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Pesquisa de Clima 2013.

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Apresentação em tema: "Pesquisa de Clima 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de Clima 2013

2 SOBRE A PESQUISA LINHA DO TEMPO
O diagnóstico de Clima Organizacional é um processo que permite identificar as fortalezas e oportunidades percebidas pelos empregados em seu ambiente de trabalho. Os resultados obtidos contribuem para uma melhor tomada de decisões com relação às seguintes dimensões: 25/04 08/05 17/05 31/05 04/06 21/06 Cultura Organizacional Comunicação Organizacional Administração de Recursos Impacto da Formação Conhecimento dos Objetivos Clima Organizacional Trabalho em Equipe Orientação para o Cliente Desenvolvimento Profissional Alcance dos Resultados COMPROMETIMENTO Credibilidade Motivação A

3 DIMENSÕES DA PESQUISA DIMENSÃO TEMAS ABORDADOS
ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS Recursos, Pessoas, Infra, Remuneração e Benefícios ALCANCE DE RESULTADOS Orientação, Gestão, Organização, Processos CLIMA ORGANIZACIONAL Bem Estar, Futuro, Orgulho, Qualidade de Vida, Estabilidade, Segurança, Satisfação, Motivação COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Gestão, Área, Empresa, Equipe CONHECIMENTO DOS OBJETIVOS Direcionamento do Gestor, Participação do Colaborador, Definição de Objetivos CULTURA ORGANIZACIONAL Comunidade, Confiança, Ética, Igualdade de Tratamento e Oportunidades, Respeito, identificação Valores e Missão, Inclusão DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Retenção, Oportunidades, Desempenho, Reconhecimento, Gestão, Feedback O IMPACTO DA FORMAÇÃO Oferta e Programas de Capacitação ORIENTAÇÃO PARA O CLIENTE Compromisso, Solução de Problemas, Processos para resolução de problemas, Produtos, Orientação ao Cliente TRABALHO EM EQUIPE Equipe, Área, Gestão, Reconhecimento da Contribuição Individual, Compromisso de todos, Integração 3

4 SOBRE A PESQUISA LINHA DO TEMPO
Com base nestas dimensões, a pesquisa realizada avalia : Qualidade (péssimo > excelente), Execução ( nunca > sempre), Preferência (discorda totalmente > concorda totalmente) Para interpretação dos resultados, utilizamos os seguintes critérios: FORTALEZAS em verde (acima de 80%) OPORTUNIDADES em amarelo (entre 70% e 79%) PONTOS DE ATENÇÃO em vermelho (abaixo de 70%) 25/04 08/05 17/05 17/05 31/05 04/06 21/06 Onde queremos chegar! A

5 DADOS Período de Realização 18/03 até 02/04 População Respondente
NET = (82% do total) Regional SP = (78% do total) Regional Leste = (80% do total) Regional Sul = (89% do total) MSO = (91% do total) SITE = (84% do total) Recursos Questionário único composto por 76 questões Formato online Elaborado pela América Móvil e aplicado às 3 empresas do Grupo Obs.: não há comparação possível entre a Pesquisa anterior realizada em 2010 com a GPTW, dado que a base de questões e dimensões não são as mesmas. 5

6 Cronograma Resumido Planejamento da Pesquisa de Clima
jan/13 Planejamento da Pesquisa de Clima Aplicação da Pesquisa de Clima Analise dos Resultados Apresentação dos Resultados Construção dos Planos de Ações Apresentação dos Plano de Ações Status periódico dos Planos de Ações Relatório final “Prestação de Contas” mar/13 dez/13 fev/14 abr/14 mai/13 set/13 jun/13 ago/13 jul/13 6

7 RESULTADOS GERAIS

8 Diretorias Executivas

9 Regionais, MSO e Site

10 PONTOS FORTES E OPORTUNIDADES

11 PONTOS FORTES - NET RESPOSTAS TOTAL
Compreendo como meu trabalho contribui para os resultados da minha área 96% Eu acredito no futuro da Empresa 88% Existem objetivos definidos em minha área de trabalho A comunicação com meus companheiros de área favorece o desenvolvimento do meu trabalho 86% Os objetivos são claros e orientam minhas atividades de trabalho 85% Os produtos e serviços da Empresa têm uma qualidade superior à dos oferecidos no mercado 84% A capacitação oferecida pela Empresa contribui e melhora o meu desempenho a minha função 82% A capacitação que tive no último ano na Empresa é aplicada diretamente no meu trabalho 81% Sinto-me motivado a cumprir com as minhas responsabilidades Na minha área de trabalho enfrentamos os desafios com atitude positiva 80% 11

