A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instrumentação de Sistemas - INS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instrumentação de Sistemas - INS"— Transcrição da apresentação:

1 Instrumentação de Sistemas - INS
Prof. Cesar da Costa 4.a Aula – Temperatura (parte 3)

2 Sensor baseado em termopar
Os termopares se baseiam na propriedade onde dois metais dissimilares unidos em uma junção, chamada de junta quente, gera uma força eletromotriz, de alguns milivolts, na outra extremidade submetida a uma temperatura diferente da primeira junção, como mostrado na Figura abaixo.

3 Sensor baseado em termopar

4 Sensor baseado em termopar

5 Sensor baseado em termopar
São usadas diversas ligas metálicas formando vários tipos de termopares, como os listados a seguir:

6 Sensor baseado em termopar
Curva os Principais Termopares

7 Sensor baseado em termopar
Cromel é uma liga de Níquel e Cromo, Costantan é uma liga de Cobre e Níquel, enquanto Alumel é uma liga de Níquel e Alumínio. O termopar tipo E é o que apresenta a maior geração de mV/°C, sendo útil na detecção de pequenas variações de temperatura. O termopar tipo K é o mais usado na indústria devido à sua grande faixa de trabalho e ao custo menor quando comparado com o termopar formado por ligas nobres, como o tipo R.

8 Sensor baseado em termopar
O erro de um termopar é o máximo desvio que ele pode apresentar em relação a um padrão adotado como padrão absoluto. O erro pode ser expresso em graus Celsius ou em porcentagem da temperatura medida, adotando-se o maior entre os dois valores. As normas internacionais, a IEC e ABNT especificam termopares Standard e Especial. Os termopares Standard podem apresentar erro de até ±1,5%, enquanto os de classe Especial, em geral, apresentam erro de até ± 0,4%. Para os termopares de platina, os valores do erro são de ± 0,2% e ± 0,1%, respectivamente..

9 Sensor baseado em termopar
A resposta dos termopares não é exatamente linear, existindo, então, a necessidade de se proceder à linearização da sua curva de resposta no instrumento transmissor. A temperatura no ponto de medição normalmente temperatura ambiente, também varia, e os transmissores devem compensar o efeito de tal variação na medida.

10 Sensor baseado em termopar
Como os termopares são fios metálicos, sem rigidez mecânica, normalmente são instalados dentro de uma proteção mecânica, chamada de poço termométrico, construído em aço inoxidável AISI 304 ou 316, que também fornece proteção contra corrosão.

11 Transmissor de Temperatura
Os transmissores de temperatura convertem a informação de termopares e termorresistência nos sinais padronizados de transmissão analógica ou digital, além de fazer as linearizações e compensações de temperatura.

12 Compensação de Temperatura
Hoje dispositivos alternativos foram desenvolvidos para simular automaticamente uma temperatura de 0ºC, chamada de compensação automática da junção de referência. Nestes instrumentos encontra-se um sensor de temperatura que pode ser um resistor, uma termo resistência, termistor, diodo, transistor ou mesmo um circuito integrado que mede continuamente a temperatura ambiente e suas variações. Adicionando o sinal que chega do termosensor uma mV correspondente à diferença da temperatura ambiente para a temperatura de 0ºC.

13 Compensação de Temperatura

14 Compensação de Temperatura
Se não existisse a compensação, o sinal de 3,095V seria transformado em indicação de temperatura pelo instrumento e corresponderia a aproximadamente 76ºC; bem diferente dos 100ºC ao qual o termopar está submetido (erro de -24ºC). Com o instrumento medidor, está incorporado um sistema de compensação da temperatura ambiente, este gera um sinal como se fosse um outro termopar que chamamos de E1.

15 Compensação de Temperatura
O sinal total que será convertido em temperatura pelo instrumento será a somatória do sinal do termopar e da compensação, resultando na indicação correta da temperatura na qual o termopar está submetido (independendo da variação da temperatura ambiente). A indicação no instrumento será de 100ºC, que é a temperatura do processo (junção de medição do termopar).


Carregar ppt "Instrumentação de Sistemas - INS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google