A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ev. Enoque Rodrigues Nogueira Para o culto em PCE-1 em 24 de agosto de 2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ev. Enoque Rodrigues Nogueira Para o culto em PCE-1 em 24 de agosto de 2004."— Transcrição da apresentação:

1 Ev. Enoque Rodrigues Nogueira Para o culto em PCE-1 em 24 de agosto de 2004.

2 VALOR CONTRATUAL VALOR CONTRATUAL O grau de preciosidade de um contrato pode ser medido pela forma de celebração do acordo

3 CONTRATO VERBAL CONTRATO VERBAL Em um passado não muito distante um fio de cabelo do bigode podia representar idoneidade e garantia de crédito. Em um passado não muito distante um fio de cabelo do bigode podia representar idoneidade e garantia de crédito. Uma compra podia ser feita usando apenas o nome de alguém. Uma compra podia ser feita usando apenas o nome de alguém.

4 CONTRATO ESCRITO CONTRATO ESCRITO Por diversos motivos de ordem sócio e moral, os contratos verbais foram cedendo espaço aos contratos e acordos escritos. Por diversos motivos de ordem sócio e moral, os contratos verbais foram cedendo espaço aos contratos e acordos escritos. Hoje, usa-se todos os recursos para proteção do contratante: Testemunhas, avalistas, lavratura em cartório, etc.. Tudo em nome da confiabilidade. Hoje, usa-se todos os recursos para proteção do contratante: Testemunhas, avalistas, lavratura em cartório, etc.. Tudo em nome da confiabilidade.

5 ANALOGIA ANALOGIA A Palavra de Deus pode ser analisada de forma semelhante a um contrato. Neste caso é entre Deus e o homem. A Palavra de Deus pode ser analisada de forma semelhante a um contrato. Neste caso é entre Deus e o homem. A palavra de Deus sempre foi, é e será pronunciada na forma verbal; A palavra de Deus sempre foi, é e será pronunciada na forma verbal; A Palavra escrita em tábua, papiro, pele, hoje a Bíblia, necessita de testemunhas, qualidade textual e outras. A Palavra escrita em tábua, papiro, pele, hoje a Bíblia, necessita de testemunhas, qualidade textual e outras.

6 COMUNICAÇÃO VERBAL COMUNICAÇÃO VERBAL No começo Deus se comunicava verbalmente com o homem e este passava as informações aos seus descendentes No começo Deus se comunicava verbalmente com o homem e este passava as informações aos seus descendentes Com o passar dos anos a corrupção generalizou-se na sociedade pré-noêmica (Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente, Gn 6.5). Com o passar dos anos a corrupção generalizou-se na sociedade pré-noêmica (Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente, Gn 6.5). As distorções certamente seriam inseridas na verdadeira história, se não houvesse a intervenção divina trazendo o dilúvio sobre a terra, levando à morte toda aquela sociedade, excetuando-se a família do patriarca Noé. As distorções certamente seriam inseridas na verdadeira história, se não houvesse a intervenção divina trazendo o dilúvio sobre a terra, levando à morte toda aquela sociedade, excetuando-se a família do patriarca Noé. Noé, pela Graça de Deus, conservou a história para ser outra vez disseminação entre seus descendentes. Noé, pela Graça de Deus, conservou a história para ser outra vez disseminação entre seus descendentes.

7 A COMUNICAÇÃO CONTINUOU VERBAL A Comunicação continuou verbal depois de Noé. A Comunicação continuou verbal depois de Noé. Com o aparecimento das línguas, Gn 11.7, e a dispersão do povo, Gn 11. 8, a história corria sério risco de ser perdida. Com o aparecimento das línguas, Gn 11.7, e a dispersão do povo, Gn 11. 8, a história corria sério risco de ser perdida. Deus chamou a Abraão e pôs nele a Sua Palavra de forma mais clara e objetiva. O Patriarca deteve então, por confiabilidade, a história passada pelos seus ancestrais juntamente com as palavras de orientação e proféticas do Todo-Poderoso. Deus chamou a Abraão e pôs nele a Sua Palavra de forma mais clara e objetiva. O Patriarca deteve então, por confiabilidade, a história passada pelos seus ancestrais juntamente com as palavras de orientação e proféticas do Todo-Poderoso. A Palavra de Deus continuou sendo transmitida oralmente até Moisés. A Palavra de Deus continuou sendo transmitida oralmente até Moisés.

