A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESTUDO DA HISTÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS SOCIEDADES Por que devemos estudar a História?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESTUDO DA HISTÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS SOCIEDADES Por que devemos estudar a História?"— Transcrição da apresentação:

1 O ESTUDO DA HISTÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS SOCIEDADES Por que devemos estudar a História?

2 É a ciência produzida pelos historiadores que estudam as sociedades através do tempo. O que é História?

3 O culto aos Heróis... Em outras épocas, a História dedicou-se somente à descrição das realizações de heróis, de reis e de homens considerados poderosos e importantes.

4 Os homens, independente de quem sejam ou de onde estão, são sujeitos históricos porque possuem a consciência que entende a importância dada à História. Quem é o sujeito histórico?

5 Tudo é História! De acordo com o poeta Ferreira Gullar, os historiadores não podem desprezar nenhum elemento no que diz respeito ao estudo das sociedades.

6 É considerado o primeiro historiador, sendo, portanto, o Pai da História. Viveu na Grécia Antiga e foi o primeiro a criar o nome História para essa ciência. Heródoto (Século V a. C)

7 Mas, o que são fontes históricas? São os vestígios que os historiadores encontram sobre o passado quando vão pesquisar, analisar e entender a História.

8 Fontes Escritas

9 Fontes não escritas

10 Fonte oral

11 Não! Foi feita para refletir, pensar, entender, analisar, questionar... História foi feita para decorar?

12 O que é Patrimônio Histórico? Pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.

13 Mundialmente, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) é o órgão responsável pela definição de regras e proteção do patrimônio histórico e cultural da humanidade. UNESCO

14 No Brasil, existe o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Este órgão atua, no Brasil, na gestão, proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico no Brasil. IPHAN

15 Tombar não significa destruir... Quando um imóvel é tombado por algum órgão do patrimônio histórico, ele não pode ser demolido, nem mesmo reformado. Pode apenas passar por processo de restauração, seguindo normas específicas, para preservar as características originais da época em que foi construído.

16 É comemorado em 17 de agosto o Dia do Patrimônio Histórico. Portanto, é nosso dever preservar sempre!


Carregar ppt "O ESTUDO DA HISTÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS SOCIEDADES Por que devemos estudar a História?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google