A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento 6.Intercessão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento 6.Intercessão"— Transcrição da apresentação:

1 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento 6.Intercessão
Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento 6.Intercessão 3.Adoração 1.Serviço Social 4. Ensino 7.Mordomia Liderança Décimo domingo 04.Set.2011 Pastoral

2 O ministério da mordomia
Estudo 10 “Cristo vive em mim” O ministério da mordomia Textos bíblicos: Gênesis 4.1-4 Gênesis 1Crônicas Lucas Lucas Atos ; 1Tessalonicenses Texto áureo: 1Ts 4.9: ”Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois intruídos por Deus a vos amardes uns aos outros”

3 Deus é o Criador de tudo o que existe;
Introdução (I) A doutrina da mordomia cristã está baseada em dois princípios bíblicos: Deus é o Criador de tudo o que existe; O ser humano é o despenseiro de tudo aquilo que o Senhor colocou à sua mão. Em razão disto o ser humano deve dar ao Senhor a primazia sobre a sua vida como um todo. Isto é exercer a mordomia. Ela diz respeito a tudo que nos rodeia: A vida, o corpo, o tempo, os projetos pessoais, o uso dos bens materiais e até mesmo os relacionamentos pessoais.”

4 Introdução (II) Mordomia, significa etmologicamente do latim: Mor (o maior); Domus (a casa). Seria então no conceito antigo o “dono da casa”. Ou seja, em geral era um servo, um escravo, mas como mandava na casa, pois o chefe assim o queria, ele era visto como “o maior da casa”. O mordomo cristão reconhece que tudo o que possui vem de Deus. Assim sendo, ele vai procurar cuidar de sua vida de forma a poder reverter a ele o melhor daquilo que ele lhe deu. Quando o crente exerce qualquer um dos ministérios que temos estudado ele está, sem dúvida, sendo um bom mordomo do dom ou talento que o Senhor lhe deu.

5 Introdução (III) No sentido secular, mordomo é aquele que cuida ou zela por algum bem de um terceiro. É sua função preservar o patrimônio do seu patrão e não usufruir dele. Infelizmente, esta foi a visão que o mundo moderno passou a dar ao exercício da mordomia por alguém. Ou seja, alguém que se aproveita do cargo que exerce desfrutando das benesses que ele lhe oferece sem uma contrapartida de trabalho que o justifique. Na Palavra de Deus nós temos os exemplos de bons mordomos nas figuras de Eliézer e de José.

6 Assim, o Ministério da Mordomia se efetiva na igreja.
Introdução (IV) A igreja cristã apropriou-se da expressão para conferir a ela o sentido bíblico do bom cristão: aquele que honra o seu senhor, cuidando do que lhe pertence em tudo que lhe diz repeito direta ou indiretamente: Primeiro cuidando de seu corpo como templo do Espírito Segundo, zelando pelo tempo que o Senhor lhe dá; Terceiro, retribuindo a Deus com seu dízimo e ofertas; 3. Procurando honrá-lo em seus relacionamentos; 4. Dedicando a ele os dons e talentos que possui; 5. Servindo-o com uma ação positiva na igreja; 6. Ajudando de alguma forma àqueles que sofrem; 7. Conservando a natureza que ele nos deu. Assim, o Ministério da Mordomia se efetiva na igreja.

7 Introdução (V) Os textos que estaremos lendo
nos vão mostrar como o exercício mordomia cristá já se dava nos tempos bíblicos, começando mesmo no AT, e se estendendo por todo o NT. 1. Em Gênesis Caim e Abel o demonstram; 2. Em Gênesis , Abraão pratica a mordomia; 3. Em 1Crônicas , o rei Davi dá o exemplo; 4. Em Lucas , Cristo ensina sobre mordomia; 5. Em Lucas , Cristo mostra o que é mordomia; 6. Em Atos , a igreja primitiva a praticava; 7. Em 1Ts , lemos de uma igreja que vivia a a mordomia cristã em seu dia-a-dia; Será que nós a vivemos hoje?

8 sobre o exercício do ministério
Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos nela contidos sobre o exercício do ministério da mordomia: Nos textos mais longos, vamos fazer o destaque de alguns versículos mais diretamente voltados para o tema da lição.

9 Caim e Abel não foram cobrados por Deus para oferecerem suas ofertas
Caim e Abel não foram cobrados por Deus para oferecerem suas ofertas. Este sentimento lhes surgiu naturalmente: “1. Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão. 2. Tornou a dar à luz a um filho – a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. 3. Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4. Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. !” Ministério Cristão 1) Logo no início da criação a vemos: Gênesis 4.1-4

10 Ministério Cristão 2) Abraão também espontaneamente o faz Gênesis Abraão sente-se também atraído para cultuar o Senhor com numa oferta voluntária: 18. Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo; 19. e abençoou a Abrão, dizendo: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra! 20. E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

11 3) O rei Davi dá um exemplo de mordomia
Para a construção do templo que Deus não lhe permitiu construir Davi nos dá um belo exemplo: 3. Além disso, porque pus o meu afeto na casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho, eu o dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário: 4. três mil talentos de ouro, do ouro de Ofir, e sete mil talentos de prata refinada, para cobrir as paredes das casas; 5. ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, para toda a obra a ser feita por mão de artífices. Quem, pois, está disposto a fazer oferta voluntária, consagrando-se hoje ao Senhor? Ministério Cristão 3) O rei Davi dá um exemplo de mordomia 1Crônicas

12 21. Estes, pois, o interrogaram, dizendo: Mestre, sabemos que falas e
Interrogado pelos adversários Cristo nos dá uma aula sobre o que é mordomia: 21. Estes, pois, o interrogaram, dizendo: Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas segundo a verdade o caminho de Deus; 22. é-nos lícito dar tributo a César, ou não? 23. Mas Jesus, percebendo a astúcia deles, disse-lhes: 24. Mostrai-me um denário. De quem é a imagem e a inscrição que ele tem? Responderam: De César. 25. Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” Ministério Cristão 4. Cristo nos dá uma lição sobre mordomia Lucas

13 Ministério Cristão Cristo nos aponta em exemplo sublime de mordomia:
5) Cristo mostra um exemplo de mordomia Lucas Cristo nos aponta em exemplo sublime de mordomia: 1. Jesus, levantando os olhos, viu os ricos deitarem as suas ofertas no cofre; 2. viu também uma pobre viúva lançar ali dois leptos; 3. e disse: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos; 4. porque todos aqueles deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha para o seu sustento.

14 Ministério Cristão A igreja primitiva vivia:
6) A igreja primitiva praticava mordomia: At A igreja primitiva vivia: 32. Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. 33. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. 34. Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço o que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. 35. E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade.

15 Uma igreja liberal: “9. Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois instruídos por Deus a vos amardes uns aos outros; 10. porque certamente já o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, irmãos, a que ainda nisto abundeis cada vez mais, 11. e procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo mandamos, 12. a fim de que andeis dignamente para com os que estão de fora, e não tenhais necessidade de coisa alguma. Ministério Cristão 7) A igreja em Tessalônica vivia a mordomia 1Ts

16 Conclusão 1.Você se considera um bom mordomo?
2. Em que áreas de sua vida você deve melhorar? 3. Você contribui para sua igreja? 4. Com o que?... Seu talento?... Seu dízimo?... Seu dom?... Seu tempo?... 5. Você exerce algum trabalho voluntário em favor da igreja?


Carregar ppt "O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento 6.Intercessão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google