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Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 8856-0625 (Claro) ou 9999-1980 (TIM) MSN:

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Apresentação em tema: "Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 8856-0625 (Claro) ou 9999-1980 (TIM) MSN:"— Transcrição da apresentação:

1 Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC Ev. Sérgio Lenz Fone (48) (Claro) ou (TIM) MSN: Lição 6 – 06/05/2012

2 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? (II Co 6:14,15). VERDADE PRÁTICA O verdadeiro amor tudo suporta, mas não pode tolerar o pecado, porque o amoroso Deus exige santidade e justiça de seus filhos.

3 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Apocalipse 2: Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes a latão reluzente: 19 Conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e o teu serviço, e a tua perseverança, e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras. 20 Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos; 21 e dei-lhe tempo para que se arrependesse; e ela não quer arrepender-se da sua prostituição. 22 Eis que a lanço num leito de dores, e numa grande tribulação os que cometem adultério com ela, se não se arrependerem das obras dela; 23 e ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que esquadrinha os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras. 24 Digo-vos, porém, a vós os demais que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conhecem as chamadas profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei; 25 mas o que tendes, retende-o até que eu venha.

4 A carta à Igreja em Tiatira é, ao mesmo tempo, a mais longa e a que mais fortemente reflete uma condição de total corrupção. Há um único versículo que elogia o que havia de bom ali; mas há cinco versículos que descrevem seus males e trazem advertências necessariamente severas. A carta nos mostra que a Igreja pode decair a um nível baixíssimo, e, apesar disso, ser chamada de Igreja. Vamos entender isso? CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Candeia, 1995, v. 6 (Tiago a Apocalipse) p. 405

5 1.1 – A cidade de Tiatira: Ficha técnica: 1.Cidade da província romana da Ásia. 2.Era a guarnição da fronteira oriental do reinado de Pérgamo. 3.Junção do importante sistema rodoviário romano (entre Pérgamo e Laodicéia). 4.Próspera. Possuia indústria de: tintas / roupas / cerâmica e objetos de bronze. 5.Templos pagãos ali representados: Apolo – Tirimanios – Artemis – Sambate – e uma sibila (oráculo oriental). 6.Foi o centro do Montanismo (seita cristã extremista e apocaliptica). CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Candeia, 1995, v. 6 (Tiago a Apocalipse) p. 406

6 1.2 – A igreja em Tiatira: Tantas foram as admoestações do Senhor Jesus a esta Igreja, que historicamente podemos perceber seus problemas: já no fim segundo século não havia mais ali qualquer igreja cristã. Cuidemos de nossa saúde espiritual: Os olhos como chama de fogo estão a nos contemplar…

7 1 – Provavelmente, segundo a lição, através de quem o Evangelho chegou a Tiatira?

8 2.2 – Onisciente: O conhecimento de Deus pode ser definido assim: Deus conhece plenamente a si mesmo e todas as coisas reais e possíveis num ato simples e eterno. A definição dada acima diz primeiro que Deus conhece plenamente a si mesmo. Trata-se de um fato espantoso, pois o próprio ser divino é infinito ou ilimitado.

9 2.3 – Supremo Juiz: Pelo fato da figura do bronze (julgamento) estar retratada nos pés de Jesus, entendemos que Ele é retratado como alguém impulsionado pelo espírito de indignação e julgamento pela paganização da Igreja de Tiatira na mistura de lassidão moral com palavras de profissão de fé em Cristo. Ainda hoje Ele não mudou!

10 2.1 – Filho de Deus: Cristo, na qualidade de Filho de Deus, pode estar se apresentando num reflexo do culto local a Apolo, o deus-sol (filho de Zeus), que era a divindade protetora de Tiatira. Ruínas da Igreja de Tiatira O sol fala de poder, mas o verdadeiro poder está nas mãos do Filho de Deus! Não esqueçamos que este título (Filho de Deus) nas Escrituras dão a Jesus a autoridade de julgar e condenar os cristãos corruptos. Tudo a ver com o local…

11 2 – De acordo com a lição, implicitamente, como Jesus declara-se a Tiatira?

12 3.1 – Amor: Amor que tolera o erro, ainda desconhece o que é certo. Deus ama o pecador, mas odeia o pecado – quem abriga o pecado se faz repugnante diante de Deus.

13 3.2 – Serviço: A diaconia exercida pela igreja de Tiatira envolvia: Serviço prestado aos pobres. O altruísmo. A evangelização. Porém a soma das qualidades não dava a necessária santificação para ver ao SENHOR…

14 3.3 – Fé: Tanto amavam que em tudo acreditavam. Preocupante…

15 3.4 – Paciência: Paciência é virtude. O anjo de Tiatira a tinha. Alguns a professam. Outros a buscam. Em nome dela os crentes de Tiatira toleravam até Jezabel.

