A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CASA NO CAMPO Zé Rodrix e Tavito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CASA NO CAMPO Zé Rodrix e Tavito"— Transcrição da apresentação:

1 CASA NO CAMPO Zé Rodrix e Tavito Eu quero uma casa no campo Onde eu possa compor muitos rocks rurais E tenha somente a certeza Dos amigos do peito e nada mais Eu quero uma casa no campo Onde eu possa ficar no tamanho da paz E tenha somente a certeza Dos limites do corpo e nada mais Eu quero carneiros e cabras pastando solenes No meu jardim Eu quero o silêncio das línguas cansadas Eu quero a esperança de óculos Meu filho de cuca legal Eu quero plantar e colher com a mão A pimenta e o sal Eu quero uma casa no campo Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé Onde eu possa plantar meus amigos Meus discos e livros E nada mais

2 O PRONOME RELATIVO É a subclassificação dos pronomes responsável por estabelecer relações de sentido entre duas orações. Por isso, é um importante elemento coesivo: Possui função anafórica, quer dizer, retoma um elemento (substantivo, pronome ou palavra substantivada) da oração anterior: Ex.: O jogo / que decidirá o campeonato / será no domingo. - Introduz as orações subordinadas adjetivas (às vezes, introduz as substantivas).

3 O PRONOME RELATIVO São pronomes relativos:
que: é uma espécie de coringa, pois pode ser usado em quase todas as situações. No entanto, o uso constante dessa partícula no texto pode produzir um vício de linguagem, um problema, denominado queísmo, que deve ser evitado. Ex.: É muito valiosa a amizade das pessoas / em que confiamos. Obs.: Assim como as conjunções, os pronomes relativos atraem a preposição!

4 O PRONOME RELATIVO São pronomes relativos:
quem: só pode ser utilizado quando retoma um substantivo que nomeia pessoa. Ex.: Desejo / esclarecer / que não foi ela / quem nos prejudicou. Ex.: O jaguar, / a quem alguns povos andinos temiam, / era considerado um deus.

5 O PRONOME RELATIVO São pronomes relativos:
o (s), a (s) qual: só pode ser utilizado quando for necessário evitar uma ambiguidade ou quando a preposição que acompanha o pronome relativo tiver mais de uma sílaba. Ex.: Ele trabalha na maior unidade do grupo empresarial, / a qual produz sofisticados equipamentos eletrônicos. Ex.: As únicas teses / sobre as quais ninguém tem dúvidas / já foram discutidas e rediscutidas.

6 O PRONOME RELATIVO São pronomes relativos:
cujo (s) / cuja (s): só pode ser utilizado quando estabelece uma relação de posse. É empregado entre dois substantivos – quem possui e o que é possuído. Ex.: Serão atendidas as pessoas / cujos nomes constem na lista. Ex.: É um homem / de cujas opiniões só se pode discordar.

7 O PRONOME RELATIVO São pronomes relativos:
onde / aonde: só pode ser utilizado quando retoma um lugar. Ex.: Visitarei a cidade / onde nasci. Ex.: Conheço a cidade / aonde você irá. Obs.: Perceba que o uso de onde / aonde depende do verbo da 2ª oração: quem nasce, nasce em; quem vai, vai a!

8 O PRONOME RELATIVO São pronomes relativos:
quanto: possui função de pronome relativo apenas quando acompanhado das palavras tudo, todo (s), toda (s), tanto (s), tanta (s). Ex.: Ele já comprou tudo / quanto precisará durante a viagem. Ex.: Você fará o exercício tantas vezes / quantas forem necessárias.

9 O PRONOME RELATIVO São pronomes relativos:
Quando e como: são pronomes relativos, mas exercem função adverbial de modo e tempo. Falaremos mais deles quando estudarmos as orações adverbiais.

10 O PRONOME RELATIVO EXEMPLOS DE MAU USO DO PRONOME RELATIVO:
Em meio aos incansáveis bombardeios de imagens que são recebidos diariamente, em grande parte chegam as imagens fictícias, construídas através de livros, novelas, séries, revistas e catálogos, nas quais muitas vezes criam a imagem do que seria uma vida adequada, do parceiro ideal e dos componentes materiais que asseguram a felicidade.

11 O PRONOME RELATIVO EXEMPLOS DE MAU USO DO PRONOME RELATIVO:
Existem situações onde uma pessoa é considerada bonita exteriormente em consequência da sua beleza interior, assim como existe o contrário. Considerando Platão e Aristóteles, que no mundo grego foram os filósofos de maior destaque, pode-se comparar que ambos possuem teorias distintas para estudar uma mesma situação, na qual Platão apoia-se no mundo ideal e Aristóteles no real.

12 O PRONOME RELATIVO EXEMPLOS DE MAU USO DO PRONOME RELATIVO:
Nos tempos modernos os jovens passaram a ter alguém famoso em cujo eles se espelham. Hoje, estamos vivendo uma realidade onde uma informação que lhe foi passada sobre alguém vale mais do que se arriscar a conhecer essa pessoa.

13 O PRONOME RELATIVO DESAFIO: ELIMINE O QUEÍSMO DO PERÍODO ABAIXO:
Em dezembro de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão bombardeou a base americana de Pearl Harbor no oceano pacífico, julgando, sem saber, que o povo americano não teria como reagir, mas o que eles não sabiam é que os EUA possuíam o maior poderio militar da época, que viria a ser mostrado logo depois com o massacre americano contra o Japão, que forçou que o Japão se rendesse.


Carregar ppt "CASA NO CAMPO Zé Rodrix e Tavito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google