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OS FILHOS DA TERRA: OS ÍNDIOS DO BRASIL PROFESSOR ODAIR DE SOUZA.

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Apresentação em tema: "OS FILHOS DA TERRA: OS ÍNDIOS DO BRASIL PROFESSOR ODAIR DE SOUZA."— Transcrição da apresentação:

1 OS FILHOS DA TERRA: OS ÍNDIOS DO BRASIL PROFESSOR ODAIR DE SOUZA

2 - RESUMO DO TEXTO: ÍNDIOS OS FILHOS DA TERRA - As terras americanas e brasileiras eram consideradas pelos europeus o paraíso perdido. - O paraíso perdido sofreu exterminações e escravizações de muitos de seus ameríndios; - - Destruição sistemática das florestas; - - Uma dramática história da colonização

3 BIOMAS DO BRASIL

4 DESMATAMENTO EM SÃO PAULO

5 DESMATAMENTO EM SÃO PAULO EM 1907

6 DESMATAMENTO EM SÃO PAULO 1920

7 DESMATAMENTO EM SÃO PAULO 1973

8 DESMATAMENTO EM SÃO PAULO 2000

9 OS ÍNDIOS: OS SUJEITOS DE SUA HISTÓRIA Quando da chegada dos europeus à América: população estimada entre 80 à milhões de habitantes; América do Sul: em torno de 30 milhões América do Sul: em torno de 30 milhões Brasil: em torno de 3 à 6 milhões Brasil: em torno de 3 à 6 milhões 1500 grupos étnicos 1500 grupos étnicos Quatro grandes famílias lingüísticas: Tupi-guarani (populações litorâneas) Macro-Jê ( cerrados do Interior) Aruaques e Caribes ( Amazônia) – Outros Quatro grandes famílias lingüísticas: Tupi-guarani (populações litorâneas) Macro-Jê ( cerrados do Interior) Aruaques e Caribes ( Amazônia) – Outros ( tucanos e Ianomâmis) Desse total restam apenas 300 mil índios, constituídos de 300 etnias e 170 línguas diferentes Desse total restam apenas 300 mil índios, constituídos de 300 etnias e 170 línguas diferentes

10 HIPÓTESES DO POVOAMENTO Estreito de Bering – 40 mil à 100 mil anos atrás Estreito de Bering – 40 mil à 100 mil anos atrás O desenvolvimento dessas sociedades não seguiu os mesmos padrões em todas épocas e lugares O desenvolvimento dessas sociedades não seguiu os mesmos padrões em todas épocas e lugares O PASSADO DE NOSSOS ÍNDIOS As pesquisas atuais ampliaram nossos conhecimentos e permitiram corrigir erros e preconceitos sobre essas populações chamadas por muito tempo de: As pesquisas atuais ampliaram nossos conhecimentos e permitiram corrigir erros e preconceitos sobre essas populações chamadas por muito tempo de: - Primitivas - Paradas no tempo - Incapazes de Fazer História

11 A palavra Índio não representa uma realidade única, geral, uniforme A palavra Índio não representa uma realidade única, geral, uniforme Existe uma pluralidade de formas e organizações sociais indígenas Existe uma pluralidade de formas e organizações sociais indígenas A história do povo brasileiro não começou com a chegada dos portugueses A história do povo brasileiro não começou com a chegada dos portugueses Uma das dificuldades para a compreensão da História dos povos indígenas é a ausência de fontes escritas Uma das dificuldades para a compreensão da História dos povos indígenas é a ausência de fontes escritas As fontes escritas que existem trazem a visão do colonizador; As fontes escritas que existem trazem a visão do colonizador; Outras fontes: oral, arqueológica e etnográfica Outras fontes: oral, arqueológica e etnográfica

12 A DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL PRÉ- COLONIAL o Três grandes períodos da História Pré-colonial: - Paleoíndio; - Arcaico - Formativo OUTROS PROCESSOS: Lagoa Santa ( Minas Gerais) São Raimundo Nonato ( Piauí) São Raimundo Nonato ( Piauí) Santarém ( Pará) Santarém ( Pará)

13 PESQUISAS A agricultura é muita antiga entre os índios brasileiros O milho e a mandioca é cultivada há mais de 4 mil anos O milho e a mandioca é cultivada há mais de 4 mil anos A cerâmica é um bom indício do desenvolvimento das características da cultura material das populações pré-coloniais A cerâmica é um bom indício do desenvolvimento das características da cultura material das populações pré-coloniais Populações ceramistas em Sambaquis do litoral paraense de até 4 mil anos. Populações ceramistas em Sambaquis do litoral paraense de até 4 mil anos.

14 OS NATIVOS SOB O OLHAR EUROPEU Os índios brasileiros já praticavam a agricultura da mandioca, milho, abóbora, feijão, batata-doce, amendoim, etc. Tecnologicamente, poucos recursos: praticavam uma agricultura rudimentar – praticavam a queimada e o plantio manual O consumo da proteínas vinha da pesca e da caça – não conheciam cavalos, porcos e vacas Visão dos europeus: de encantamento e estranheza.

