A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 609 a 597 a.C) Estudo 05.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 609 a 597 a.C) Estudo 05."— Transcrição da apresentação:

1 Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 609 a 597 a.C) Estudo 05

2 Neste domingo passamos ao livro do terceiro profeta dos chamados menores nesta nossa segunda etapa. Depois de termos visto o livro de Miquéias e Naum, fazemos hoje o estudo do profeta Habacuque com seus 3 capítulos.

3 Pouco sabemos da pessoa deste profeta, nem o seu lugar de nasci­mento, nem a sua famí­lia, nem sequer o período em que viveu. Esta falta de dados não impede ver no livro de Habacuc alguém profundamente enraizado na História do seu tempo e em toda a problemática da ação de Deus na História.

4 A menção aos caldeus, aquele povo feroz e impetuoso / que se es­palha pela superfície da terra / para se apoderar de habitações que não são suas (1,6), leva-nos a colocar a profecia de Habacuque na época em que os babi­lônios começaram a dominar todas as regiões do Próximo Oriente Antigo (final do séc. VII a.C.) e impuseram o seu jugo sobre Judá. Assim, Habacuque situar-se-ia nos tempos do rei Joaquim ( a.C.) ou no período a seguir a 597, data da primeira deportação para a Babilônia.

5 A divisão do livro pode ser feita da seguintes forma: 1. Diálogo entre o profeta e Deus formado por duas queixas do profeta: e e duas respostas de Deus: e 2.1-4). 2. Maldições contra o opressor (2.5-20) 3. Um salmo (3.1-19) que celebra o triunfo defi­nitivo de Deus na Natu­reza e na História..

6 É este profeta de origem tão enigmática que vai ter a coragem de argüir ao Senhor Deus de Israel com duas queixas mui profundas. O seu valor pode ser medido pelas respostas que o Senhor lhe dá. Ou seja, ele foi ouvido por Deus! E o mais significativo é que mesmo não tendo obtido a resposta que desejava, ele continua confiando no Senhor a ponto de exaltá-lo num salmo de louvor.

7 O que Habacuque nos ensina é de sumo valor para os nossos dias: Ele fez as suas perguntas... Apresentou suas queixas... Procurou ouvir a resposta de Deus... E, diante da dúvida sobre o atendimento ou não às suas petições, deixou com o Senhor a sua súplica e confiando na soberania do Deus Altíssimo, deixou com ele o seu problema e passou a louvá-lo com um cântico de fé e vitória. Egito Judá Israel

8 A resposta do Senhor a Habacuque se transforma no primeiro out-door de que se tem notícia na História. O Senhor queria que o seu povo, mesmo que passasse correndo, tomasse conhecimento de sua resposta. Escreve a visão, e torna-se bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.

9 Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar a leitura do texto que nos inspirará grandemente:

10 Texto bíblico Habacuque 1 a 3 Texto áureo Habacuque 3.17,18 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides, ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. Estudo 05 Eu me alegrarei no Senhor

11 1.Diálogo entre o profeta e Deus formado por duas queixas do profeta: e e duas respostas de Deus: 1,5-11 e 2,1-4).

12 A primeira pergunta: Habacuque As vozes femininas lerão a primeira pergunta conforme abaixo: 2. Até quando, clamarei eu, e tu não escutarás? Ou gritarei a ti: Violência! E não salvarás? 3. Por que razão me fazes ver a iniqüidade, e a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há também contendas e o litígio é suscitado. 4. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, de sorte que a justiça é pervertida.

13 Primeira resposta: Habacuque As vozes masculinas lerão a primeira resposta: 5. Vede entre as nações, e olhai; maravilhai-vos e admirai-vos; porque realizo em vossos dias uma obra, que vós não acreditareis, quando vos for contada. 6. Pois eis que suscito os caldeus, essa nação feroz e impetuosa Ela é terrível e espantosa Os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos...os seus cavaleiros espalham-se por toda a parte; sim, os seus cavaleiros vêm de longe Eles todos vêm com violência; a sua vanguarda irrompe como o vento oriental Escarnecem dos reis, e dos príncipes fazem zombaria Então passam impetuosamente, como um vento, e seguem, mas eles são culpados, esses cujo próprio poder é o seu deus.

