A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acessibilidade em aplicações flash. Cronograma Acessibilidade, conceito.Acessibilidade, conceito. Vantagens de um sistema acessível.Vantagens de um sistema.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acessibilidade em aplicações flash. Cronograma Acessibilidade, conceito.Acessibilidade, conceito. Vantagens de um sistema acessível.Vantagens de um sistema."— Transcrição da apresentação:

1 Acessibilidade em aplicações flash

2 Cronograma Acessibilidade, conceito.Acessibilidade, conceito. Vantagens de um sistema acessível.Vantagens de um sistema acessível. Jogos em flash acessíveis.Jogos em flash acessíveis. Utilizando aplicações flash com o jaws para Windows.Utilizando aplicações flash com o jaws para Windows. Utilizando aplicações flash com o virtual vision.Utilizando aplicações flash com o virtual vision. Inserindo teclas de atalho nas principais funcionalidades dos jogos.Inserindo teclas de atalho nas principais funcionalidades dos jogos. Inserindo sons característicos para Identificação nos jogos.Inserindo sons característicos para Identificação nos jogos.

3 Acessibilidade, conceito. Um sistema acessível, é um sistema que pode ser utilizado por pessoas que possuam algum tipo de deficiência, seja ela física, visual, motora, etc. Em outras palavras,Um sistema acessível, é um sistema que pode ser utilizado por pessoas que possuam algum tipo de deficiência, seja ela física, visual, motora, etc. Em outras palavras, Um sistema web acessível, é um sistema pelo qual pessoas com dificuldades de utilização de dispositivos gráficos, tais como o mouse, possam utilizar com toda a autonomia tais aplicativos, utilizando outros dispositivos, como o teclado.Um sistema web acessível, é um sistema pelo qual pessoas com dificuldades de utilização de dispositivos gráficos, tais como o mouse, possam utilizar com toda a autonomia tais aplicativos, utilizando outros dispositivos, como o teclado.

4 Vantagens de um sistema acessível. Uma das vantagens de se obter um sistema acessível, seja ele um sistema web, ou uma aplicação flash é a seguinte: Uma das vantagens de se obter um sistema acessível, seja ele um sistema web, ou uma aplicação flash é a seguinte: Performance. O processo de carregamento do aplicativo é mais leve, pois dispensam-se a utilização de uma infinidade de camadas que, prejudicariam o processamento por parte dos leitores de tela nas aplicações.Performance. O processo de carregamento do aplicativo é mais leve, pois dispensam-se a utilização de uma infinidade de camadas que, prejudicariam o processamento por parte dos leitores de tela nas aplicações. Portabilidade: Uma aplicação flash acessível, pode ser acessada de qualquer tipo de dispositivo.Portabilidade: Uma aplicação flash acessível, pode ser acessada de qualquer tipo de dispositivo.

5 Jogos em flash acessíveis. Um dos desafios pelos quais nossa empresa(Cast informática s.a), enfrentou no início de 2007 foi, desenvolver jogos acessíveis utilizando a tecnologia da Macromedia.Um dos desafios pelos quais nossa empresa(Cast informática s.a), enfrentou no início de 2007 foi, desenvolver jogos acessíveis utilizando a tecnologia da Macromedia. Uma das dificuldades era, como seriam acessibilizadas as animações em flash e, como o Usuário Final portador de deficiência visual utilizaria estas aplicações com um leitor de telas.Uma das dificuldades era, como seriam acessibilizadas as animações em flash e, como o Usuário Final portador de deficiência visual utilizaria estas aplicações com um leitor de telas.

6 Além deste aspecto, deveria ser levado em conta o seguinte:Além deste aspecto, deveria ser levado em conta o seguinte: Qual seria o comportamento da aplicação sem a utilização dos leitores de tela(para não prejudicar os usuários com visão normal), pois nossos clientes não consistiam em apenas em usuários cegos, mas era composto por videntes.Qual seria o comportamento da aplicação sem a utilização dos leitores de tela(para não prejudicar os usuários com visão normal), pois nossos clientes não consistiam em apenas em usuários cegos, mas era composto por videntes. Jogos em flash acessíveis.