12 OPORTUNIDADES - NET RESPOSTAS TOTAL
As diferentes áreas da Empresa colaboram umas com as outras 32% Na empresa os processos de trabalho são simples, integrados e sem burocracia 35% A Empresa é eficiente na retenção de seus Talentos 40% Na Empresa há programas estruturados para reconhecimento aos colaboradores com contribuição diferenciada 46% Sua remuneração está compatível com seu cargo e com seu desempenho 47% Existe comunicação efetiva entre a minha área de trabalho e o nível executivo da Diretoria a qual pertenço 49% A empresa se preocupa com o bem estar dos seus Colaboradores 50% Conheço a política de Mobilidade Interna e Remuneração (mérito e promoção) da Empresa 53% Na minha área existe igualdade de oportunidades para todos A Empresa estimula o autodesenvolvimento dos seus Colaboradores 55% 12

13 REGIONAL LESTE

14 Operações – Regional Leste

15 Áreas – Regional Leste Obs.: As Áreas não reportadas não atingiram a quantidade de respondentes mínima para divulgação (10 respondentes)

16 GOIANIA

17 ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS
17

18 ALCANCE DOS RESULTADOS
18

19 CLIMA ORGANIZACIONAL 19

20 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
20

21 CONHECIMENTO DOS OBJETIVOS
21

22 CULTURA ORGANIZACIONAL
22

23 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
23

24 O IMPACTO DA FORMAÇÃO 24

25 ORIENTAÇÃO PARA O CLIENTE
25

26 TRABALHO EM EQUIPE 26

27 PRÓXIMOS PASSOS

28 LINHA DO TEMPO LINHA DO TEMPO 10/06 01/07 a 15/07
Apresentação dos resultados da Pesquisa para Diretoria e liderança direta 10/06 19/07 a 02/08 Construção dos Planos de Ações 05/08 Recebimento dos Planos de Ação pela área de RH 06/08 a 16/08 Apresentação dos Planos de Ações para Diretoria da área 19/08 a 23/08 Apresentação/Comunicação dos Planos de Ações para para os colaboradores 01/09 Acompanhamento mensal da evolução dos Planos de Ações aprovados. 01/07 a 15/07 Definição das questões a serem trabalhadas nos planos de ação 01/07 a 15/07 Apresentação dos resultados para toda a equipe 15/07 a 19/07 Formação dos Comitês de Clima para construção dos Planos de Ações 01/11 Reporte bimensal aos colaboradores dos status dos Planos de Ações FEV/2014 Início dos preparativos para próxima pesquisa de clima MAR/2014 Divulgação da próxima pesquisa de clima ABR/2014 Realização da próxima pesquisa de clima JAN/14 Reporte bimensal aos colaboradores dos status dos Planos de Ações A MAR/14 Reporte bimensal aos colaboradores dos status dos Planos de Ações

29 Comitês de Clima - Ações Globais e Regionais
Colaboradores com mais de 01 ano de tempo de casa Obrigatório a presença de um colaborador da área de RH Serão indicados 09 colaboradores (Comitê Institucional) e 07 (Comitê Regional e Site) Participação Periodicidade 3 encontros presenciais (membros deverão dar prioridade nas agendas) Constante trocas entre os membros do comitê Encontros conduzidos por T&D/RH De 3 a 5 ações prioritárias definidas. Suporte e acompanhamento do RH. Colaborador do RH será ponto focal do grupo e interlocutor junto à T&D Os membros do Comitê elegeram o “líder” do grupo Plano de Ações Acompanhamento Membros do Comitê definem quais indicadores serão utilizados. RH acompanhará a frequência de realização dos encontros. T&D mapeará as ações propostas e fará a analise de convergência dos Comitês.

30 Comitês de Clima - Locais (por Diretoria)
Participação Colaboradores com mais de 01 ano de tempo de casa Obrigatório a presença do consultor interno de RH Periodicidade 3 encontros presenciais (membros deverão dar prioridade nas agendas) Constante trocas entre os membros do comitê Encontros conduzidos pelo líder do grupo e apoiados por RH De 3 a 5 ações prioritárias a serem definidas Suporte e acompanhamento do RH Colaborador do RH será ponto focal do grupo e interlocutor junto à Diretoria da área Os membros do Comitê devem eleger o “líder” do grupo Plano de Ações Acompanhamento Membros do Comitê definem quais indicadores serão utilizados RH acompanhará a frequência de realização dos encontros e reportará para Diretoria da área

31 Indicadores de Mensuração
Modelo de Plano de Ação Dimensão Questão Resultado na Pesquisa Ações Propostas Indicadores de Mensuração Responsável Prazos A


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