A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador: Dejalma Cremonese Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política Sub-Projeto: Participação e Representação na teoria democrática contemporânea Ijui, RS, Março de 2008

2 A falácia neoliberal Adam Przeworski Lua Nova – Nº 28/29 1993

3 Adam Przeworski

4 Era das Reformas Piorarão a situação da maioria da população Reformas atropelam o processo democrático Ideologia neoliberal: ideologia de mercado (210)

5 EUA Economia Estagnada (salários estagnados) Sociedade desumana 11,5 %? da população vivem na pobreza 28 milhões de pessoas 20% crianças Mais antiga democracia do mundo, mas tem uma das mais baixas taxas de participação eleitoral no mundo e a mais elevada população presidiária per capta no mundo. É esse o modelo a seguir?

6 Democracia e Desempenho Econômico Ademais, não sabemos se a democracia promove o desenvolvimento econômico, se o impede, ou se lhe é irrelevante (pg 218) A economia pode crescer mais em regimes autoritários O voto do eleitor mediano é decisivo Modernização torna-se sinônimo de internacionalização O Brasil é um exemplo – Ditadura Militar

7 Collor: integração competitiva Hoje há uma submissão pelo menor parcial da soberania nacional nos domínios políticos, econômicos e cultural (pg 223) A coca-cola não é mais droga imperativa, mas o néctar da prosperidade universal Quais as instituições menos confiáveis para o cidadão?


Carregar ppt "Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google