A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAFÉ COM TEOLOGIA – APOCALIPSE CARTA À IGREJA EM PÉRGAMO APOCALIPSE 2.12 – 17. Apocalipse 2.13Sei onde você vive - onde está o trono de Satanás. Contudo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAFÉ COM TEOLOGIA – APOCALIPSE CARTA À IGREJA EM PÉRGAMO APOCALIPSE 2.12 – 17. Apocalipse 2.13Sei onde você vive - onde está o trono de Satanás. Contudo,"— Transcrição da apresentação:

1 CAFÉ COM TEOLOGIA – APOCALIPSE CARTA À IGREJA EM PÉRGAMO APOCALIPSE 2.12 – 17. Apocalipse 2.13Sei onde você vive - onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita. Apocalipse 2.13

2 1. A Rota do Mensageiro O mensageiro que levava as cartas de Patmos, recebeu uma rota tranquila de ser realizada. Passou por Eféso, que era o porto mais próximo de Patmos. Depois, subiu ao norte para Esmirna, e depois, subiu mais ao norte ainda, cerca de 80 Km, até chegar a Pérgamo. Depois, bastava ao mensageiro descer em direção às outras igrejas...

3

4 2. Como era Pérgamo? Pérgamo foi a cidade mais importante de uma antiga região conhecida como Mísia. Tinha uma biblioteca fantástica, fundada no sec. II a.C. Neste tempo, o rei do Egito proibiu a exportação de papiro, o que levou o rei Eumenes a mandar aperfeiçoar o couro de cabrito, de forma que ele pudesse ser usado como material para escrever. A invenção foi tão impressionante, e tão superior ao papiro, que substituiu a este como material corrente para a escrita. A invenção recebeu o nome de pergaminho, em homenagem a Pérgamo. A biblioteca chegou a ter mais de volumes armazenados, mas ela foi doada a Cleópatra para compor a grande biblioteca de Alexandria.

5 A segunda, e mais impressionante característica da cidade à época de João, era o fato de possuir o maior número de templos de adoração a deuses distintos. Haviam templos dedicados à Zeus, à Afrodite, à Atenas, à Dionísio, à Esculápio, e o primeiro templo dedicado ao culto ao imperador, fora de Roma. Era de fato uma cidade idólatra, e totalmente tolerante com deuses diversos. O problema era que essa tolerância devia ser aceita por todos, de forma que todos os habitantes de Pérgamo tinham que adorar pelo menos dois deuses: o imperador e qualquer outro deus. Pérgamo se orgulhava de ostentar a adoração ao imperador e não permitia que ninguém se furtasse a ela. Nesta cidade, a perseguição contra a igreja também floresceu, mas não foi a maior inimiga da igreja.

6 3. Auto-apresentação Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes: Jesus está dizendo que ele é aquele que tem o monopólio da Palavra de Deus. A espada já era símbolo conhecido pela igreja representando a Palavra de Deus (Os 6.5; Ef 6.17; Hb 4.12). O que Jesus queria que a igreja entendessem era: no meio de tantas vozes distintas, continuem ouvindo as minhas palavras. Elas são as únicas capazes de penetrar o coração, cortando aquilo que fato não presta. Só as minhas palavras podem produzir verdadeira vida. Mantenham-se fieis às minhas palavras. Elas os salvarão, e condenarão os que não as ouvirem (Is 55.11). Cuidado com as palavras que parecem minhas, mas não são... Esta é uma apresentação para a igreja, e não para a cidade.

7 4. Elogio Sei onde você vive - onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita. O Senhor sabe que esta igreja está situada em um local muito difícil: o trono de Satanás. O que é o trono de satanás? Pérgamo era o trono de Satanás por que lá satanás tinha acesso direto ao coração das pessoas. Qual o deus de alguém que adora dois deuses? As pessoas adoravam a si mesmas acima de qualquer coisa. E faziam deuses segundo sua própria vontade, especialmente para seus próprios prazeres. O que as pessoas queriam era poder ter a vida que sempre desejaram: sem perseguição, sem sofrimento, com conforto, com prazeres, sem cobrança.