8 COMUNICAÇÃO FALADA E ESCRITA COMUNICAÇÃO FALADA E ESCRITA Mais tarde, Deus falava com Moisés e ele transcrevia as palavras recebidas. Mais tarde, Deus falava com Moisés e ele transcrevia as palavras recebidas. Dentro dos objetivos de Deus de fazer de Israel uma Nação sacerdotal e santa (e vós sereis para mim reino SACERDOTAL e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel, Ex 19.6) a Sua Palavra não poderia continuar sendo manifestada verbal. Dentro dos objetivos de Deus de fazer de Israel uma Nação sacerdotal e santa (e vós sereis para mim reino SACERDOTAL e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel, Ex 19.6) a Sua Palavra não poderia continuar sendo manifestada verbal. A Palavra de Deus começou então ser passada a homens especiais através de inspiração divina e este a transcrevia visando deixar por escrito para toda a humanidade a história da criação, da caminhada de seus servos e o desfecho final de forma inequívoca e comprobatória da humanidade. A Palavra de Deus começou então ser passada a homens especiais através de inspiração divina e este a transcrevia visando deixar por escrito para toda a humanidade a história da criação, da caminhada de seus servos e o desfecho final de forma inequívoca e comprobatória da humanidade.

9 A PALAVRA DE DEUS PROSSEGUE VERBAL E ESCRITA Depois Deus continuou falando com os Seus servos e eles continuaram a transcrever as Suas Palavras até completar o Antigo Testamento Depois Deus continuou falando com os Seus servos e eles continuaram a transcrever as Suas Palavras até completar o Antigo Testamento

10 O PERÍODO INTERBÍBLICO O PERÍODO INTERBÍBLICO Esse período teve a duração de aproximadamente 450 anos. Normalmente se faz referência a esse tempo como uma época em que Deus esteve em silêncio para com o seu povo. Nenhum profeta de Deus se manifestou ou, pelo menos, nenhum deixou escritos que tenham sido considerados canônicos. Vamos examinar a situação da Palestina durante esse período, principalmente no que se refere aos impérios, governos, as relações de Israel com os povos vizinhos e as implicações religiosas e sociais destes elementos. Esse período teve a duração de aproximadamente 450 anos. Normalmente se faz referência a esse tempo como uma época em que Deus esteve em silêncio para com o seu povo. Nenhum profeta de Deus se manifestou ou, pelo menos, nenhum deixou escritos que tenham sido considerados canônicos. Vamos examinar a situação da Palestina durante esse período, principalmente no que se refere aos impérios, governos, as relações de Israel com os povos vizinhos e as implicações religiosas e sociais destes elementos. Colaboração de:

11 A PALVARA DE DEUS PRONUNCIADA PELO SEU FILHO JESUS Com o advento do nascimento e ministério de Jesus, Deus continuou falando pela boca do próprio Filho enquanto os escritores juntavam documentos para escrever sobre Ele e com os livros do Antigo Testamento. Com o advento do nascimento e ministério de Jesus, Deus continuou falando pela boca do próprio Filho enquanto os escritores juntavam documentos para escrever sobre Ele e com os livros do Antigo Testamento.

12 A PALAVRA DE DEUS FALADA COM ÍMPETO Depois de receber nos céus o Seu Filho Jesus, Deus continuou falando verbalmente, de forma mais intensa com a presença contundente do Espírito Santo - Atos 2 - enquanto os seus servos escreviam e montavam os livros do Novo Testamentos. Depois de receber nos céus o Seu Filho Jesus, Deus continuou falando verbalmente, de forma mais intensa com a presença contundente do Espírito Santo - Atos 2 - enquanto os seus servos escreviam e montavam os livros do Novo Testamentos.

