A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA MINI: uma nova ferramenta clínica para o campo da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé Centro de Formação Permanente Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA MINI: uma nova ferramenta clínica para o campo da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé Centro de Formação Permanente Prof."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA MINI: uma nova ferramenta clínica para o campo da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé Centro de Formação Permanente Prof. João Ferreira PET Saúde – Saúde Mental/Crack, Álcool e Outras Drogas JIC/COBEM - data - local

2 Roteiro 1.Cenário e Objeto 2.Introdução 3.A entrevista MINI 4.Justificativa 5.Objetivos 6.A equipe 7.Metodologia 8.Resultados

3 Cenário e Objeto Objeto: as narrativas de adoecimento na clínica “AD” (?) Cenário: – Fundo Teórico: Kleinman (ano) – (Experiência; narrativa) Greenhalgh (ano) – (Medicina Baseada em Narrativas) Stewart (ano) – (Método Clínico Centrado na Pessoa) – Dispositivos que organizam a clínica AD A importância da organização territorial (Thornicroft) (?) CAPS no Brasil e em Macaé – articulação da rede (?) – O ensino em saúde hoje a importância de entender a doença e a experiência do adoecomento (referência? Moira Stewart?)

4 Introdução A Pesquisa MINI é: o componente “investigação” do PET-SM; anda junto com o componente “intervenção”;

5 O MINI Como a ferramenta foi concebida? Por quem? Qual sua estrutura? Seu referencial teórico? (Groleau, 2006) Pensei em apresentarmos qual o objetivo de cada parte da entrevista e destacar perguntas centrais. Mas acho que depois de estudarmos o artigo da Danielle Groleau e apresentação.ppt da professora, teremos mais condições de finalizar esta parte.

6 Justificativa Acessar a experiência de usuários dos serviços comunitários em AD(?) Testar novas ferramentas para o ensino em saúde (?) Enfrentar a questão da baixa adesão dos pacientes em SM/AD (?) (...)

7 A Equipe Apresentar componentes Coordenadora: Erotildes Leal. Preceptoras: Camila, Raquel e Karla. Alunos Bolsistas: x, y, z... Assistente: Carla Guedes. Alunos Voluntários: x, y... Colaboradores: Núria, Fátima Lima... Explicar como se construiu a lógica da tutoria (cada preceptora representando um elo com um dispositivo da rede), a interdisciplinaridade (alunos de Enfermagem e Medicina) (...)

8 Objetivos Principal: Específicos: (Buscar no resumo enviado e texto do projeto PET.)

9 Metodologia – Embasamento teórico e técnico Reuniões semanais Revisão bibliográfica Discussões teóricas Palestras de colaboradores Videoconferências – Campo Etapa 1: Capacitação dos alunos para o uso do MINI Estudo do artigo “nome do artigo” da Daniele Groleau Postagens nos blog sobre o que os alunos pensaram depois de ler a entrevista Debate sobre o MINI no Centro de Formação Joao Ferreira Treinamento Aplicação piloto (se der tempo, fará parte do que já foi feito, caso contrário fará parte do que ainda vamos fazer) Etapa 2: Aplicação nos pacientes Levantamentos dos pacientes evadidos do CAPS Seleção e distribuição dos pacientes pelo grupo de 12 alunos integrantes do projeto Acompanhamanto dos pacientes e posterior aplicação da entrevista individual (MINI) – Validação da entrevista para público AD Perspectiva dos entrevistadores durante um grupo focal Validação da ferramenta para o público de pacientes que fazem uso nocivo de álcool e outras drogas

10 Resultados O que já fizemos? – Avaliação dos textos no blog com as impresões sobre a entrevista; resultados do treinamento; visão geral dos dados estatísticos do levantamento (pegar com grupo do Projeto Perfil dos Usuários CAPS AD – Charles e cia.) Aonde pretendemos chegar? – Resumo e projeto devem ajudar


Carregar ppt "PESQUISA MINI: uma nova ferramenta clínica para o campo da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé Centro de Formação Permanente Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google