A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO 07- A 1ª REPÚBLICA( 1889-1930) 7.1) A REPÚBLICA DA ESPADA(1889-1894) Cinco primeiros anos de República com dois governos militares: a)O Governo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO 07- A 1ª REPÚBLICA( 1889-1930) 7.1) A REPÚBLICA DA ESPADA(1889-1894) Cinco primeiros anos de República com dois governos militares: a)O Governo."— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO 07- A 1ª REPÚBLICA( ) 7.1) A REPÚBLICA DA ESPADA( ) Cinco primeiros anos de República com dois governos militares: a)O Governo do Marechal Deodoro da Fonseca( ) - promulgação da 1ª Constituição(1891) Republicana: *federalismo *sistema presidencialista *separação Estado/Igreja( laicização do Estado) *regime representativo

2 Economia- Política do Encilhamento, especulação e inflação em alta. Obs.:O Marechal Deodoro renunciou em 1891, sendo sucedido pelo vice Marechal Floriano Peixoto b) O Governo do Marechal Floriano Peixoto( )- apelidado Marechal de Ferro por ter enfrentado duas revoltas: Revolta da Armada e Revolução Federalista.

3 7.2) A REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS: consolidação e apogeu( ) - O GOVERNO PRUDENTE DE MORAES( ) -1º Presidente civil e paulista no poder -Ordenou o duro massacre militar sobre o movimento de Canudos(Bahia). -O GOVERNO CAMPOS SALES( ) -2º Paulista na presidência -Articulou o mecanismo político denominado Política dos Governadores que fundamentou o revezamento de paulistas(PRP) e mineiros(PRM) na Presidência POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE

4 -OBS: o coronelismo e a degola no Congresso foram essenciais para o êxito do café com leite. -Economia- Funding-loan(negociação ou moratória da dívida brasileira) -O GOVERNO RODRIGUES ALVES( ) -3º paulista consecutivo no poder -Tratado de Petrópolis com a Bolívia(incorporação do Acre) em Convênio de Taubaté :SP+MG+RJ = política de valorização dos preços do café, sem a aceitação do presidente(1906) -Reurbanização Carioca e Revolta da Vacina( )

5 O GOVERNO AFONSO PENA( ) - 1º mineiro na presidência - Rui Barbosa representa o Brasil em Haia(Águia de Haia) - Faleceu em 1909, gerando uma crise sucessória que dividiu as oligarquias: PRP + PRB(BAHIA) RUI BARBOSA campanha civilista PRM + PRRG(RS) MARECHAL HERMES DA FONSECA. RESULTADO: VITÓRIA DE HERMES DA FONSECA

6 O GOVERNO HERMES DA FONSECA( ) - Política das Salvações - Revolta de Juazeiro(1912) - Revolta da Chibata(1910) OS MOVIMENTOS SOCIAIS, URBANOS E RURAIS NA 1ª REPÚBLICA. MOVIMENTOS RURAIS – Messianismo e Cangaço.

7 As populações humildes e ignorantes do interior, submetidas pelo coronelismo, vítimas do latifúndio e dos currais eleitorais reagiram através de manifestações como: CONTESTADO( ) -Liderança do monge José Maria -PR/SC, área de litígio onde foi construída uma fer- rovia, expulsando centenas de posseiros - duramente reprimi- do com milhares de mortos. CANUDOS( ) -Liderança de Antônio Conselheiro -Interior da Bahia -Comunismo cristão primitivo ameaçando o latifúndio, a Igreja e os coronéis)

8 CANGAÇO( ) - Manifestação de Banditismo Social que espalhou-se pelo nordeste. - Destaque para o bando de Lampião e Maria Bonita. - Ameaçava a estrutura policial e judicial sob controle dos coronéis.

9 MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS: Revolta da Vacina e a reurbanização carioca Manifestação de descontentamento contra o autoritarismo da vacinação obrigatória(Dr Oswaldo Cruz) e a reforma urbana no Rio de Janeiro(DF). Revolta da Chibata Marinheiros e marujos negros liderados por João Cândido tomaram os navios SP e MG, ameaçando bombardear o RJ, protestando contra o racismo e maus-tratos à bordo.

10

11

12 MOVIMENTO OPERÁRIO ANARCO- SINDICALISTA Presença de imigrantes italianos, espanhóis e portugueses junto à incipiente classe operária brasileira, lutando contra a Questão Social e o tratamento de caso de polícia. Manifestações: - greves gerais(1917-SP / 1919-RJ) - sindicato forte e combativo - imprensa operária - manifestações culturais

13 7.3) A CRISE FINAL DA 1ª REPÚBLICA E A REVOLUÇÃO DE 1930( ) A- Fatores: a ascensão de Artur Bernardes( ): governo tenso exercido em estado de sítio. MOVIMENTOS TENENTISTAS : moralização da vida pública e política brasileira: –Revolta dos 18 do Forte de Copacabana –Coluna militar paulista(1924) –A Coluna Prestes (Capitão Luis Carlos Prestes-1924 a 1927)

14

15 Obs.: apesar de não ter derrubado o governo, abalou as estruturas oligárquicas. a ascensão de outros Estados. a exclusão do proletariado e das camadas médias urbanas. a crise de 1929, abalando a economia cafeeira.

16 B-Causa Imediata:. –Washington Luís(SP) recusou a indicação do mineiro Antônio Carlos como sucessor, preferindo outro paulista, Júlio Prestes. REAÇÃO: Antônio Carlos articulou uma chapa de oposição ALIANÇA LIBERAL CANDIDATOS DO GOVERNO - GETÚLIO VARGAS(RS) - JULIO PRESTES(SP) - JOÃO PESSOA(PB) - VITAL SOARES(BA)

17 -resultado: a Aliança foi derrotada(01/03). Meses depois, João Pessoa era assassinado em Recife(26/07) acusando-se Washington Luís como mandante. - façamos a revolução, antes que o povo a faça(ANTÔNIO CARLOS DE ANDRADA).

18 CONCLUSÃO: um movimento civil e militar, saindo da PB, MG e RS, depôs o presidente W.L. Getúlio Vargas foi nomeado chefe do Governo Provisório em 03/11/1930.


Carregar ppt "MÓDULO 07- A 1ª REPÚBLICA( 1889-1930) 7.1) A REPÚBLICA DA ESPADA(1889-1894) Cinco primeiros anos de República com dois governos militares: a)O Governo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google