A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente."— Transcrição da apresentação:

1 O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente ligada a Reforma Protestante. Como resposta a revolução religiosa e cultural que a Reforma empregava, a Igreja Católica inicia a sua reação conhecida como contra-reforma, e a arte passa a ser vista como meio de propagar o catolicismo.

2 Dentre as obras que melhor exemplificam essa preocupação da Igreja Católica podemos citar:
O Juízo Final De Michelangelo, Inaugurador do Barroco na Europa

3 Cristo em Casa de Marta e Maria de Tintoretto

4 Chegada do Barroco no Brasil
O estilo Barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil a partir do século XVIII, perdurando ainda no início do século XIX, nessa época a Europa já havia abandonado esse estilo e voltado-se para o Estilo Clássico. O Barroco brasileiro pode ser dividido em duas linhas:

5 Barroco das regiões enriquecidas com o açúcar e mineração.
Este “estilo’ é mais marcantes nas regiões mais ricas da época, Bahia, Pernambuco, Minas gerais e Rio de Janeiro. Fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Salvador

6 Barroco das regiões onde não havia comércio do açúcar nem mineração:
Destaque paro o Estado de São Paulo. Igreja do Carmo em Itú Sp

7 A Arte Barroca em Ouro Preto
Graças ao ciclo do Ouro, desenvolveu-se em Minas Gerais mais precisamente em Vila Rica atual Ouro Preto, a mais complexa e bela manifestação do Barroco brasileiro. Em Ouro Preto estão algumas das principais obras do Barroco Brasileiro tanto na pintura, quanto na escultura e arquitetura.

8 O principal nome do Barroco Mineiro e consequentemente do brasileiro é Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Igreja de São Francisco de Assis, Exterior e Interior, Ouro Preto

9 Os 12 Profetas Uma das Obras de maior destaque de Aleijadinho na verdade não é somente uma , mas sim 12. Profeta Isaías Localizados no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas do Campo, em Minas Gerais

10 Manuel Costa Ataíde – Pintura do Teto da Igreja de São Francisco de Assis - Ouro Preto


Carregar ppt "O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google