIGADA (1999 a 2006)
322 %

40 Eng.Agr.Prof.Dr.Medson Janer da Silva Coordenador NAF/CREATIO
ACÁCIA CONSULTORIA AGRICULTURA FAMILIAR, PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO PELA ATENÇÃO OBRIGADO Eng.Agr.Prof.Dr.Medson Janer da Silva Coordenador NAF/CREATIO


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