A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AGRICULTURA FAMILIAR, PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL AGRICULTURA FAMILIAR, PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AGRICULTURA FAMILIAR, PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL AGRICULTURA FAMILIAR, PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL."— Transcrição da apresentação:

1 AGRICULTURA FAMILIAR, PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL AGRICULTURA FAMILIAR, PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

2 REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS: RUPTURAS E ACELERAÇÕES. BaseTécnicaSOCIEDADE Força de TrabalhoConhecimentomuda:REVOLUÇÃO ArtesanalColeta/caçaFísica Quase Imutável PALEOLÍTICA Idade da Pedra Antiga (lascada) é um termo criado no período mais antigo da História do Homem. A duração deste período, o mais longo da História da Humanidade, é de cerca de 2,5 milhões de anos.

3 Neolítico ou Idade da Pedra Polida coincidiu com o advento da agricultura e da domesticação de animais, as primeiras intervenções humanas diretas no mundo natural. ( Há anos ). BaseTécnicaSOCIEDADE Força de TrabalhoConhecimentomuda:REVOLUÇÃO ArtesanalAgrícolaFísico-mentalhabitadaLentamenteNEOLÍTICA REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS: RUPTURAS E ACELERAÇÕES.

4 CIRANDA DO SABER NESCESSIDADE EXPERIÊNCIA SABER SOCIAL OBJETIVADO ESCOLA – SOCIEDADE O ensino nasceu da aprendizagem SABER SOCIAL OBJETIVADO ESCOLA – SOCIEDADE O ensino nasceu da aprendizagem APRENDER SUBJETIVO APRENDER SUBJETIVO PRÁTICA SOBREVIVÊNCIA PRÁTICA SOBREVIVÊNCIA SABER ACUMULADO ALGUÉM ENSINA E OUTRO APRENDE SABER ACUMULADO ALGUÉM ENSINA E OUTRO APRENDE ENSINO OBJETIVADO ENSINO OBJETIVADO

5 R. INDUSTRIALCRISTOSÉCULO XXIH. PRIMITIVO I. MEDIEVAL a.C a.C.

6 a.C. Revolução Industrial Tecnologia Máquinas – tratores implementos, agro químicos, adubos sintéticos, entre outros Produção agrícola em escala Agroindústria Competitividade no mercado agrícola Revolução Industrial Tecnologia Máquinas – tratores implementos, agro químicos, adubos sintéticos, entre outros Produção agrícola em escala Agroindústria Competitividade no mercado agrícola

7

8 DITADURA MILITAR a.C. Controle da pesquisa Desenvolvimento intelectual suprimido Universidade formou pseudo-teóricos e em conseqüência péssimos práticos Controle da pesquisa Desenvolvimento intelectual suprimido Universidade formou pseudo-teóricos e em conseqüência péssimos práticos

9 Comida de Bebê Fast Food Brinquedos Carros Casas, Eletrodomésticos Computador, Celular Bebê Qualidade de Vida, Segurança OS BABY-BOOMERS SÃO UM TERÇO DA POPULAÇÃO MUNDIAL BMFs CAIs Bancos Agromercantis Holdings Mercado Globalizado Nova Revolução Industrial - OGN BMFs CAIs Bancos Agromercantis Holdings Mercado Globalizado Nova Revolução Industrial - OGN

10 Pré-históricos Não Fenômeno NaturezaMedo tempestades tempestades Busca das respostas O Desenvolvimento do conhecimento humano está ligado à sua característica de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivíduo é transmitido a outro, que, aproveita-se deste saber para somar com o outro. Comprovação Ciência Metódica Assim Evolui a Ciência CIÊNCIA MEDO Explicações-pensamentos Mágicos, das crenças Mitos DesgraçasMISTICISMO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA - HOMINÍDEOS

11 Séc. XVI Aparecem as 1ª tentativas de construção do conhecimento mais elaborado. Séc. XVI Aparecem as 1ª tentativas de construção do conhecimento mais elaborado. BaseTécnicaSOCIEDADE Força de TrabalhoConhecimentomuda:REVOLUÇÃO Mecânica / eletromecânicaIndustrialFísicadesqualificadaRapidamenteINDUSTRIAL EletrônicaInformaçãoMentalqualificadaVelozmenteDIGITAL REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS: RUPTURAS E ACELERAÇÕES.

