A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica
Prof. Boonen

2 Metodologia Científica – Parte I
O termo Metodologia origina-se da fusão de duas palavras : Do grego methodos (caminho para se chegar a um fim) Do grego logus (estudo , ciência que trata ou estuda) Assim metodologia significa estudo dos métodos

3 Metodologia Científica
Tipos de Conhecimento Vulgar : É chamado conhecimento vulgar aquele que é obtido ao acaso. Conhecimento popular obtido após inúmeras tentativas (senso comum) Científico : Vai além do empírico procurando conhecer além do fenômeno , suas causas e leis – é sistemático e refere-se sempre a fatos da realidade empírica.

4 Metodologia Científica
A Pesquisa Científica Pesquisa será entendida aqui como um trabalho empreendido de forma metodologicamente , quando surge um problema , para o qual se procura a solução adequada de natureza científica.

5 Metodologia Científica
Exemplo de autores que tratam do assunto : CERVO, A. L. Bervian . Metodologia Científica . 3ª.ed. São Paulo : McGraw , 1983. LAKATOS Eva Maria , MARCONI, Marina de Andrade . Métodologia Científica. 2a ed. São Paulo : Atlas, 1991. GIL, Antonio Carlos . Métodos e Técnicas de pesquisa social . 4ª ed. São Paulo : Atlas , 1994.

6 Metodologia Científica
Etapas de um Projeto de Pesquisa Título/ Tema 1- Introdução (Contexto) 2- Problema de Pesquisa 2.1Hipóteses 3- Objetivo Geral 3.1 Objetivo Específico 4- Justificativa (continuação do contexto) 5- Metodologia (geral/ sem particularidades) 6- Fundamentação Teórica (pesquisa Bibliográfica e Documental) 6.1 Tema Geral 6.2 Tema específico 6.3 Unidade Analisada + Pesquisa de Campo 7- Conclusão Anexos

7 Metodologia Científica
O Que deve conter em um projeto ? O que pesquisar ? Por que pesquisar o assunto/tema ? Em que perspectiva pesquisar ? Como pesquisar ? É possível pesquisar ? (local/sujeito/custo)

8 Metodologia Científica
O Problema de Pesquisa Prende-se ao tema proposto e consiste em esclarecer a dificuldade com a qual se defronta e que se pretende resolver por intermédio da pesquisa. Trata-se de explicitar a idéia central trabalho em termos precisos e formais . Não deve ser percebido como dificuldade , mas como uma indagação a respeito de algum aspecto da realidade . Deve vir em forma de pergunta : como acontece ou aconteceu alguma coisa ? Em que medida tal coisa contribui para ....?

9 Metodologia Científica
Formulação do Problema de Pesquisa O que deve conter ? Antecedentes do problema Tendências em Relação ao problema Pontos críticos relacionados com o problema Principais preocupações Explicitação da Proposta de investigação Pergunta da pesquisa (no fim)

10 Metodologia Científica
Hipóteses Possíveis respostas para o problema de pesquisa, sem impor como definitivo – Devem vir em formato de afirmativas

11 Metodologia Científica
Objetivos da Pesquisa É uma decorrência direta do problema de pesquisa e das hipóteses formuladas; Indica o que vai investigar para responder o problema ; o que , em última instância, vem delimitado pelas hipóteses formuladas; Em alguns casos deve-se fazer distinção de objetivos gerais e específicos .

12 Metodologia Científica
Justificativa Deve-se responder por quê é importante pesquisar o que se está pretendendo em outras palavras , que contribuições teóricas e ou práticas , a resposta ao problema formulado pode trazer ? Normalmente inicia-se pelo contexto em que está situado o problema.

13 Metodologia Científica
Metodologia Utilizada Tipos de pesquisa utilizada para buscar a resposta para o problema de pesquisa / para alcançar os objetivos e confirmar ou não as hipóteses. Tipos : Bibliográfica / Documental e de Campo

14 Metodologia Científica
Metodologia Utilizada Pesquisa Bibliográfica : levantamento de dados teóricos/ textos e leituras acerca do tema pesquisado , onde após uma leitura do pesquisador, este constrói textos com base no que leu. Os textos podem ser : Em formato de paráfrases * (dizendo o que um autor disse) Ex.: * (NEVES,2008) / Neves (2008) O próprio pesquisador lê e constrói parágrafos próprios de seu entendimento sem concluir ; ...e ainda pode citar* (literalmente – igual/cópia) parte do texto lido sobre o que o autor disse sobre o assunto desde que cite quem disse , ano e página. Ex.: * (NEVES,2008, p.23) / Neves (2008, p.23)

15 Metodologia Científica
Metodologia Utilizada Pesquisa Documental : levantamento necessário de documentos (folhetos, contratos, balanços, revistas, jornais, s , entrevistas, internet , fotos , figuras) – da unidade pesquisada ou não. * As vezes opta-se por inserir alguns documentos no anexo da pesquisa (entrevistas / questionários/ fotos / declarações )

16 Metodologia Científica
Metodologia Pesquisada Pesquisa de Campo : coleta de dados através de questionários fechados / semiabertos / entrevistas utilizando-se sempre de amostras ou censo . Quantitativa (questionário aplicado por amostragem – fechado ou semi abertos) Qualitativa : entrevistas (gravadas) abertas estruturadas ou semi estruturadas com sujeitos selecionados criteriosamente .

17 Metodologia Científica
Plano de Pesquisa Teórica Divisão dos capítulos e seu conteúdo (em itens e sub itens/ por assunto)


Carregar ppt "Metodologia Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google