A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAFÉ COM TEOLOGIA – APOCALIPSE CARTA À IGREJA EM ESMIRNA APOCALIPSE 2.8 – 11 Se fiel até à morte, e eu lhe darei a coroa da vida. Apocalipse 2.10.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAFÉ COM TEOLOGIA – APOCALIPSE CARTA À IGREJA EM ESMIRNA APOCALIPSE 2.8 – 11 Se fiel até à morte, e eu lhe darei a coroa da vida. Apocalipse 2.10."— Transcrição da apresentação:

1 CAFÉ COM TEOLOGIA – APOCALIPSE CARTA À IGREJA EM ESMIRNA APOCALIPSE 2.8 – 11 Se fiel até à morte, e eu lhe darei a coroa da vida. Apocalipse 2.10

2 1. Que igreja é essa? Esmirna também era uma cidade importante da província romana da Ásia. Distava 50 Km de Éfeso, e rivalizava com esta o direito de ser a mais importante cidade da Ásia. Era uma cidade rica, certamente, mas extremamente intolerante para com o evangelho. E esta intolerância gerou extrema perseguição para com os crentes de Esmirna. E a perseguição trouxe profundo sofrimento. Por isso Jesus escreve esta carta, preparando a sua Igreja, e todos os seus servos, para o sofrimento da vida neste mundo.. á inserida!

3 2. Auto-apresentação Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver: Jesus está dizendo: Eu sou o Eterno, Eu sou Deus (Is 44.6; 48.12). Nosso Senhor é aquele que está além do tempo. Na realidade, ele mesmo controla o tempo. Ao dizer que é o eterno, Ele diz que é o que produz todas as coisas, por isso ele é o primeiro. Sem ele, nada do que foi feito se fez. Nada acontece se não for por causa de Jesus. Nem por ocasião da criação, nem na continuidade dela. Ele é o primeiro, a causa única de todas as coisas. Não fomos nós, nem o destino, nem o diabo, os causadores das coisas que acontecem. Tudo tem existência em Cristo Jesus. Não faça as coisas pensando que foi o seu braço, a sua inteligência que lhe permitiu conseguir seus objetivos, ou que lhe forneceu condições de execução. Não!!! Tudo o que você é e tudo o que você tem, origina-se naquele que é o primeiro.

4 Mas não apenas ele é o primeiro, como ele também é o último. Isto quer dizer que ele é o objetivo único de todas as coisas. Tudo culmina e culminará em Cristo. Tudo é dedicado à sua glória. Tudo foi feito para ele (Rm 11.36). Tudo o que você fizer, não faça para você mesmo, para a sua própria glória e satisfação, ou apenas para o seu bem e bem de seus familiares e semelhantes. Não!!! Faça tudo para Jesus, aquele que o último, o objetivo final de nossas vidas. A Igreja de Esmirna precisava conhecer Jesus como o primeiro e o último para entender que as situações que os crentes estavam vivendo, e que ainda iriam viver, possuíam origem e objetivo em Cristo Jesus! Isto leva a igreja a concluir que a sua tribulação, o seu sofrimento nunca é vão.

5 Eu sou aquele esteve morto e tornou a viver: Quando Jesus completa sua auto apresentação, ele deseja ensinar à Igreja que o sofrimento dos crentes de Esmirna seria intenso e conduziria à morte. Este é o maior sofrimento que se abate sobre o ser humano. É o que mais tira a esperança. Por isso Jesus diz à igreja: Eu sei que a morte é dura e dói profundamente. Eu a experimentei! Mas tenham certeza de uma coisa: Eu venci a morte. Estive morto e tornei a viver. Por isso a Igreja pode confessar I Co Ela caminha na esperança, mesmo em face da morte. Esse é o Senhor da igreja: tanto de Esmirna, quanto nosso = o primeiro e o último; e o que venceu a morte. Só esta apresentação, já é consolo.

6 3. Elogio Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás. O Senhor conhece três coisas sobre essa igreja: 1.Sua luta, tribulação (θλιψιν - tlipsis). Essa igreja estava continuamente enfrentando dificuldades e perseguições. Mas todas elas eram do conhecimento do seu Senhor. Nunca passaram despercebidas ao Rei dos reis. O Senhor conhece cada luta do seu povo. 2.Ele conhece a pobreza (πτωχειαν – ptocheian). Essa igreja perdeu seus bens e sua tranquilidade. Pobreza aqui é sinônimo de sofrimento, de penúria, de perda. Uma igreja que tinha e perdeu. A pobreza se torna sofrimento maior, porque a perseguição gera perda. A perda dói, mas o Senhor conhece essa dor.

7 Mas antes mesmo de continuar, o Senhor faz uma observação fantástica. Não se trata de um consolo, mas de uma demonstração. Você está pobre, mas você é rico (πλουσιος – plousios). Essa palavra significa saudável. Traduzir como rico é sentido figurado. O que está em jogo é reconhecer que a igreja, apesar de perder suas posses, saúde fisíca, vidas, etc, não perdeu sua saúde espiritual. Por isso era uma igreja rica (Mt ). O Senhor está só constatando essa verdade. Esmirna era uma igreja exemplar! 3. Ele conhece a blasfêmia, a acusação, a difamação (βλασφημιαν) dos perseguidores. Os judeus aqui são aqueles que se diziam filhos de Deus! Mas não eram filhos de Deus, e sim reunião de Satanás, pois trabalhavam a serviço do diabo. Uma igreja que não trabalha a serviço do Senhor, só pode servir ao diabo. A maior obra do diabo é usar a própria igreja para perseguir os verdadeiros filhos de Deus!