12 1- Controle da natureza – razão/trevas/dogmas 2- Experimentações Empíricas - Tipos de raciocínio indutivo, dedutivo. 3- Corresponder a verdade - todas as áreas 1- Controle da natureza – razão/trevas/dogmas 2- Experimentações Empíricas - Tipos de raciocínio indutivo, dedutivo. 3- Corresponder a verdade - todas as áreas Conhecimento muda: A CIÊNCIA É PROVISÓRIA – não existe verdade absoluta. Descobre/contesta Ex: Câncer é hereditário/psicossomático. A CIÊNCIA É PROVISÓRIA – não existe verdade absoluta. Descobre/contesta Ex: Câncer é hereditário/psicossomático. REVOLUÇÃO DA CIÊNCIA

13 Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer NASCE das experiências que acumulamos em nossa vida através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. NASCE das experiências que acumulamos em nossa vida através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. Conhecimento Empírico Conhecimento Filosófico Conhecimento Teológico Conhecimento Científico Conhecimento Empírico Conhecimento Filosófico Conhecimento Teológico Conhecimento Científico TIPOS DE CONHECIMENTOS A Ciência Evolui A Ciência Evolui

14 Conhecimento Empírico (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum) É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas. Exemplo: A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar. Conhecimento Empírico (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum) É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas. Exemplo: A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar. CONHECIMENTO EMPÍRICO

15 É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. Exemplo: "O homem é a ponte entre o animal e o além-homem" (Friedrich Nietzsche) É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. Exemplo: "O homem é a ponte entre o animal e o além-homem" (Friedrich Nietzsche) CONHECIMENTO FILOSÓFICO Não tem comprovação científica CONHECIMENTO FILOSÓFICO Não tem comprovação científica

16 Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo. Exemplo: Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc.. Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo. Exemplo: Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc.. CONHECIMENTO TEOLÓGICO

17 CONHECIMENTO CIENTÍFICO... É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o Conhecimento Científico: Exemplo: Descobrir uma vacina que evite uma doença; descobrir a cura da doença de Halzeimer TRINÔMIO – 1- VERDADE 2- EVIDÊNCIA 3- CERTEZA EX: O HOMEM FAZ 1º EXPERIÊNCIAS EM RATOS, SAPOS DEPOIS NO HOMEM. ( A EVIDÊNCIA DE DETERMINADO FATO VAI TRAZER A CERTEZA. TRINÔMIO – 1- VERDADE 2- EVIDÊNCIA 3- CERTEZA EX: O HOMEM FAZ 1º EXPERIÊNCIAS EM RATOS, SAPOS DEPOIS NO HOMEM. ( A EVIDÊNCIA DE DETERMINADO FATO VAI TRAZER A CERTEZA.

18 buscadas através do rigor científico buscadas através do rigor científico através das normas acadêmicas vigentes Trazer para o aluno um conhecimento crítico. através das normas acadêmicas vigentes Trazer para o aluno um conhecimento crítico. SABER/CIÊNCIA Professor Aluno Meio aprender fazendo IMINENTEMENTE PRÁTICA estuda os caminhos do saber", IMINENTEMENTE PRÁTICA estuda os caminhos do saber", Metodologia Científica

19 PESQUISA QUALITATIVA QUANTITATIVA QUALITATIVA QUANTITATIVA

20 ABORDAGENS METODOLÓGICA Analisa os dados através de comparações numéricas e inferências estatísticas. O pesquisador participa na descoberta do significado dessas experiências Reflete o estudo dos atributos do homem, em termos mensuráveis Coleta de dados por meio de medidas fisiológicas, psicológicas, sociológicas O pesquisador não interfere na pesquisa Reflete o estudo das experiências do homem, em termos não mensuráveis Coleta de dados mediante observação participantes, entrevistas informais ou semi-estruturadas QUALITATIVA QUANTITATIVA