8 O trono de satanás é o local onde satanás cegou de tal forma os corações das pessoas, que a única preocupação delas é: seu prazer espiritual, intelectual e físico! Neste lugar, uma igreja que procura primeiro a vontade e o prazer de um único Deus, e do próximo, só pode ser perseguida. Ela levantou o nome de Jesus, pregando-o, e manteve-se fiel quando foi confrontada com a negação de Cristo. Você já negou a Cristo alguma vez? Pérgamo não fez isso. Sempre foi fiel. E tal fidelidade gerou um mártir: Antipas. Não sabemos nada sobre Antipas, a não ser que ele é chamado de minha fiel testemunha! Precisa saber mais alguma coisa? Você seria chamado assim por Jesus? Como Jesus identificaria você, se fosse falar sobre você hoje? Qual sua maior característica? Provavelmente Antipas (Contra + Tudo) foi morto porque tomou posição firme contra os erros da cidade e da própria igreja. Leais são as feridas feitas por quem ama (Pv 27.6).

9 5. Repreensão No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual. A censura não atinge os cristãos fieis, mas atinge a igreja. Por que? Porque a igreja é um corpo. Não dá pra separar os certos dos errados. Uma igreja tem de tudo Ter poucas coisas (óliga) contra, não quer dizer que não sejam graves. É melhor do que ter muitas, mas ainda é grave. A igreja foi assaltada por uma doutrina (didachê) que se tornou agradável a alguns membros. Eles são cristãos, mas tem uma doutrina estranha. Cuidado com doutrinas estranhas!

10 A doutrina de Balaão nasce em Números 22 a 24. Balaão foi um adivinho contratado para amaldiçoar o povo, mas Deus não permitiu que ele assim o fizesse. Ele obedeceu aparentemente ao Senhor, mas arranjou um jeito de fazer sua vontade. Ele amou o mundo e o que o mundo oferecia a ele (I Pe 2.15,16). O jeito que Balaão elaborou foi uma espécie de brecha na fé em Deus. Se ninguém é poderoso para amaldiçoar o povo de Deus, trabalhe para que o povo de Deus amaldiçoe a si mesmo. Como? I João 2.15 – 17 Se o povo de Deus amar o mundo, o amor do Pai não está nele. É regra matemática. É regra lógica. O que significa amar o mundo? Neste caso de Pérgamo, significa comer comida sacrificadas a ídolos e praticar imoralidade sexual. Na realidade, o problema não é o comer a comida em si (I Co ), mas comer a comida para participar do prazer que a comida traz, que o ambiente me proporciona.

11 O que está em jogo é a motivação do coração que come. A motivação é o que determina o grau de amor ao mundo e amor a Deus que está em jogo. Comer a comida sacrificada aos ídolos sem ser para cumprir a vontade do Senhor, é o primeiro passo de quem está amando ao mundo mais do que ao Senhor. É apenas o primeiro, porque tal ato não configura pecado em si mesmo, mas já indica que a seriedade de Deus está deixando de estar presente. É o começo do famoso não tem nada a ver. O passo seguinte é a prática da imoralidade sexual. A imoralidade sexual, diferente do comer comidas sacrificadas, já é pecaminoso em si mesmo. Mas quando a doutrina de Balaão está em ação, as pessoas caminham em uma onda ascendente de pecado. Elas vão perdendo a consciência do que deve e do que pode ser feito. Se escudam na sua liberdade pessoal de escolha. E o pecado fica relativizado. O coração foi contaminado!

12 Exemplos da doutrina de Balaão em ação dentro da igreja: 1.Orar para ser visto pelos homens – Andar sempre orgulhoso diante dos outros, desprezando-os; 2.Usar a internet sem edificação alguma – Navegar em sites impróprios, conversas sedutoras, mentiras diversas; 3.Fazer todas as correntes possíveis e imagináveis para resolver seus próprios problemas – Exigir de Deus que Ele faça sua vontade, ficando chateado quando isso não acontece; 4.Dançar para mostrar sua habilidade e sua sensualidade – Dançar em uma festa ou show onde estão presentes a droga, a imoralidade e conteúdo impróprio; 5.Etc e etc e etc... Na doutrina de Balaão, tudo é erro. É um desvio da verdade que sai da boca de Cristo. Tais desvios precisam ser abandonados urgentemente! Contaminam o coração, e a igreja...


Carregar ppt "CAFÉ COM TEOLOGIA – APOCALIPSE CARTA À IGREJA EM PÉRGAMO APOCALIPSE 2.12 – 17. Apocalipse 2.13Sei onde você vive - onde está o trono de Satanás. Contudo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google