A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O M ÉXICO, E OS GOVERNOS DO PRI NO S ÉCULO XX. O S A NOS 20:F RASEOLOGIA R EVOLUCIONÁRIA E P RAGMATISMO 1 Sucessivos Golpes e Contra Golpes de Estado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O M ÉXICO, E OS GOVERNOS DO PRI NO S ÉCULO XX. O S A NOS 20:F RASEOLOGIA R EVOLUCIONÁRIA E P RAGMATISMO 1 Sucessivos Golpes e Contra Golpes de Estado."— Transcrição da apresentação:

1 O M ÉXICO, E OS GOVERNOS DO PRI NO S ÉCULO XX

2

3 O S A NOS 20:F RASEOLOGIA R EVOLUCIONÁRIA E P RAGMATISMO 1 Sucessivos Golpes e Contra Golpes de Estado até 1934 tornam o país uma república frágil para as empresas norte americanas. 1920/1924:Álvaro Óbregon 1924/1928:Plutarco Calles (indicado pelo anterior) 1928/1932:Seria Álvaro Óbregon, mas foi assassinado 1928/32:Emílio Gil,vice do assassinado 1930/1934:Pascoal Ortiz Ribeiro,seguidor de Calles,renuncia em /1934: Abelardo Rodrigues 1934/1940:Lázaro Cárdenas, apoiado por Calles 1 Doutrina segundo a qual as idéias são instrumentos de ação que só valem se produzem efeitos práticos.

4 Atualmente não existe um consenso sobre quando terminou o processo revolucionário. Algumas fontes situam-o no ano de 1917, com a proclamação da Constituição do México, algumas outras em 1920 com a presidência de Adolfo de la Huerta 4 ou 1924 com a de Plutarco Elías Calles. 5 Inclusivamente, há algumas que asseguram que o processo se prolongou até aos anos

5 1920/1924 ÁLVARO ÓBREGON: A RECONSTRUÇÃO MEXICANA Controle do movimento sindical Cooptação das altas patentes militares Concessões ao capital estrangeiro O artigo 27 da constituição é julgado na suprema corte e não é retroativo, logo as nacionalizações anteriores são suspensas. Reconhecimento da dívida externa Faz o seu sucessor:1924/1928:Plutarco Calles.

6 1924/1928:P LUTARCO C ALLES Grandes investimentos dos EUA Garantias de não nacionalização Empresas petrolíferas Conflitos entre o Estado e a Igreja ( 1926 – 1929) Os cristeros (católicos conservadores) e a lutam pelas terras indígenas. Vitória do ESTADO. Apoio dos militares Apoio dos Líderes sindicais Burocratização do Estado Cria o Partido Nacional Revolucionário Tem grande influência sobre os próximos 5 sucessores.

7 A E RA C ALLES : Estado Paternalista e Reformista Sustentado pelas classes urbanas Boas relações com os EUA Política da Boa Vizinhança - Roosevelt Reforma Educacional Educação Leiga, sem participação da Igreja, que se rende ao Estado. Democracia Dirigida Burocracia administrativa Burocracia Sindical Eleições frágeis: o combate a oposição fraudes e corrupções através da burocracia criada.

8 1934/1940:L ÁZARO C ÁRDENAS. O Estado paternalista X EUA e o Latifúndio Conjuntura dos Efeitos recessivos de Revalorização do capital nacional Petróleo (1938) e ferrovias Industrialização acelerada Estado CORPORATIVO fruto de seu tempo: Fascismo italiano: Franquismo espanhol: Varguismo brasileiro :

9 A D ITADURA P ERFEITA – P.R.I. Criado com este nome em Anteriormente: Partido Nacional Revolucionário – PNR (1929 a 1938) Partido da Revolução Mexicana – PRM (1938 a 1946) Partido Revolucionário Institucional – PRI ( 1946 atual) : Emilio Portes Gil Emilio Portes Gil : Pascual Ortiz Rubio Pascual Ortiz Rubio : Abelardo L. Rodríguez Abelardo L. Rodríguez