21 QUANTO À ABORDAGEM DO FENÔMENO O homem é um organismo cujo comportamento pode ser predito e medido. O homem desenvolve novas formas de relacionar-se com o meio Emerge de um paradigma em que o homem é visto como um ser bio-psico- sócio-espiritual, que reage e se readapta ao meio ambiente Emerge de um paradigma humanístico, holístico que vê o homem em interação aberta, mútua e simultânea com os outros homens e com o ambiente QUALITATIVA QUANTITATIVA

22 DIFERENÇAS O pesquisador deve decidir quais as variáveis e a relação esperada. Não impõe expectativas pré- existentes Análise – observação Procura entender o fenômeno em suas partes Estuda as partes para chegar ao todo O desenho da pesquisa é fechado Requer a definição de variáveis e hipóteses antes da coleta dos dados. Procura entender o fenômeno com um todo Assume que o todo é maior que a somas das partes O desenho da pesquisa é aberto As estratégias são indutivas QUALITATIVA QUANTITATIVA

23 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: VISA EXPLICAR UM PROBLEMA A PARTIR DAS REFERÊNCIAS TEÓRICAS PUBLICADAS. CONHECER AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS EXISTENTES SOBRE DETERMINADO ASSUNTO COMPREENDER E INTERPRETAR O PASSADO – ORIENTEM INVESTIGAÇÕES PRESENTES E FUTURAS FUNDAMENTAR OUTRAS PESQUISAS E EMBASAR O REFERENCIAL TEÓRICO. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: VISA EXPLICAR UM PROBLEMA A PARTIR DAS REFERÊNCIAS TEÓRICAS PUBLICADAS. CONHECER AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS EXISTENTES SOBRE DETERMINADO ASSUNTO COMPREENDER E INTERPRETAR O PASSADO – ORIENTEM INVESTIGAÇÕES PRESENTES E FUTURAS FUNDAMENTAR OUTRAS PESQUISAS E EMBASAR O REFERENCIAL TEÓRICO.

24 INTERPRETATIVAS Verifica teoriaGera teoria Prediz relações Testa e valida hipóteses com probabilidade estatísticas Descreve as experiências vividas Gera proposições hipotéticas através de abstrações lógicas QUALITATIVA QUANTITATIVA

25 PESQUISA HISTÓRICA: Visa reconstruir o passado, verificando evidências e delineando conclusões; Compreender o passado e retirar princípios gerais que orientem os homens no presente e no futuro; O interesse está voltado para o que foi É similar às revisões bibliográficas, que precedem outros tipos de pesquisas, sendo, no entanto, exaustiva, investigando um conjunto mais amplo de informações. COLETA DE DADOS Primárias – Quando o investigador foi o observador direto Secundários – Quando os eventos foram observados e reportados por outras pessoas ou outras fontes. Visa reconstruir o passado, verificando evidências e delineando conclusões; Compreender o passado e retirar princípios gerais que orientem os homens no presente e no futuro; O interesse está voltado para o que foi É similar às revisões bibliográficas, que precedem outros tipos de pesquisas, sendo, no entanto, exaustiva, investigando um conjunto mais amplo de informações. COLETA DE DADOS Primárias – Quando o investigador foi o observador direto Secundários – Quando os eventos foram observados e reportados por outras pessoas ou outras fontes.

26 PESQUISA DESCRITIVA: Delineia o que é PESQUISA DESCRITIVA: Delineia o que é Estudar as relações entre duas ou mias variáveis de um fenômeno, sem manipulá-los Descrever sistematicamente fatos ou condições presentes em determinada situação. COLETA DE DADOS: Utiliza todas as técnicas, dependendo do tipo de estudo. - Formula o problema, planeja a coleta de dados, escolhe a amostra, analisa os dados, apresenta os resultados. Estudar as relações entre duas ou mias variáveis de um fenômeno, sem manipulá-los Descrever sistematicamente fatos ou condições presentes em determinada situação. COLETA DE DADOS: Utiliza todas as técnicas, dependendo do tipo de estudo. - Formula o problema, planeja a coleta de dados, escolhe a amostra, analisa os dados, apresenta os resultados.