14 12.Não és tu desde a eternidade, ó Senhor, meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos.Ó Senhor, para juízo puzeste este povo Tu que és tão puro de olhos que não podes ver o mal, e que não podes contemplar a perversidade... e te calas enquanto o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele? 14. E farias os homens como os peixes do mar Ele a todos levanta com o anzol... por isso ele se alegra e se regozija. 16. Por isso sacrifica à sua rede, e queima incenso à sua varredoura; porque por elas enriquece a sua porção, e é abundante a sua comida. 17. Porventura por isso continuará esvaziando a sua rede e matando sem piedade os povos? A segunda pergunta: Habacuque (As vozes femininas lerão a segunda pergunta)

15 A segunda resposta Habacuque (As vozes masculinas lerão a segunda resposta) 1. Sobre a minha torre de vigia me colocarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que me dirá, e o que eu responderei no tocante à minha queixa. 2. Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão, e torna-se bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. 3. Pois a visão é ainda para o tempo determinado, e se apressa para o fim. Ainda que se demore, espera-o; porque certamente virá, não tardará. 4. Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.

16 2. Maldições contra o opressor (2.5-20) O profeta clama então contra aquele povo inimigo

17 5. Além disso, o vinho é traidor; o homem soberbo não permanece Ai daquele que acumula o que não é seu! (até quando?) Não se levantarão de repente os teus credores? Visto como despojaste muitas nações Ai daquele que adquire para a sua casa lucros criminosos Vergonha maquinaste para a tua casa Ai daquele que edifica a cidade com sangue, e que funda a cidade com iniqüidade! 17. Pois a violência cometida contra o Líbano te cobrirá Que aproveita a imagem esculpida, tendo-a esculpido o seu artífice? Ai daquele que diz ao pau: Acorda; e à pedra muda: Desperta!... Eis que está coberto de ouro e de prata, e dentro dele não há espírito algum. Destaques do texto contra opressor Habacuque (Leitura alternada vozes femininas e masculinas)

18 3. Depois de toda esta lamentação, como o profeta já havia colocado diante do Senhor a sua petição, ele escreve um salmo (3.1-19) que celebra o triunfo defi­nitivo de Deus na Natu­reza e na História.

19 2. Eu ouvi, Senhor, a tua fama, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; faze que ela seja conhecida no meio dos anos; na ira, lembra-te da misericórdia Os montes te vêem e se contorcem O sol e a lua param nas suas moradas O Senhor Deus é a minha força, ele fará os meus pés como os da corça e me fará andar sobre os meus lugares altos. Destaques do Salmo de Louvor Habacuque (Vozes femininas)

20 Conclusão 1.Você tem colocado diante de Deus sua petição? 2.Tem esperado com fé pela resposta dele ou tem partido em busca de soluções suas? 3. Medite agora em alguns versículos muito especiais que Habacuque nos traz: 1.5; 2.1; 2.4; 2.14; 3.2; 3.17,18

21 Versículos em destaques no livro de Habacuque: Vede entre as nações, e olhai; maravilhai-vos e admirai-vos; porque realizo em vossos dias uma obra, que vós não acreditareis, quando vos for contada Sobre a minha torre de vigia me colocarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que me dirá, e o que eu responderei no tocante à minha queixa Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá – Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar Eu ouvi, Senhor, a tua fama, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; faze que ela seja conhecida no meio dos anos; na ira, lembra-te da misericórdia ,18 - Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides, ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.


Carregar ppt "Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 609 a 597 a.C) Estudo 05."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google