15 ENCANTAMENTO Carta de Pero Vaz de Caminha: Carta de Pero Vaz de Caminha: Terra firme e graciosa Terra firme e graciosa Clima fresco e rios de muitas águas Clima fresco e rios de muitas águas Índios – carapuças de penas e estranhas pinturas que cobrem seus corpos nus Índios – carapuças de penas e estranhas pinturas que cobrem seus corpos nus Ideal: conduzir a fé cristã. Ideal: conduzir a fé cristã. MICHEL DE MONTAIGNE: Índios: modelo de vida e despojada e a servir de exemplo aos civilizados europeus. Índios: modelo de vida e despojada e a servir de exemplo aos civilizados europeus.

16 ESTRANHAMENTO Padre Manoel da Nóbrega: Dados a poligamia, canibalismo, idolatria e outros vícios; Dados a poligamia, canibalismo, idolatria e outros vícios; Indolência: preguiçosos – preferem a caça e a pesca à ouvir a pregação Indolência: preguiçosos – preferem a caça e a pesca à ouvir a pregação Os mais ferozes: Os mais ferozes: Carniceiros, traiçoeiros, de fala rude, bárbara, Carniceiros, traiçoeiros, de fala rude, bárbara, Deveriam ser convertidos à fé cristã, catequizados, Deveriam ser convertidos à fé cristã, catequizados, Povos sem rei, sem lei, sem razão. Povos sem rei, sem lei, sem razão.

17 Os portugueses e franceses estabeleceram diferentes tipos de contratos e conveniências com os povos nativos - Os portugueses e franceses estabeleceram diferentes tipos de contratos e conveniências com os povos nativos A AÇÃO DOS ESPANHÓIS: A AÇÃO DOS ESPANHÓIS: Caráter diabólico a muitos dos rituais indígenas e acusarem os indígenas de agentes dos demônios e inimigos da cristandade Caráter diabólico a muitos dos rituais indígenas e acusarem os indígenas de agentes dos demônios e inimigos da cristandade Sentimento de superioridade dos europeus sobre os indígenas considerados atrasados ou primitivos Sentimento de superioridade dos europeus sobre os indígenas considerados atrasados ou primitivos

18 OS AMERÍNDIOS DIANTE DA CONQUISTA Os conquistadores europeus trataram logo de explorar as populações nativas, superando as vagas impressões iniciais, positivas ou negativas Cada metrópole buscou desde cedo usar em seu benefício tanto a capacidade de trabalho dos ameríndios quanto as próprias rivalidade entre os povos para explorar riquezas ou para enfrentar os grupos mais arredios ou hostis Cada metrópole buscou desde cedo usar em seu benefício tanto a capacidade de trabalho dos ameríndios quanto as próprias rivalidade entre os povos para explorar riquezas ou para enfrentar os grupos mais arredios ou hostis

19 O Estado Português teve a preocupação de submeter a população nativa ao esforço da defesa e exploração dos seus domínios no continente americano. O Estado Português teve a preocupação de submeter a população nativa ao esforço da defesa e exploração dos seus domínios no continente americano. Os indígenas foram tratados como parceiros comerciais no escambo do pau-brasil ao longo da costa Os indígenas foram tratados como parceiros comerciais no escambo do pau-brasil ao longo da costa Quando a colonização ganhou força, a partir de meados do século XVI, as tentavas de convívio deram lugar as tensões e conflitos entre os conquistadores e os indígenas. Quando a colonização ganhou força, a partir de meados do século XVI, as tentavas de convívio deram lugar as tensões e conflitos entre os conquistadores e os indígenas.

20 PARA O ESTADO PORTUGUÊS Garantir o bom relacionamento com os indígenas de modo a garantir a sua participação na atividade produtiva e na defesa do território contra os concorrentes estrangeiros Garantir o bom relacionamento com os indígenas de modo a garantir a sua participação na atividade produtiva e na defesa do território contra os concorrentes estrangeiros PARA OS COLONOS: PROPRIETÁRIOS DE TERRAS: A prioridade era encontrar mão-de-obra barata; A prioridade era encontrar mão-de-obra barata; Guerra Justas. Guerra Justas.

21 APÓS A LIBERDADE, A ESCRAVIDÃO APÓS A LIBERDADE, A ESCRAVIDÃO: Com a colonização, os nativos tinham duas opções: - ou submeter-se - ou submeter-se - ou resistir - ou resistir - No plano social e político: aderir a uma sociedade não igualitária, hierarquizada e utilitarista; - No plano cultural: abandonar as tradições,crenças e tradições seculares pelos costumes, valores e doutrinas do mundo cristão.

22 APÓS A LIBERDADE, A ESCRAVIDÃO APÓS A LIBERDADE, A ESCRAVIDÃO: - Já antes de 1530, episódios de escravização explícita e tráfico de indígenas - Fim da Escravidão: como solução econômica principal fracassou e como solução econômica secundária: praticada em toda a colônia. Referência Bibliográfica: TEIXEIRA, Francisco M.P. BRASIL: HISTÓRIA E SOCIEDADE. São Paulo: Ática, Referência Bibliográfica: TEIXEIRA, Francisco M.P. BRASIL: HISTÓRIA E SOCIEDADE. São Paulo: Ática, 2000.


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