13 DEUS CONTINUA FALANDO VERBAL E PELA ESCRITURA SAGRADA Deus continuou falando e está falando hoje da seguinte forma: Deus continuou falando e está falando hoje da seguinte forma: Verbal; Verbal; Na psyché; Na psyché; Através da Bíblia Sagrada. Através da Bíblia Sagrada.

14 DEUS FALA VEBALMENTE VOZ DE DEUS DIRETA VOZ DE DEUS DIRETA UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO DE DEUS COM OS SEUS SERVOS UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO DE DEUS COM OS SEUS SERVOS

15 DEUS FALA VEBALMENTE Usando a instrumentalidade de uma pessoa; Usando a instrumentalidade de uma pessoa; Através do ministérios de quem profetiza, 1 Co Através do ministérios de quem profetiza, 1 Co

16 SONHO DE REVELAÇÃO DIVINA SONHO DE REVELAÇÃO DIVINA UMA FORMA DE TOMARMOS CONHECIMENTO DO QUE DEUS NOS QUER FALAR ATRAVÉS DA NOSSA ALMA / ESPÍRITO UMA FORMA DE TOMARMOS CONHECIMENTO DO QUE DEUS NOS QUER FALAR ATRAVÉS DA NOSSA ALMA / ESPÍRITO DEUS FALA ATRAVÉS DA PSIQUÊ (a alma, o espírito, a mente)

17 BÍBLIA SAGRADA, UM CONTRATO IRREVOGÁVEL. BÍBLIA SAGRADA, UM CONTRATO IRREVOGÁVEL. UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO DE DEUS PARA A HUMANIDADE UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO DE DEUS PARA A HUMANIDADE A PALAVRA DE DEUS ESCRITA

18 BÍBLIA SAGRADA, UM CONTRATO COM TEMPO COM TEMPO DETERMINADO Depois do arrebatamento da igreja de Cristo, o que é em parte – A Bíblia Sagrada - será aniquilada, mas Deus continuará falando de forma verbal aos seus servos para todo o sempre. Depois do arrebatamento da igreja de Cristo, o que é em parte – A Bíblia Sagrada - será aniquilada, mas Deus continuará falando de forma verbal aos seus servos para todo o sempre.

19 O LIVRO DOS LIVROS O ÚNICO QUE É MAIS ATUAL DO QUE O JORNAL DE AMANHÃ O ÚNICO QUE É MAIS ATUAL DO QUE O JORNAL DE AMANHÃ A Bíblia Sagrada é o livro A Bíblia Sagrada é o livro Mais lido; Mais lido; Mais discutido; Mais discutido; Mais amado e Mais amado e Mais rejeitado do mundo. Mais rejeitado do mundo. Por isso sofre as mais diversas críticas dos leitores e curiosa. Por isso sofre as mais diversas críticas dos leitores e curiosa.

20 PRINCIPAIS CORRENTES PRINCIPAIS CORRENTES As posições mais conhecidas são: As posições mais conhecidas são: 1 – A Bíblia é uma obra literária – Este grupo defende que ela fora escrita apenas com inspiração humana; 1 – A Bíblia é uma obra literária – Este grupo defende que ela fora escrita apenas com inspiração humana; 2 – A Bíblia contém partes inspiradas – Aqui é considerada como um livro que conta com escritos mitológicos, históricos, romances, ação, etc., e tirando uma carona Deus colocou uma parte de sua Palavra em suas linhas; 2 – A Bíblia contém partes inspiradas – Aqui é considerada como um livro que conta com escritos mitológicos, históricos, romances, ação, etc., e tirando uma carona Deus colocou uma parte de sua Palavra em suas linhas; 3 – A Bíblia é a Palavra de Deus – Esta categoria diz que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus e coloca como referência 2 Tm – Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça. 3 – A Bíblia é a Palavra de Deus – Esta categoria diz que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus e coloca como referência 2 Tm – Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.

