A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caso 02: Angina / Infarto do Miocárdio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caso 02: Angina / Infarto do Miocárdio"— Transcrição da apresentação:

1 Caso 02: Angina / Infarto do Miocárdio

2 Caso 2 Um homem de 55 anos foi encaminhado ao ambulatório de cardiologia de um hospital local por seu clínico geral. Ele fora submetido à cirurgia de revascularização do miocárdio em 1992 com bons resultados, mas houve recidiva da dor anginosa ao longo do último ano. Inicialmente a dor surgia apenas ao maior esforço e, às vezes, em repouso.

3 Como fatores de risco cardiovascular (CV), o paciente apresenta diabetes há dois nos, dislipidemia, hipertensão arterial (HA) de longo prazo mal controlada e história familiar de doença coronariana prematura, tendo seu irmão morrido de infarto do miocárdio aos 55 anos de idade. Ao ser perguntado diretamente, revelou ingerir dieta rica em sal e gordura.

4 No momento estava em uso de aspirina 300mg uma vez ao dia, atenolol 25mg uma vez ao dia, fibrato, doxazosina MR 4mg uma vez ao dia, nitrato em aerossol SOS, hidroclortiazida 25mg uma vez ao dia e metformina 500mg duas vezes ao dia.

5 Exame Físico Ao exame físico, o paciente mostra-se obeso, pesando 119kg, com IMC de 38kg/m2 , ausência de turgência jugular. FC = 64 bpm; PA= 180/96 mmHg Ausculta cardíaca normal. Pulmões limpos. Presença de pulsos periféricos. Exame abdominal sem características dignas de nota.

6 Definição de Angina DOR OU DESCONFORTO CAUSADA PELO DESEQUILÍBRIO ENTRE O SUPRIMENTO DE OXIGÊNIO E A DEMANDA MIOCÁRDICA

7 Classificações Angina estável: Angina Instável
Sintomas não se modificaram recentemente; Desencadeada por esforços maiores que os habituais; Aliviada pelo repouso e com uso de nitroglicerina Angina Instável Progressão em freqüência, intensidade ou duração dos sintomas; Limiar baixo para início da dor, podendo acontecer no repouso.

8 Caso 02: Homem, 55 anos Diagnóstico: Angina estável Angina instável.
1 mês

9 Fisiopatologia

10 Fatores de Risco Tabagismo Hipertensão arterial HDL menor 40 mg/dL
Diabetes Mellitus Idade > 45 anos História familiar Obesidade Sexo

11 Fatores de Risco Homocisteína Lipoproteína (a)
Marcadores inflamatórios (Proteína C Reativa) Função fibrinolítica Infecção (Clamydia pneumoniae, citomegalovírus)

12 Diagnósticos Complementares
Obesidade Grau II (IMC de 35,0 a 39,9kg/m2) Diabetes Mellitus há 02 anos Dislipidemia Hipertensão arterial de difícil controle Dieta incorreta (alto consumo de sal e gordura)

13 Diagnósticos Diferenciais
Doenças que demanda de O2 para o miocárdio: Cardiomiopatia hipertrófica; Hipertensão descontrolada; Intoxicação por cocaína;

14 Diagnósticos Diferenciais
Causas obstrutivas: Embolismo coronariano; Dissecção de artéria coronária; Arterites (LES/ Poliarterite nodosa/ Sífilis); Proliferação da íntima (terapia de radiação) Trombose sem placa adjacente (hipercoagulabilidade / policitemia)

15 Diagnósticos Diferenciais
Causas não cardíacas: Tireotoxicose; Pneumotórax; Anemia.


Carregar ppt "Caso 02: Angina / Infarto do Miocárdio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google