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17 3 – Por que Tiatira notabilizou-se no serviço a Cristo em favor dos santos?

18 Sentidos simbólicos de Jezabel: 1 – Não há que duvidar que alguma seita gnóstica e licenciosa é representada por esse título. 2 – É possível que Jezabel tenha sido uma mulher real, líder de um partido amoral, dentro da Igreja de Tiatira, e líder da própria Igreja. Não é provável que esse tenha sido seu nome real. Não obstante ela era uma Jezabel. CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Candeia, 1995, v. 6 (Tiago a Apocalipse) p. 408

19 Sentidos simbólicos de Jezabel: 3 – Também é provável que o culto ao imperador seja visto aqui como algo que desempenhava papel em tudo isso. É razoável a suposição que a Jezabel de Tiatira não hesitava em opinar favoravelmente acerca da adoração ao imperador, chegando mesmo a encorajar os crentes a participarem desse tipo de idolatria, juntamente com outras formas que eram uma praga no mundo antigo. CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Candeia, 1995, v. 6 (Tiago a Apocalipse) p. 408

20 Sentidos simbólicos de Jezabel: 4 – Notemos que Jezabel era uma profetisa. Ela imitava os dons espirituais, provavelmente mediante as artes mágicas e o demonismo. Desse modo, ela representa a imitação satânica dos dons espirituais. 5 – O nome dela é símbolo da corrupção moral e espiritual da igreja, sobretudo quando o pecado obtém império tal que é tolerado ou até é oficialmente aprovado pela igreja local. CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Candeia, 1995, v. 6 (Tiago a Apocalipse) p. 408

21 Sentidos simbólicos de Jezabel: 6 – Profeticamente falando, Jezabel simboliza o paganismo radical que invadiu a cristandade da Idade das Trevas, quando (conforme o sabe todo aquele que lê a história mundial) a igreja foi vencida pelas práticas licencisoas, incorporando muitas formas de paganismo. 7 – O nome Jezabel, pois, representa o adultério físico e espiritual, e um adultério tolerado e até mesmo encorajado nos limites interiores do que se chama de igreja cristã. Os perigos e as corrupções por ela simbolizados são internos, afetando mesmo o coração da igreja, e não ameaças externas. CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Candeia, 1995, v. 6 (Tiago a Apocalipse) p. 408

22 Sentidos simbólicos de Jezabel: 8 – Na situação local de Tiatira, quando foi escrito o livro de Apocalipse, é provável que as guildas comerciais, que requeriam a refeição comum, naturalmente de caráter pagão, estivessem pressionando a igreja a aceitar a falsa moralidade pagã. A Jezabel de Tiatira, provavelmente, era a principal figura da igreja que promovia a transigência mediante o comércio. CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Candeia, 1995, v. 6 (Tiago a Apocalipse) p. 408

23 Sentidos simbólicos de Jezabel: 9 – Várias tentativas tem sido feitas para identificar o caráter histórico real, referido no presente texto. Ela não pode ter sido uma sibila caldaica em Tiatira, porquanto essa Jezabel se achava no seio da Igreja, e não fora dela. Alguns supõem que ela tenha sido a esposa do principal pastor igreja, ou do bispo daquela região. Nada pode ser dito, com qualquer confiança, a respeito disso. CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Candeia, 1995, v. 6 (Tiago a Apocalipse) p. 408

24 Sentidos simbólicos de Jezabel: 10 – Alguns intérpretes pensam que ela simboliza a Roma apóstata, a igreja de Roma. Mas, na verdade, ela era um elemento corruptor que operava dentro da igreja, mas não era a própria igreja. Lembremo-nos que a igreja de Tiatira foi elogiada quanto a certos particulares; não era totalmente má, e nem totalemente apóstata. CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Candeia, 1995, v. 6 (Tiago a Apocalipse) p. 409

25 Sentidos simbólicos de Jezabel: Em resumo, pode-se observar que o culto imoral representado por Jezabel (o gnosticismo religioso) era: ODIADO em Éfeso (Ap 2:6). TOLERADO em Pérgamo (Ap 2:15,16). PROMOVIDO como posição oficial em Tiatira (Ap 2:20- 24). A lição que há nisso é obvia: Todo o mal que não nos aborrece, a princípio pode ser tolerado, depois aceito, e, finalmente, promovido oficialmente. CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Candeia, 1995, v. 6 (Tiago a Apocalipse) p. 409

26 4 – Por que o anjo da igreja de Tiatira foi reprovado por Cristo? 5 – Você tem buscado a perfeição do amor de Deus?

27 para a falta de santificação é


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