21 AS CARTAS ERAM INSPIRADAS AS CARTAS ERAM INSPIRADAS O próprio apóstolo Paulo afirma que recebia da parte de Deus e não dos homens as palavras que escrevia. O próprio apóstolo Paulo afirma que recebia da parte de Deus e não dos homens as palavras que escrevia. Ao discorrer as páginas de Paulo percebe-se clareza e convergência nos assuntos tratados, desde a Criação, passando pela Lei, a vida de Cristo, o arrebatamento da Igreja e a coroação final dos trabalhos dos obreiros do SENHOR. Ao discorrer as páginas de Paulo percebe-se clareza e convergência nos assuntos tratados, desde a Criação, passando pela Lei, a vida de Cristo, o arrebatamento da Igreja e a coroação final dos trabalhos dos obreiros do SENHOR. Com tanta precisão nos assuntos, fica caracterizada como inspirada por Deus. Com tanta precisão nos assuntos, fica caracterizada como inspirada por Deus. Paulo foi conservado por Deus com vida durante todo o tempo que foi necessário para escrever as suas epístolas. Paulo foi conservado por Deus com vida durante todo o tempo que foi necessário para escrever as suas epístolas.

22 EXIGÊNCIAS PARA UMA ESCRITURA SER CONSIDERADA PROCEDENTE DE DEUS EXIGÊNCIAS PARA UMA ESCRITURA SER CONSIDERADA PROCEDENTE DE DEUS Fidelidade exegética Deve ser transmitida corretamente desde a época em que foi originalmente escrita para obter-se uma representação exata do que Deus disse e fez. Fidelidade exegética Deve ser transmitida corretamente desde a época em que foi originalmente escrita para obter-se uma representação exata do que Deus disse e fez. Fidelidade histórica Deve tratar com muito cuidado de assuntos que citam pessoas e eventos históricos; não pode confundir homem, datas e eventos. Fidelidade histórica Deve tratar com muito cuidado de assuntos que citam pessoas e eventos históricos; não pode confundir homem, datas e eventos.

23 EVIDÊNCIAS QUE DEFINEM A BÍBLIA COMO INSPIRADA POR DEUS EVIDÊNCIAS QUE DEFINEM A BÍBLIA COMO INSPIRADA POR DEUS A afirmação de aptidão, 1 Tm 3.16; A afirmação de aptidão, 1 Tm 3.16; São Palavras do Espírito, 1 Co 2. 13; São Palavras do Espírito, 1 Co 2. 13; O termo: Está escrito,Mt 4.7 e em várias outras passagens; O termo: Está escrito,Mt 4.7 e em várias outras passagens; Jesus disse que o Antigo Testamento falava a Seu respeito, Lc 24.27; Jesus disse que o Antigo Testamento falava a Seu respeito, Lc 24.27; O Novo Testamento equipara a Palavra de Deus com a Escritura, Mt 21.42; O Novo Testamento equipara a Palavra de Deus com a Escritura, Mt 21.42; Nem uma parte ou letra pode ser suprimida, Mt Nem uma parte ou letra pode ser suprimida, Mt 5.16.

24 TESTEMUNHOS

25 Para os apologistas da segunda metade do século II sustentavam a inspiração divina e inerrante das Escrituras. Para os apologistas da segunda metade do século II sustentavam a inspiração divina e inerrante das Escrituras.

26 Para Tertuliano afirmava que só o que estava escrito nela era útil e que Ela era a própria voz de Deus. Para Tertuliano afirmava que só o que estava escrito nela era útil e que Ela era a própria voz de Deus.

27 Para Orígenes dizia que a inspiração era tamanha que alcançava até os iotas. Para Orígenes dizia que a inspiração era tamanha que alcançava até os iotas.

28 Para Martinho Lutero e os Reformadores diziam que a Bíblia era a única autoridade para a Igreja. Para Martinho Lutero e os Reformadores diziam que a Bíblia era a única autoridade para a Igreja.

29 Para João Calvino Deus é o autor de todas Escrituras Para João Calvino Deus é o autor de todas Escrituras

30 PARA NÓS...

31 ?


Carregar ppt "Ev. Enoque Rodrigues Nogueira Para o culto em PCE-1 em 24 de agosto de 2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google