10 O S P RESIDENTES DO PRI. HTTP :// WWW. PRI. ORG. MX Lázaro Cárdenas del Río (PRM)Lázaro Cárdenas del Río Manuel Ávila Camacho (PRM/PRI)Manuel Ávila Camacho Miguel Alemán Valdés (PRI)Miguel Alemán Valdés Adolfo Ruiz Cortines (PRI)Adolfo Ruiz Cortines Adolfo López Mateos (PRI)Adolfo López Mateos Gustavo Díaz Ordaz Bolaños (PRI)Gustavo Díaz Ordaz Bolaños Luis Echeverría Álvarez (PRI)Luis Echeverría Álvarez José López Portillo y Pacheco (PRI)José López Portillo y Pacheco Miguel de la Madrid Hurtado (PRI)Miguel de la Madrid Hurtado Carlos Salinas de Gortari (PRI) 51%Carlos Salinas de Gortari Ernesto Zedillo Ponce de León (PRI)Ernesto Zedillo Ponce de León Vicente Fox Quesada (PAN)Vicente Fox Quesada Felipe Calderón (PAN)Felipe Calderón

11 M ANUEL Á VILA C AMACHO. Aproximação com os EUA Declara guerra ao Eixo em Reforma eleitoral Bloqueia partidos comunistas no processo eleitoral Fortalece, o agora renomeado PRI. Inicia o fluxo de migração para os EUA, através da oferta de mão de obra para os esforços de guerra.

12 M IGUEL A LEMÁN Amplia o voto também para as mulheres Aproxima-se mais dos EUA – empréstimos o governo Alemán foi marcado pelo aumento dos políticos que se tornaram milionários graças aos grandes contratos celebrados pelo governo federal. Alemán ganhou uma reputação de corrupto e ladrão, que prevalece até hoje no imaginário coletivo mexicano. O governo Alemán foi o início da simbiose dos grandes empresários com o governo mexicano, relação esta que perdurou enquanto o PRI foi poder( 2000).

13 A DOLFO C ORTINES Amplia o voto feminino para além da municipalidade Mantém a eficácia da burocracia do Estado e do PRI no poder, com honestidade reconhecida internacionalmente

14 A DOLFO L ÓPEZ A mais a esquerda das gestões do PRI. Apóia a revolução Cubana Neutralidade na Crise dos Mísseis Completa a nacionalização de Cárdenas: Telefonia e Energia Elétrica. Mantém as boas relações com os EUA.

15 L UIS E CHEVERRÍA Á LVAREZ Uma gestão para esquerda na economia. compra de empresas que iriam falir emissão inflcionária de moeda aumento da dívida externa Uma gestão para direita na política reprime o movimento estudantil guerrilheiro de esquerda, aceita exilados das ditaduras no cone sul.

16 J OSÉ L ÓPEZ P ORTILLO Golfo do México – Petróleo, novas descobertas Vários investimentos no país Aumento das potencialidades econômicas Aumento dos empréstimos Corrupção estatal, PRI Má gestão de recursos Aumento da dívida externa Desvalorização da moeda em 400% Para não quebrar, Compra os Bancos - Nacionalização MORATÓRIA UNILATERAL Suspensão do pagamento de uma dívida, decidida unilateralmente pelo devedor, ou negociada com o credor.

17 C ARLOS S ALINAS DE G ORTARI Iniciou um programa de privatizações Renegociou a dívida externa reforma do sistema eleitoral, Reduzir os instrumentos de perpetuação do PRI Reformou as Leis Anti-Clericais dos anos 20. Devolve os bens da Igreja e concede outros benefícios Negociou o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) com os Estados Unidos e Canadá. Admitido na OCDE. Enfrenta um movimento de novo tipo Os Zappatistas do EZLN.

18

19 O S Z APPATISTAS DESEJAM : A defesa de direitos coletivos e individuais negados aos povos indígenas mexicanos. A construção de um novo modelo de nação que inclua a democracia, a liberdade e a justiça como princípios fundamentais de una nova forma de fazer política. O EZLN entende que, os camponeses, muitos de origem ameríndia, ainda não usufruem da liberdade e justiça que a democracia deveria fortalecer. O movimento tem uma orientação marxista e entende conceitos como democracia e liberdade de forma diferente da do atual governo mexicano. A construção de uma rede de resistências e rebeliões no mundo todo em nome da humanidade e contra o neoliberalismo neoliberalismo Não buscam a tomada do poder estatal.