27 Procura analisar um problema manipulando as variáveis que se referem ao fenômeno observado. Verificar a relação de causalidade que se estabelece entre as variáveis. Processo: controle rigoroso das variáveis Resultado: demonstrar se existe dependência significativa entre as variáveis estudadas. Vantagens: Oferece grande rigor no controle tornando confiáveis os seus resultados Desvantagens: Perda de espontaneidade, naturalidade e grau de generalização. Procura analisar um problema manipulando as variáveis que se referem ao fenômeno observado. Verificar a relação de causalidade que se estabelece entre as variáveis. Processo: controle rigoroso das variáveis Resultado: demonstrar se existe dependência significativa entre as variáveis estudadas. Vantagens: Oferece grande rigor no controle tornando confiáveis os seus resultados Desvantagens: Perda de espontaneidade, naturalidade e grau de generalização. PESQUISA EXPERIMENTAL:

28 Quando Trabalhamos com a Pesquisa Qualitativa/Quantitativa VARIÁVEIS – SÃO ASPECTOS INDIVIDUAIS, PROPRIEDADES OU FATORES QUE PODEM ASSUMIR VALORES DISTINTOS E SEREM MENSURADOS (QUE SE PODE MEDIR) PARA TESTAR A RELAÇÃO ENTRE DOIS FATOS. QUALITATIVA – Categorias de análises – participação/comunicação/organização QUANTITATIVA – pesquisar sobre o perfil de alunos da especialização: idade, estado civil etc... VARIÁVEIS – SÃO ASPECTOS INDIVIDUAIS, PROPRIEDADES OU FATORES QUE PODEM ASSUMIR VALORES DISTINTOS E SEREM MENSURADOS (QUE SE PODE MEDIR) PARA TESTAR A RELAÇÃO ENTRE DOIS FATOS. QUALITATIVA – Categorias de análises – participação/comunicação/organização QUANTITATIVA – pesquisar sobre o perfil de alunos da especialização: idade, estado civil etc...

29 ESTUDO DE CASO FINALIDADE: destina-se a estudos intensivos do passado, presente e de interações ambientais de uma unidade social ( Indivíduo, grupo, instituição, comunidade). ENFOQUE – Estudo longitudinal com aprofundamento no número de variáveis AMOSTRA: Um caso ou um número reduzido de casos DESVANTAGENS: Pouca representatividade, e extrapolação dos resultados. FINALIDADE: destina-se a estudos intensivos do passado, presente e de interações ambientais de uma unidade social ( Indivíduo, grupo, instituição, comunidade). ENFOQUE – Estudo longitudinal com aprofundamento no número de variáveis AMOSTRA: Um caso ou um número reduzido de casos DESVANTAGENS: Pouca representatividade, e extrapolação dos resultados.

30 PESQUISA EXPLORATÓRIA OBJETIVO EXPLORAR É utilizada no estudo de problemas em que o conhecimento é reduzido. Finalidade: aumentar o conhecimento do pesquisador a respeito de um fato, fenômeno ou problema. OBJETIVO EXPLORAR É utilizada no estudo de problemas em que o conhecimento é reduzido. Finalidade: aumentar o conhecimento do pesquisador a respeito de um fato, fenômeno ou problema.

31 Endereço da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT Av. Treze de Maio, ° andar - Centro Rio de Janeiro - RJ - CEP: Tel.: (21) R.: 127/131/133 - FAX: (21) e- mail: Endereço da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT Av. Treze de Maio, ° andar - Centro Rio de Janeiro - RJ - CEP: Tel.: (21) R.: 127/131/133 - FAX: (21) e- mail:

32 Apresentação desenvolvida por: José Mesquita Júnior MJ Solutions - Design - Web - Tecnologia (65) Apresentação desenvolvida por: José Mesquita Júnior MJ Solutions - Design - Web - Tecnologia (65)


Carregar ppt "AGRICULTURA FAMILIAR, PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL AGRICULTURA FAMILIAR, PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google