A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia do Esporte Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia do Esporte Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte."— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia do Esporte Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte

2 Teorias Sociológicas Clássicas Quando falamos em TEORIAS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS nos referimos, na grande maioria das vezes, aos escritos dos PAIS FUNDADORES da sociologia: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber; Suas teorizações sobre a sociedade são suficientemente abrangentes para incluir a maior parte dos fenômenos sociais, inclusive o esporte.

3 AS TEORIAS SOCIOLÓGICAS Teorias de GRANDE PORTE Refutação? e Comprovação? TEORIAS SOCIOLÓGICAS FuncionalistaConflitoInteracionistasUtilitaristas HOLISMO METODOLÓGICO X INDIVIDUALISMO METODOLÓGICO

4 TEORIAS FUNCIONALISTAS Herbert Spencer e Émile Durkheim Sociedade como um sistema Sistema formado por partes Funções específicas de cada parte Educação, Família, Esporte são vistos como subsistemas com funções específicas Comparação com sistemas vivos

5 ANALOGIA ORGANISMO/SOCIEDADE HARMONIA/HOMEOSTASE

6 TEORIAS DO CONFLITO Karl Marx e Max Weber A desigualdade, a assimetria, as tensões entre indivíduos e grupos como motores centrais da sociedade A condição heterotrófica do homem O fato básico da existência humana A luta frente à natureza e associação com outros homens

7

8

9 TEORIAS INTERACIONISTAS Interações entre indivíduos Microssociologia Interpretação de sinais, gestos, símbolos na interação entre os indivíduos Vida social feita de redes de status e papéis que moldam experiências e comportamentos

10

11 TEORIAS UTILITARISTAS Os homens são racionais até o ponto em que eles buscam objetivos e finalidades individuais Auto-interesse individual Pensamento racional e individual como base para as tomadas de decisão Relação entre custos e benefícios Teoria da Troca Teoria da Troca

12

13

14 HOLISMO OU INDIVIDUALISMO? Sistemas sociais não podem existir sem indivíduos, porém, temos que considerar também que os indivíduos existem apenas em relação a um ou outro sistema social. RECENTES PROPOSTAS TEÓRICAS George Simmel, Pierre Bourdieu, Norbert Elias, Antony Giddens etc

15 Sociologia Marxiana Karl Marx (1818 – 1883) Estado, Esporte, Cultura como expressão da classe hegemônica Idolatria esportiva Tese da Alienação Como o esporte responde a esses parâmetros teóricos?

16 Sociologia Funcionalista Émile Durkheim (1858 – 1917) A noção de organismo social Homeostase, equilíbrio Funções biológicas, sociais A função da Educação Como o esporte responde a esses parâmetros teóricos?

17 Tese da alienação Faz com que os homens se submetam a forças DIVINAS, as quais, embora CRIADAS POR ELES PRÓPRIOS, são percebidas como autônomas e superiores. O termo ALIENAÇÃO é a tradução mais divulgada das expressões em alemão empregadas por Marx para expressar a idéia de tornar-se estranho a si mesmo, não reconhecer-se em suas obras, desprender-se, distanciar-se, perder o controle. O termo ALIENAÇÃO é a tradução mais divulgada das expressões em alemão empregadas por Marx para expressar a idéia de tornar-se estranho a si mesmo, não reconhecer-se em suas obras, desprender-se, distanciar-se, perder o controle.

18 Sociologia Weberiana Max Weber (1864 – 1918) RacionalizaçãoDesencantamentoDesmagificação O predomínio de lógicas materiais que se descolam das necessidades reais dos homens na organização da vida coletiva. Como o Esporte responde a esses parâmetros teóricos?

19 Porque Marx, Durkheim e Weber? Na análise sociológica da Cultura, da Educação, da Educação Física e do Esporte, as obras desses autores são fundamentais em termos do pensamento social. A amplitude do fenômeno esportivo necessita também de explicações do seu caráter sociológico mais geral e não apenas específico.

20 EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE Área de conhecimento e intervenção que lida, sobretudo, com o movimento humano consciente, mediante análises e referenciais científicos, filosóficos e político-pedagógicos.

21 EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE Considerando então, a Educação Física e o Esporte como componentes sócio- histórico e cultural, ela pode e deve ser pensada sociologicamente, pois também se relaciona com aspectos da vida social humana.

22 EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE A partir de tal reflexão, não é possível desvincular a Educação Física e o Esporte de uma visão sociológica, pois eles também fazem parte da vida social e, como tal, são carregados de significados que precisamos compreender.


Carregar ppt "Sociologia do Esporte Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google