A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 2 – Mercados Financeiros

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 2 – Mercados Financeiros"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 2 – Mercados Financeiros
DISCIPLINA: Mercado de Capitais PROFESSOR: Bruno Moreira CURSO: Tecnólogo em Gestão Financeira AULA 2 – Mercados Financeiros

2 AGENDA Mercados: classificação e participantes; Ativos ou produtos;
Tendências. Texto base: PINHEIRO, J. L. Mercado de Capitais: Fundamentos e técnicas. São Paulo: Atlas (Cap. 3).

3 1 – Mercados Em uma economia existem diversos tipos de mercados que podem ser agrupados em: Mercado de produtos (ou de bens e serviços); Mercado de fatores (fatores de produção). Mercado financeiro é parte integrante do mercado de fatores.

4 O Mercado Financeiro O Mercado Financeiro pode ser caracterizado como o mecanismo ou ambiente através do qual ocorre o intercâmbio dos ativos financeiros dentro de uma economia.

5 Algumas formas de classificação dos mercados financeiros

6 Classificação: tipos de ativos

7 Classificação: prazos e condições

8 Classificação: Necessidades dos clientes
Crédito → Supre necessidade de recursos de curto e médio prazo; Capitais → Supre necessidades de investimentos a longo prazo; Monetário → Operações de curto e curtíssimo prazo; Cambial → Supre a necessidade de operações de compra e venda de moeda estrangeira.

9 Vendedores de recursos
Participantes Vendedores de recursos Tomadores de recursos Empresas Famílias Governos Empresas Famílias Governos

10 Participantes O que levaria as pessoas, empresas e governo a participarem deste mercado?

11 Participantes O que levaria as pessoas, empresas e governo a participarem deste mercado? Obtenção de financiamento a custos mais baixos; Maior rentabilidade; Estratégias de curto prazo; Especulação.

12 Ativos ou produtos Um ativo financeiro é um instrumento que canaliza um recurso excedente até o investimento. As características fundamentais dos ativos financeiros concentram-se em: Liquidez; Risco; Retorno.

13 Classificação dos ativos
Podemos classificar os ativos no mercado financeiro em dois grandes grupos: Ativos de renda fixa (ou de dívidas) Ativos de renda variável (ou ações)

14 Ativos de renda fixa Envolvem uma programação determinada de pagamentos. Assim, os investidores conhecem antecipadamente os fluxos monetários que vão obter. Características: Retorno previamente conhecido; Pagamento do principal e rendimentos nos prazos estabelecidos; Torna-se credor da instituição emissora.

15 Ativos de renda fixa Exemplos: Poupança; CDI; Letras de Câmbio;
Alguns títulos do governo federal.

16 Ativos de renda variável
Nestes ativos não há um conhecimento prévio dos rendimentos futuros e o valor de resgate pode assumir valores superiores, iguais ou inferiores ao valor aplicado.

17 Ativos de renda variável
Exemplo principal: Ações: são títulos de participações negociáveis, que representam parte do capital social de uma sociedade economica e que confere ao seu possuidor o direito de participação nos resultados das mesmas.

18 Renda Fixa X Renda Variável Recebimento Risco Retorno
Resumo Renda Fixa X Renda Variável Recebimento Risco Retorno


Carregar ppt "AULA 2 – Mercados Financeiros"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google