20

21

22 O S Z APPATISTAS DESEJAM : Pronunciamento no Levante de Nós, os zapatistas, queremos tudo para todos, para nós nada. Todos os que com arma ou sem arma, com rosto ou sem rosto, indígena ou não indígena tomam para si o nosso sonho de um país melhor, são zapatistas. "É preciso abandonar o amor pela morte e a fascinação pelo martírio. O revolucionário Ama a Vida, sem temer a morte, e tentar fazer com que a vida, seja digna para todos os seres humanos. E se tiver que pagar com a vida, o fará sem dramas nem vacilações". Sub-comandante Marcos

23

24

25 E RNESTO Z EDILLO Crise financeira com repercussões internacionais (o chamado efeito tequila). Estabelece o câmbio flutuante e esvazia o pais de dólares: Credibilidade do governo e os sucesso dos Zappatistas. Empréstimos dos EUA, retomam a estabilidade para as eleições de Vitória da oposição : Vicente Fox Quesada (PAN)Vicente Fox Quesada O Fim do PRI.

26 E RNESTO Z EDILLO Crise financeira com repercussões internacionais (o chamado efeito tequila). Estabelece o câmbio flutuante e esvazia o pais de dólares: Credibilidade do governo e os sucesso dos Zappatistas. Empréstimos dos EUA, retomam a estabilidade para as eleições de Vitória da oposição : Vicente Fox Quesada (PAN)Vicente Fox Quesada O Intervalo do PRI.

27 2000 /2006 V ICENTE F OX PAN medidas políticas e econômicas amplamente afinadas com o modelo de integração econômica das Américas proposto pelos EUA. A adesão incondicional ao Nafta. Empenho para consolidar o Plano Puebla-Panamá: projeto de desenvolvimento sustentável com o objetivo de melhorar o padrão de vida das populações das regiões dos Estados do sul e sudeste mexicano (Campeche, Chiapas, Guerrero, Oaxaca, Puebla, Quintana Roo, Tabasco, Veracruz e Yucatán) e de sete países da América central (Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá).

28 2000 /2006 V ICENTE F OX PAN Empenho para consolidar os projetos do Corredor Biológico Mesoamericano mapeamento da biodiversidade da região, sob o olhar atento das corporações transnacionais. Ambos são projetos que visam complementar a integração econômica da região de acordo com os parâmetros estabelecidos pelos EUA e aprofundar a inserção subordinada das economias da região na economia mundial colocando à disposição do capital transnacional suas vantagens comparativas que são: localização geográfica, recursos energéticos, mão-de-obra barata e biodiversidade

29 2006/ 2012 F ELIPE C ALDERON ( PAN) A Procuradoria Geral da República do México divulgou esta semana os índices oficiais das vítimas da guerra envolvendo o narcotráfico no país. As estatísticas do ano passado são as seguintes: 27 pessoas mortas por dia, 819 por mês e por ano, em um total de homicídios contabilizados até o dia 30 de setembro de Senador da oposição diz que governo de Felipe Calderón vai chegar ao fim com mais vítimas dessa guerra do que os EUA tiveram no Vietnã

30 – P ENA N IETO (PRI) Após vencer com 38% dos votos, novo presidente terá de buscar alianças para alcançar reformas prometidas durante a campanha eleitoral &script=sci_arttext

31 – P ENA N IETO (PRI) Pacto pelo México: 95 compromissos 1. Busca pelo aumento da competitividade, 2. desmembramento dos monopólios 3. fim da política de subsídios. Aos olhos dos mexicanos, os subsídios governamentais, como o que barateia o preço da gasolina, utilizam o dinheiro de todos os contribuintes para beneficiar a fatia mais rica da população, aquela que tem carro.


Carregar ppt "O M ÉXICO, E OS GOVERNOS DO PRI NO S ÉCULO XX. O S A NOS 20:F RASEOLOGIA R EVOLUCIONÁRIA E P RAGMATISMO 1 Sucessivos Golpes e Contra Golpes de Estado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google