7 A solução proposta foi a seguinte: Quando um usuário que utiliza leitores de tela acessar a aplicação flash, algumas camadas de animação serão retiradas, para que o aplicativo esteja acessível. A solução proposta foi a seguinte: Quando um usuário que utiliza leitores de tela acessar a aplicação flash, algumas camadas de animação serão retiradas, para que o aplicativo esteja acessível. Como aplicações flash são aplicações baseadas em movimento, foi necessário congelar o movimento das animações dos jogos e, em jogos que necessitavam de tempo para a sua utilização, o mesmo foi acrescentado, para garantir a sua utilização por usuários que utilizem leitores de tela em diferentes níveis de velocidade.Como aplicações flash são aplicações baseadas em movimento, foi necessário congelar o movimento das animações dos jogos e, em jogos que necessitavam de tempo para a sua utilização, o mesmo foi acrescentado, para garantir a sua utilização por usuários que utilizem leitores de tela em diferentes níveis de velocidade. Jogos em flash acessíveis.

8 A organização da leitura foi feita, utilizando o atributo tabIndex, nos objetos flash. Além disso, foram inseridos descritivos textuais nas animações para que o usuário com deficiência, se localize no aplicativo. Por exemplo, suponhamos que exista na aplicação uma animação que mostra uma pessoa lendo um livro, o descritivo textual estaria assim: Mostra uma pessoa lendo um livro.A organização da leitura foi feita, utilizando o atributo tabIndex, nos objetos flash. Além disso, foram inseridos descritivos textuais nas animações para que o usuário com deficiência, se localize no aplicativo. Por exemplo, suponhamos que exista na aplicação uma animação que mostra uma pessoa lendo um livro, o descritivo textual estaria assim: Mostra uma pessoa lendo um livro. Jogos em flash acessíveis.

9 Utilizando aplicações flash com o Jaws para Windows. Conforme tópico anterior, foi abordado que, o flash possui recurso para reconhecimento de um leitor de telas, quando o mesmo estiver ativado. Neste aspecto, é que foram desenvolvidos os jogos em flash. Cada objeto no flash, é falado pelo jaws como um botão, durante o processo de pressionar a tecla tab. No entanto, apenas objetos que possuem alguma funcionalidade, tais como voltar, avançar, ajuda, jogar dado, é que são ativados ao pressionar a tecla enter. Conforme tópico anterior, foi abordado que, o flash possui recurso para reconhecimento de um leitor de telas, quando o mesmo estiver ativado. Neste aspecto, é que foram desenvolvidos os jogos em flash. Cada objeto no flash, é falado pelo jaws como um botão, durante o processo de pressionar a tecla tab. No entanto, apenas objetos que possuem alguma funcionalidade, tais como voltar, avançar, ajuda, jogar dado, é que são ativados ao pressionar a tecla enter. Foi desenvolvido um objeto denominado topo, para que o usuário possa se localizar nos jogos, ao pressionar tab.Foi desenvolvido um objeto denominado topo, para que o usuário possa se localizar nos jogos, ao pressionar tab.

10 Utilizando aplicações flash com o virtual vision. O fator diferencial neste aspecto é que, o virtual vision, identifica os objetos que estão como botões e, o virtual vision mostra uma mensagem de que o usuário deve pressionar enter para entrar no modo de edição. Este é um comportamento normal do virtual vision, pelo fato de não possuir recursos para acessibilidade em flash. Para ativar um objeto, basta pressionar a tecla enter.O fator diferencial neste aspecto é que, o virtual vision, identifica os objetos que estão como botões e, o virtual vision mostra uma mensagem de que o usuário deve pressionar enter para entrar no modo de edição. Este é um comportamento normal do virtual vision, pelo fato de não possuir recursos para acessibilidade em flash. Para ativar um objeto, basta pressionar a tecla enter.

11 Teclas de atalhos nas aplicações flash. Existem algumas teclas de atalho para aplicações flash, uma delas é a tecla ctrl+tab, que permite ativar a aplicação flash para os leitores de tela, caso o usuário esteja em outra janela. Existem algumas teclas de atalho para aplicações flash, uma delas é a tecla ctrl+tab, que permite ativar a aplicação flash para os leitores de tela, caso o usuário esteja em outra janela.

12 Inserção de sons característicos para a identificação. Uma das vantagens em se utilizar aplicações flash é que, a mesma possui recurso de acessibilidade onde, se pode inserir um som característico para a identificação do usuário. Um dos sons característicos seria por exemplo, o som de jogar um dado, em um jogo de tabuleiro.Uma das vantagens em se utilizar aplicações flash é que, a mesma possui recurso de acessibilidade onde, se pode inserir um som característico para a identificação do usuário. Um dos sons característicos seria por exemplo, o som de jogar um dado, em um jogo de tabuleiro.

13 Jogo: Teste seus conhecimentos

14 FIM


Carregar ppt "Acessibilidade em aplicações flash. Cronograma Acessibilidade, conceito.Acessibilidade, conceito. Vantagens de um sistema acessível.Vantagens de um sistema."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google