A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA ESCOLÁSTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA ESCOLÁSTICA"— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA ESCOLÁSTICA
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Professor: Dejalma Cremonese Aluna: Cristiane Andréia Dalazen FILOSOFIA ESCOLÁSTICA Ijuí, Junho de 2008.

2 1 - O Que é a Escolástica ? Ensino teológico-filosófico da doutrina aristotélico –tomista; Conjunto de elaborações filosóficas dos doutores da Igreja; Ministrada nos conventos, catedrais e universidades européias; Na Idade Média e no Renascimento;

3 2- Características Gerais
Relação entre fé e razão, desejo e pensamento e probabilidade da existência de Deus; Verdades da fé com a razão humana; Revigoração da religiosidade através de argumentos intelectuais; Obediência aos princípios cristãos; Difusão de valores e costumes doutrinados pela Igreja;

4 2- Características Gerais
Filosofia racional e religiosa - Razão x Fé; Conteúdo filosófico na obra dos doutores da Igreja e dos escolásticos; Demonstrar que a igreja, já havia estabelecido a Verdade; Surgiu em um mundo cristão; Pressupostos eram as crenças básicas em que o mundo então se fundamentava.

5 2- Características Gerais
Idéias de Deus uno e trino; criação do mundo; imortalidade pessoal; homem à imagem e semelhança de Deus. Noções da história implícita no relato bíblico; pecado original; redenção e juízo final; Idéias religiosas que provocavam especulações tipicamente metafísicas ou filosóficas.

6 3- Sociedade Medieval A Escolástica influenciou a sociedade medieval em seu universo mental, social e cultural; Renovação dos dogmas católicos unindo a fé a razão; Ensinou e rezou os bons costumes

7 4- Espírito da Escolástica
Se desenvolve em dois elementos — a auctoritas e a ratio. Auctoritas: Eram citações da Bíblia, dos Padres da Igreja, dos Concílios mas, sobretudo, citações de Aristóteles. Ratio: Análises conceituais; o sentido das doutrinas recebidas; o valor e, sendo possível, conciliá-las.

8 5. Evolução Histórica A alienação, na sujeição ao dogma;
A consciência da alienação, na doutrina das duas verdades; A negação da alienação, na ruptura entre razão e fé, e na afirmação de que o real, natureza e história, é racional. A decadência, a partir do século XIII, exacerbou seus caracteres formais; As verdades da fé consideradas inacessíveis à razão.

9 6- Escolásticos Bagagem intelectual considerável;
Membros da Igreja, pedagogos e doutrinários; Escritores e copiadores de obras, literárias e filosóficas, influenciadas pelos escritos bíblicos e greco-romanos; Harmonizaram as doutrinas ortodoxas da Igreja em argumentações não ortodoxas; Fundamentaram as crenças na razão.

10 6.1 Principais Nomes do Pensamento Escolástico:

11 Alcuíno de York ( ): Monge beneditino, poeta, professor e sacerdote católico; Estudou na Escola Catedral de York. Ali criou uma das melhores bibliotecas da Europa; Fundou o Palácio-escola de Aix-la Chapelle; Contribuiu para a Renascença Carolíngia; Patrono das universidades cristãs.

12 6.1.2 Santo Anselmo ( ): Seguiu a carreira religiosa, fez estudos clássicos e escreveu sempre em latim. Considerado um dos iniciadores da tradição escolástica. Desenvolveu uma linha de pensamento chamada de argumento ontológico Influenciou muito o pensamento teológico posterior.

13 6.1.3 – Pedro Lombardo: Nasceu por volta de 1100 e faleceu entre 1160 e 1164; Estudou em Bolonha, Reims e Paris; Professor na escola de Notre Dame em Paris. A sua obra mais célebre é o Libri quatuor sententiarum ou Sentençass

14 São Bernardo ( ): Monge Cisterciense, grande propagador da Ordem e defensor da Igreja; Uma das personalidades mais influentes do séc. XII; Interveio em assuntos públicos, defendeu direitos da Igreja e aconselhou papas e reis; Defensor de uma linha tradicionalista; Fundou 72 mosteiros.

15 6.1.5-Santo Alberto Magno (1200-1280):
Defesa da coexistência pacífica da ciência e religião; Maior filósofo e teólogo alemão da Idade Média; Primeiro intelectual medieval a aplicar a filosofia de Aristóteles no pensamento cristão; "Doutor Universal".

16 6.1.6 –São Boaventura ( ): Um dos maiores representantes do augustinismo filosófico e teológico; Teólogo e pensador cristocêntrico; Estudou em Paris e leu obras ou excertos dos escritos de Aristóteles; A sua principal obra é o "Commentarium in quattuor libros Sententiarum Petri Lombardi.

17 6.1.7 – São Tomás de Aquino: A escolástica chega ao seu ápice com Tomás de Aquino. Adquire plena consciência dos poderes da razão, e proporciona finalmente ao pensamento cristão uma filosofia.

18 6.1.7 – São Tomás de Aquino Filosofia como uma disciplina essencialmente teorética, para resolver o problema do mundo. Filosofia distinta da teologia, - não oposta - visto ser o conteúdo da teologia arcano e revelado, o da filosofia evidente e racional. A verdade lógica não está nas coisas e nem sequer no mero intelecto, mas na adequação entre a coisa e o intelecto.

19 As obras do Aquinate dividem-se em quatro grupos:
1- Comentários: à lógica, à física, à metafísica, à ética de Aristóteles; à Sagrada Escritura, etc. 2-Sumas: Suma Contra os Gentios, Suma Teológica. 3.Questões: Questões Disputadas (Da verdade , Da alma, Do mal , etc.). 4.Opúsculos: Da Unidade do Intelecto, Contra os Averroístas , Da Eternidade do Mundo , etc.

20 6.1.8 – João Duns Scotus Seu pensamento é agostiniano;
Contrário a São Tomás de Aquino no enfoque da relação entre a razão e a fé; Seu pensamento é agostiniano; As verdades da fé não poderiam ser compreendidas pela razão. A filosofia deveria deixar de ser uma serva da teologia, como vinha ocorrendo ao longo de toda a Idade Média e adquirir autonomia.

21 7 - Bibliografia http://www.correiodatarde.com.br/artigos/5311.

22 7 - Bibliografia


Carregar ppt "FILOSOFIA ESCOLÁSTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google