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Professor José Alberto MARKETING DE SEGMENTOS. Professor José Alberto MARKETING MARKETING DE SEGMENTOS SEGMENTAÇÃO DO MERCADO IDENTIFICAÇÃO DO MERCADO.

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1 Professor José Alberto MARKETING DE SEGMENTOS

2 Professor José Alberto MARKETING MARKETING DE SEGMENTOS SEGMENTAÇÃO DO MERCADO IDENTIFICAÇÃO DO MERCADO ALVO POSICIONAMENTO NO MERCADO

3 Professor José Alberto MARKETING DE SEGMENTOS SEGMENTAÇÃO DO MERCADO MERCADO CONSUMIDOR FINAL MERCADO INDUSTRIAL MERCADO INTERNACIONAL GEOGRÁFICO DEMOGRÁFICO PSICOGRÁFICO COMPORTAMENTAL DADOS DEMOGRÁFICOS ABORDAGEM COMPRA CARAC. OPERACIONAIS FATORES SITUACIONAIS FATORES CULTURAIS FATORES POLITICOS E LEGAIS FATORES ECONÔMICOS

4 Professor José Alberto MARKETING DE SEGMENTOS MERCADO CONSUMIDOR FINAL GEOGRAFICAS DEMOGRÁFICAS COMPORTAMENTAL PSICOGRÁFICAS

5 Professor José Alberto MERCADO CONSUMIDOR FINAL GEOGRÁFICA DIFERENTES UNIDADES GEOGRÁFICAS - -Países - -Estados - -Municípios - -Cidades e Bairros

6 Professor José Alberto MERCARDO CONSUMIDOR FINAL DEMOGRÁFICA DIVISÃO DO MERCADO EM GRUPOS - -Idade - -Estágio do ciclo de vida - -Sexo - -Renda - -Religião - -Nível de Instrução - -Tamanho da família

7 Professor José Alberto MERCADO CONSUMIDOR FINAL PSICOGRÁFICA BASEADO NA : - -Classe Social - -Estilo de vida - -Características de personalidade

8 Professor José Alberto MERCADO CONSUMIDOR FINAL COMPORTAMENTAL DIVIDE OS COMPRADORES : - -Ocasião - -Benefícios buscados - -Status do usuário - -Taxa de uso - -Grau de lealdade

9 Professor José Alberto MERCADO CONSUMIDOR FINAL - COMPORTAMENTAL SEGMENTAÇÃO POR OCASIÃO SEGMENTAÇÃO POR OCASIÃO - Divide os consumidores por atitudes, usos ou respostas ao produto - Tome coca-cola pela manhã. - A Kodak : velocidade dos filmes, diferentes lentes, debaixo dagua. STATUS DO USUÁRIO STATUS DO USUÁRIO - Não usuários. - Ex-usuários. - Usuários potenciais. - Usuários iniciantes. - Usuários regulares.

10 Professor José Alberto GRAU DE LEALDADE GRAU DE LEALDADE - Leais a marca: -Não mostram nenhuma lealdade. -Absolutamente leais. -Bastante leais. - Leais a loja. - Leais a empresa. TAXA DE USO TAXA DE USO - Usuários Leves. - Usuários médios. - Usuários pesados. MERCADO CONSUMIDOR FINAL - COMPORTAMENTAL

11 Professor José Alberto POR BENEFÍCIO POR BENEFÍCIO - Diferentes benefícios que os consumidores buscam. - Levantamento dos principais benefícios desejado para uma classe de produtos. MERCADO CONSUMIDOR FINAL - COMPORTAMENTAL

12 Professor José Alberto MARKETING DE SEGMENTOS MERCADO INDUSTRIAL DADOS DEMOGRÁFICOS ABORDAGEM DE COMPRA CARACTERISTICAS OPERACIONAIS FATORES SITUACIONAIS E CARACTERISTICAS PESSOAIS

13 Professor José Alberto MERCADO INDUSTRIAL DADOS DEMOGRÁFICOS DIVIDE OS COMPRADORES : - -Indústria - -Tamanho da empresa - -Perspectivas de crescimento

14 Professor José Alberto ABORDAGEM DE COMPRA DIVIDE OS COMPRADORES : - -Compradores programados. - -Compradores de relacionamento. - -Compradores de transação. - -Compradores pechincadores. MERCADO INDUSTRIAL

15 Professor José Alberto MERCADO INDUSTRIAL MERCADO INDUSTRIAL - ABORDAGEM DE COMPRA COMPRADORES PROGRAMADOS COMPRADORES PROGRAMADOS - Não consideram o produto muito importante para as operações. - Compra de rotina. - Pagam preços integrais. - Aceitam serviços abaixo da média. - Segmento muito lucrativo. COMPRADORES DE RELACIONAMENTO COMPRADORES DE RELACIONAMENTO - Consideram os produto moderadamente importantes. - Tem conhecimento das ofertas dos concorrentes. - Compram, desde que o preço seja razoavelmente competitivo. - É o segundo segmento mais lucrativo.

16 Professor José Alberto COMPRADORES DE TRANSAÇÃO COMPRADORES DE TRANSAÇÃO - Consideram os produtos muito importantes para sua operação. - Preocupação com preço e serviços. - Recebem 10% desc. E um serviço acima da média. - Tem conhecimento das ofertas dos concorrentes. - Estão prontos para mudar por um melhor preço. COMPRADORES DE PECHINCHADORES COMPRADORES DE PECHINCHADORES - Consideram os produtos muito importantes e exigem alto desconto e ótimo serviço. - Conhecem os fornecedores alternativos. - Pechincham muito. - Podem mudar de fornecedor a menor insatisfação. - Não são muito lucrativos, mas necessários. MERCADO INDUSTRIAL MERCADO INDUSTRIAL - ABORDAGEM DE COMPRA

17 Professor José Alberto MARKETING DE SEGMENTOS MERCADO INTERNACIONAL FATORES CULTURAIS FATORES POLITICOS E LEGAIS FATORES ECONÔMICOS

18 Professor José Alberto MERCADO INTERNACIONAL FATORES CULTURAIS AGRUPAM OS MERCADOS DE ACORDO: - -Línguas. - -Religiões. - -Valores e atitudes. - -Costumes e padrões de comportamento em comum.

19 Professor José Alberto FATORES POLITICOS E LEGAS AGRUPAM OS MERCADOS DE ACORDO: - -Tipo e estabilidade do governo. - -Receptividade a empresas estrangeiras. - -Regulamentos monetários. - -Quantidade de burocracia. MERCADO INTERNACIONAL

20 Professor José Alberto FATORES ECONÔMICOS AGRUPAM OS MERCADOS DE ACORDO: - -Nível de renda da população. - -Nível global de desenvolvimento econômico. MERCADO INTERNACIONAL


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