8 Não temas as coisas que tens de sofrer.. Eu não sei quem inventou a idéia de que tornar-se crente é ver-se livre do sofrimento!! Como esta mensagem enganosa tem sido pregada em púlpitos evangélicos. A chamada teologia da prosperidade é um câncer diabólico no meio do povo de Deus, que tem causado grandes estragos até nossos dias. A idéia da benção fácil, da oração milagrosa, da compra da benção de Deus, da libertação milagrosa, não fazem parte da mensagem integral do evangelho. E o pior, quando abrimos a Palavra, Descobrimos que o sofrimento, esse sim, faz parte da vida cristã. Paulo nos diz em Fp , que sofrer por causa do evangelho, por causa do Senhor, é graça de Deus. Como crer é graça, sofrer também é graça. Veja por exemplo II Tm A piedade e a perseguição, o sofrimento, são irmãos. E é por esta causa que Esmirna tem tribulação. Porque é uma igreja piedosa, fiel.

9 TODO SOFRIMENTO TEM UM PROPÓSITO Mas Jesus também ensina que todo sofrimento tem um propósito. Nenhum crente fiel sofre em vão. Jesus nos ensina nesta carta, que a perseguição, o sofrimento, tem o objetivo de nos provar. Deus envia a tribulação sobre o seu povo para o provar. E muitas das vezes, nem todas, o agente causador do sofrimento é o próprio diabo, como é o caso da igreja de Esmirna. Veja bem o V. 10: o diabo está para lançar em prisão alguns de vós. O diabo é terrível. Ele é destruidor, mentiroso, homicida, sedutor, injusto, traiçoeiro, cruel, e toda sorte de coisas ruins que você conseguir pensar. Ele realmente causa sofrimento e dor. Não é invencionice, como quer o padre Quevedo. Quando ele persegui a Jó, trouxe profundo sofrimento àquele servo de Deus. Roubou-lhe os bens, matou-lhe os filhos, tirou-lhe a saúde. Ele queria destruir a Jó. E ele cria que conseguiria seu objetivo. não sei piedosa, fiel.

10 Da mesma forma, quando ele lança os crentes de Esmirna na prisão, ele quer destruir a igreja, quer impedí-la de agir. De cumprir seu propósito. E ele cria que conseguiria seu objetivo. Mas irmãos, mesmo sendo mau, destruidor, causador de sofrimento, ele é apenas um dos agentes de Deus. Inclusive quando causa sofrimento ao povo de Deus, ele está trabalhando para o Senhor. Na realidade, ele um servo que cumpre a vontade de Deus, mesmo quando ele não quer fazer isso. Porque é muito mais fácil transferir para o maligno a responsabilidade sobre o sofrimento? Porque é mais fácil proteger-se do inimigo do que de Deus. É mais fácil aprender orações de libertação, ter materiais ungidos e abençoados em casa, freqüentar cultos do descarrego, ungir a casa com óleo santo, crendo que estaremos protegidos contra o sofrimento. Estas coisas visualizáveis e audíveis dão mais força interior na hora do sofrimento. A igreja medieval descobriu e praticou isto durante séculos. Mas este não é o ensino bíblico. fiel.

11 Veja em I Pe como o crente, como a igreja deve relacionar-se com o sofrimento: Esta claro que o sofrimento é destinado a provar-nos; Deve ser suportado com alegria; Quem é provado é bem-aventurado; Ninguém deve sofrer motivado pelos seus próprios pecados; Quem sofre deve glorificar a Deus; Quem sofre deve sofrer praticando o bem Ah!! Que diferença daqueles que sofrem lamentando-se continuamente; ou dos que sofrem amaldiçoando o diabo, e fazendo mil e uma mágicas para se verem livres dele. Que compreensão errônea sobre o sofrer

12 Não temas as coisas que tens de sofrer. Não temas foram as palavras que ele disse a João em 1.17 = Não temas, eu sou o primeiro e o último. Palavras ditas a um exilado, separado de sua família, de sua igreja, de seus queridos. Alguém que estava sofrendo pela solidão. Não tenha medo quando tiveres que passar por qualquer tipo de sofrimento ou provação. Não tenha medo porque Jesus sempre estará com você. Exemplos bíblicos: Moisés no deserto, Jacó no vau de Jaboque, Daniel na cova, seus amigos na fornalha, com os discípulos no barco. E Ele mesmo prometeu: Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. E ainda: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum; porque tu está comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam.

13 Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida. Suporte seu sofrimento mesmo que ele leve à morte. Não importa quão profundo, doloroso e até mortal seja o sofrimento. Se você for fiel, piedoso, sincero, a coroa da vida estará guardada para você. Esta coroa é aquela que Paulo menciona em I Tm E esta coroa não se recebe nesta vida. Não se trata de uma menção honrosa do seu chefe, do seu trabalho; Não se trata de um título de cidadão honorário de Ribeirão Preto. Não é nem mesmo um título de honra emitido pela igreja. A coroa da vida é o prêmio máximo que o justo juiz dá a todos aqueles que sofrem dedicando suas vidas ao supremo Senhor. A todos aqueles que combatem o bom combate, completam a carreira, guardam a fé. A todos aqueles que sabem que o Senhor está plenamente no controle.


Carregar ppt "CAFÉ COM TEOLOGIA – APOCALIPSE CARTA À IGREJA EM ESMIRNA APOCALIPSE 2.8 – 11 Se fiel até à morte, e eu lhe darei a coroa da vida. Apocalipse 2.10."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google