A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento, como também sua viabilidade e ordem de implantação.

2 ORIGEM DO PROJETO O projeto é oriundo de um planejamento, de um diagnóstico e de uma visão de futuro.

3 Planejar ModificarSatisfazer Necessidades Desejos

4 Planejamento CustoBeneficio

5

6 Projeto ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA ELBORAÇÃO DE PROJETOS

7 Pressupostos Idéia do que se pretende fazer; Disponibilidade de recursos; Pré-disposição para o risco;

8 Projeto conceitual InstrumentoProduto Empreendimento

9

10 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO Alguns questionamentos associados. 1 – Onde estou? 2 – Para onde quero ir? 3 – Como quero ir? 4 – Quando quero ir? 5 – Quem estará indo comigo 6 – Quanto custará? 7 – Como saberei que cheguei lá?

11 1 – Onde estou? Define a situação atual (o que é?) Propósito e esboço do serviço, ambiente e competição.

12 2 – Onde eu quero ir? Pressupostos ObjetivosMetas

13 3 – Como eu quero ir? Define as políticas, procedimentos e estratégias.

14 4 – Quando quero ir? Define o cronograma, ou seja, quando fazer.

15 5 – Quem estará indo? Define recursos humanos, ou seja, quem fará parte da organização.

16 6 – Quanto custará? CRONOGRAMA FINANCEIRO Verbas do proponente Contrapartida Itens a investir

17 7 – Como saberei que chegarei lá? Objetivos Metas Atividades Indicadores

18 FORMATO DO PROJETO Órgão financiador Natureza do projeto Editais e formulários Formato

19 Estrutura do projeto Estrutura lógica do projeto Técnicas para preenchimento

20 Dados Cadastrais Órgão / Entidade Proponente; CNPJ; Endereço; Cep; Fone; Pessoa física do proponente e informações; Outros partícipes;

21 Descrição do atendimento A descrição do atendimento corresponde a todos os dados gerais do projeto, partindo do título do projeto até o cronograma físico financeiro.

22 Título do projeto Neste item o projetista deverá dar um título que indique a ação que o projeto deseja executar como também o local favorecido.

23 Identificação do objeto Sobre o qual a ação exerce e/ou da qual resulta.

24 Justificativa da proposição Importância do projeto; Abrangência do assunto ou do objeto proposto; O porque do trabalho; Os benefícios do projeto; Os resultados pretendidos; Público alvo beneficiado.

25 Justificativa da proposição Pode apresentar conceituação e um breve histórico sobre o projeto, algum referencial teórico com citações, ou mesmo com base na legislação.

26 Objetivo geral È o trabalho que se pretende realizar; É o resultado final que se deseja alcançar; É a descrição de um desempenho; Não deve ser confundido com as atividades; Tem sempre um verbo com um conteúdo e uma estratégia.

27 Objetivos específicos Os objetivos específicos complementam o objetivo geral, contendo uma ação definida por um verbo no infinitivo.

28 Estratégia de ação Trata-se da metodologia de trabalho, que deve ser desenvolvida de acordo com o objetivo geral, objetivos específicos e o cronograma de execução das atividades.

29 Estratégia de ação Metas Atividades Indicadores Resultados Estratégia

30 Estratégia de ação Caso o projeto venha contemplar somente construção civil ou instalações pode ser substituída pelo memorial descritivo.

31 Cronograma físico-financeiro É o detalhamento e o relacionamento entre as metas e as atividades propostas e os recursos financeiro investidos

32 Plano de aplicação das despesas Trata-se do detalhamento de cada despesas, indicadores físicos (qualitativos e quantitativos) como também financeiros. Dividem-se em: - Recursos humanos; - Material Permanente; - Material de Consumo; - Obras e instalações.

33 Anexos Quando contemplar obra civil (construção civil ou reforma) anexar a planta arquitetônica, memorial de cálculos e memorial descritivo. Quando contemplar material permanente e/ou material de consumo anexar três orçamentos de empresas distintas.

34 Projeto, subprojeto e programa Projeto Subprojeto 1Subprojeto 2Subprojeto...

35 Projeto, subprojeto e programa Programa projeto 1projeto 2projeto...

36 PONTO DE VISTA ECONÔMICO Plano de investimento Comprometimento de recursos Objetiva benefícios futuros Arranjo temporal Recursos = humanos / financeiros

37 ARRANJO TEMPORAL Curto prazo: (semana, meses até dois anos) Médio prazo: (dois a quatro anos) Longo prazo: (cinco anos ou mais)

38 NATUREZA DO PROJETO Econômica: fins lucrativos, ligados aos setores econômicos. Infra-estrutural: propicia o desenvolvimento de outras atividades Social: educação, saúde, habitação = propiciar bem-estar á coletividade. Administrativa: modernização/ampliação

39 FASES DO PROJETO Representa a sistematização do processo de elaboração, execução e controle das atividades planejadas. Fundamental para a eficácia do projeto.

40 FASE 1 - SELEÇÃO Análise dos temas oferecidos. Qual área trabalhar? Analisar a demanda de projeto.

41 FASE 2 – ESTUDOS PRELIMINAREES Estrutura organizacional Demanda de mercado Viabilidade do projeto

42 FASE 3 - ANTEPROJETO Elementos do projeto Quadros teóricos Quadros metodológicos

43 FASE 4 – PROJETO DEFINITIVO Políticas de investimentos Metas Prazos

44 FASE 5 – ANÁLISE E APROVAÇÃO Análise Concessão dos recursos FinanceirosMateriaisHumanos

45 FASE 6 - EXECUÇÃO Implementação das atividades Arranjo temporal

46 FASE 7 – AVALIAÇÃO E CONTROLE Análise de indicadores Prestação de contas

47 Sucesso dos projetos O projeto ficou abaixo do orçamento previsto? O projeto terminou mais rápido? O projeto consumiu menos recursos? O cliente ficou satisfeito? SERÁ?????

48 Sucesso dos projetos Tempo previsto Orçamento previsto Recursos sem desperdícios Concluir sem alterações Inicio, meio e continuidade Sucesso

49 Gerenciamento de projetos??? ImplantarGerenciar Sucesso

50 Gerenciamento Requer mais pessoas e adiciona custos a empresa x Realizar mais trabalho em menos tempo com menos pessoas

51 Gerenciamento Lucratividade pode diminuir em função dos custos de controle x Lucratividade aumenta devido a presença do controle

52 Gerenciamento O gerenciamento de projetos cria instabilidade organizacional. x O gerenciamento de projetos torna a organização mais eficiente e estável.

53 Gerenciamento Somente grandes projetos necessitam de gerenciamento x Todos os projetos se beneficiam do gerenciamento

54 Muito obrigado


Carregar ppt "O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google