A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A VARANDA DO FRANGIPANI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A VARANDA DO FRANGIPANI"— Transcrição da apresentação:

1 A VARANDA DO FRANGIPANI
MIA COUTO

2 APRESENTAÇÃO ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL NOS APROXIMAR DA CULTURA AFRICANA, DESVENDANDO ASSIM, ALGUNS DE SEUS “MISTÉRIOS”.

3 O PANGOLIM QUE IMPORTÂNCIA TEM O PANGOLIM PARA ERMELINDO?
VÁ À PÁG. 13 E EXPLIQUE A FALA DO PANGOLIM, QUANDO ESTE DIZ “MESMO NO MEIO DESTES DESTROÇOS NASCERAM FLORES SILVESTRES.” O QUE SERIAM OS DESTROÇOS E AS FLORES, DENTRO DO CONTEXTO?

4 O XIPOCO EXPLIQUE O QUE É UM XIPOCO.

5 O kalakavuma O que vem a ser o kalakavuma? Qual a sua importância na história?

6 O RITUAL Na pág. 35, Nãozinha realiza um ritual para ouvir um espírito. Qual a importância desse espírito para a história?

7 A relação Que relação há entre Izidine e Ermelindo?

8 A fragrância Que importância tem a fragrância das flores do frangipani para a vida dos velhinhos que moram no asilo?

9 A tradição Nas páginas 46 e 47, há uma explicação interessante de Nhonhoso sobre o ritual da morte. Comente-a. Vá até o site e leia o ritual da morte dos yorubás. Após a leitura, identifique semelhanças entre o texto do site e o que nos transmite a obra de Mia Couto.

10 Izidine e Ermelindo Há momentos na história em que o discurso de Izidine é substituído pelo de Ermelindo. Transcreva um desses momentos.

11 O assassino Na aventura policial, vários são os indícios que nos levam a descobrir o verdadeiro assassino. Transcreva um desses indícios e diga quem era o verdadeiro assassino e os motivos que o levaram a cometer o crime.

12 A guerra Que relação há entre Vasto Excelêncio e a guerra civil em Moçambique?

13 A relação Brasil-África
Há vários traços em comum entre Brasil e África. Identifique um desses traços presentes hoje,no Brasil, o qual é descrito na obra.

14 Conclusão Escreva um pequeno texto opinativo que responda à seguinte pergunta-tema: A guerra é a melhor solução para um problema político?

15 ORIENTAÇÕES RESPONDA ÀS QUESTÕES NA ORDEM EM QUE FORAM APRESENTADAS;
Imprima-o. Faça a capa e apresentação de acordo com a Metodologia Científica. O PRAZO FINAL PARA ENTREGA É 03/09/10; NÃO UTILIZE PALAVRAS ABREVIADAS; Identifique-se com nome completo, turma e nº de chamada; O seu texto final deverá ser lido para a sala a partir da segunda semana de agosto. Traga-o impresso para a aula. Você receberá sua nota, com observações, se necessário, também via . Esse trabalho é individual e tem o valor de 0,0 a 10,0. Essa nota será integrada à média de Instrumentos de LITERATURA e LABTEX . CASO TENHA DÚVIDAS, TIRE-AS VIA OU EM SALA. BOM TRABALHO!


Carregar ppt "A VARANDA DO FRANGIPANI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google