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A Importância do Marketing para o Agronegócio do Leite

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Apresentação em tema: "A Importância do Marketing para o Agronegócio do Leite"— Transcrição da apresentação:

1 A Importância do Marketing para o Agronegócio do Leite
Prof. Josiano César de Sousa Imperatriz-Ma. 2012

2 Compreendendo o conceito de Marketing

3 O que não é Marketing Bicho de sete cabeças Fórmula mágica
Genialidades Milagre Vendas Propaganda

4 No Brasil é comum que se pense em Marketing como sinônimo de propaganda. Mas o Marketing é muito mais abrangente que isto. Ele envolve todas as variáveis que vão desde o estudo do mercado, o entendimento dos hábitos de consumo, a correta apresentação (embalagens, versões, disposição no ponto de venda...), distribuição e precificação. O Marketing precisa ser compreendido pelas indústrias e usado em sua plenitude.

5 O Que é marketing É a execução das atividades que buscam realizar os objetivos de uma organização, prevendo as necessidades do cliente, e dirigindo o fluxo de bens e serviços para a satisfação dessas necessidades, a partir do produtor para o consumidor”.

6 O que diz a literatura? "O marketing é a função, dentro de uma empresa, que identifica as necessidades e os desejos do consumidor, determina quais os mercados-alvo que a organização pode servir melhor e planeja produtos, serviços e programas adequados a esses mercados. Kotler (1999)

7 O que diz a literatura? “... as finalidades básicas do marketing são: detectar espaços abertos (oportunidades abertas no mercado e demandas insatisfatoriamente satisfeitas) e ocupar esses espaços...” Richers (1985)

8 O que diz a literatura? “O conceito de marketing é uma orientação para o cliente [...] dirigido para a realização da satisfação do cliente, como solução para satisfazer aos objetivos da organização.”. Kotler (1999)

9 Objetivo O Marketing deve ser usado para atingir os objetivos organizacionais, tomando como base a compreensão do mercado e de suas necessidades.

10 Cenário Nacional No Brasil, de modo geral, existe uma necessidade antiga de se desenvolver um trabalho mercadológico de cunho institucional, a exemplo do que é desenvolvido em outros países como os Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, para aumentar o consumo do leite e seus derivados

11 Cenário Nacional Para se ter uma ideia, a grande maioria da população Brasileira não sabe qual a diferença entre os leite tipo A, tipo B ou tipo C. “O consumidor não toma determinado leite porque é melhor ou seu sabor é especial, mas sim porque é mais barato e/ou mais prático. Há um baixo nível de exigência em relação ao produto” (Silva 2012)

12 Cenário Mundial Nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, por exemplo, grandes astros como Salma Hayek, Maggie Gyllenhaal, Harrison Ford, Aaron Rodgers, Susan Sarandon, Justin Bieber e Rupert Grint, participam de campanhas institucionais para aumentar o consumo de leite. Coisa que não se vê, de maneira semelhante, no Brasil.

13 Campanhas Institucionais

14 Campanhas Institucionais

15 Campanhas Institucionais

16 Campanhas Institucionais

17 Campanhas Institucionais

18 O Uso Correto das Estratégias de Marketing

19 Posicionamento de Mercado
Além de uma redefinição das campanhas de mídias, o marketing pode melhorar a questão do posicionamento mercadológico que se dá ao leite brasileiro, desenvolvendo estratégias junto a toda a rede de distribuição, que incluem supermercados, padarias, lanchonetes, escolas, lanchonetes, academias, hospitais, aeroportos, rodoviárias, e até mesmo mercearias de bairros.

20 Estratégias de Mercado
O Marketing também pode ajudar no desenvolvimento de novas versões ou embalagens voltadas especificamente para determinados públicos como: crianças, adolescentes, estudantes... e dar uma cara nova a um produto que já é velho conhecido da maioria da população.

21 A Função da Embalagem

22 As indústrias precisam se conscientizar de que o mercado mudou e que as estratégias também precisam mudar.

23 A Importância do Marketing
“O marketing do leite é uma ação fundamental. É importante ter em mente que as mudanças ocorridas no mercado não se limitam às exigências sanitárias, tão presentes nas relações comerciais com outros países, mas passam principalmente pelas exigências e necessidades dos consumidores”. (SILVIA, 2012)

24 A Importância do Marketing
As exigências sanitárias estão normatizadas pela IN51 e IN62. Já as exigências mercadológicas necessitam ser pesquisadas e entendidas e o Marketing será a principal ferramenta para se buscar este entendimento. Sem a sua utilização, de maneira adequada e estratégica, os resultados jamais serão diferentes do que temos hoje.

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