A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues."— Transcrição da apresentação:

1 - NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues

2 Grécia ANTIGA

3 Cidadania GREGA Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. O grupo que não tinham cidadania era formando por artesãos, mulheres e escravos e estrangeiros. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade. QUEM ERAM AQUELES QUE TINHAM DIREITO A CIDADANIA?

4 CIDADANIA GREGA Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. Nesse contexto, os cidadãos tinham condições de opinar sobre a rotina da sociedade. COMO ERA EXERCIDA A CIDADANIA?

5 CIDADANIA GREGA A vida era péssima seriam os escravos que não teriam nada e eram feito de propriedades de seus donos. A VIDA DAQUELES QUE NÃO TINHAM O DIREITO DE CIDADANIA

6 CIDADANIA GREGA DIREITOS As classes da sociedade grega variavam de uma cidade Estado para outra. Atenas contava com três classes;As classes da sociedade grega variavam de uma cidade Estado para outra. Atenas contava com três classes; Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas. Não tinham direitos políticos e estavam proibidos de adquirir terras, mas podiam dedicar-se ao comércio e ao artesanato. Em geral, pagavam impostos para viver em Atenas e estavam obrigados à prestação do serviço militar;Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas. Não tinham direitos políticos e estavam proibidos de adquirir terras, mas podiam dedicar-se ao comércio e ao artesanato. Em geral, pagavam impostos para viver em Atenas e estavam obrigados à prestação do serviço militar; Cidadãos: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos;Cidadãos: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos; Escravos; Formavam a grande maioria da população ateniense,não tinha o direito de nada e eram considerados como propriedades.Escravos; Formavam a grande maioria da população ateniense,não tinha o direito de nada e eram considerados como propriedades.

7

8 ROMA ANTIGA

9 CIDADANIA ROMANA Todos os homens que viviam em Roma e eram livres ( nem todos eles eram). Aqueles que viviam ao arredores de Roma também possuíam cidadania, porém, sua cidadania era mais restrita, como não ter o direito de votar. Quem eram aqueles que tinham direito a cidadania ?

10 CIDADANIA ROMANA Quem não tinha o direito de cidadania, apenas não podia ter os privilégios dela. Que era contribuir com a política indo em assembléias e votando, direito de ter seus três nomes e o uso da toga. Quem não era romano, não tinha cidadania. A vida daqueles que não tinham direito à cidadania

11 CIDADANIA ROMANA DIREITOS Os cidadãos tinham direitos como participar nos cultos públicos, oferecer sacrifícios, colocar ações judiciais, apelar ao julgamento do povo, contrair uniões legais, serem eleitos magistrados e votarem nos comícios ou assembléias das centúrias e das tribos. O uso da toga era igualmente um direito exclusivo, tal como o uso dos três nomes (o nome próprio, dado nove dias após o nascimento, o nome da gens a que pertencia e o apelido).

12

13 Brasil Contemporâneo

14 CIDADANIA BRASILEIRA QUEM são aqueles quem tem DIREITO A CIDADANIA? Todos os brasileiros, independente da condição social, cor, etnia ou religião, possuem direitos e deveres. Portanto, os cidadãos, para exercer sua cidadania plena, precisam conhecer, ter consciência da importância e colocar em prática seus direitos (exigindo-os e usufruindo-os) e deveres (exercendo- os). Em resumo, o cidadão exerce a cidadania quando cumpre seus deveres com o Estado e a sociedade,e usufrui de seus direitos.

15 CIDADANIA BRASILEIRA Aqueles que não tem direito a cidadania Hoje em dia no Brasil todos tem o direito a cidadania, mas infelizmente não conseguimos usufruir de alguns direitos devido a corrupção e desvio do dinheiro público. Exemplos: Saúde e educação pública

16 CIDADANIA BRASILEIRA COMO É EXERCIDA A CIDADANIA? A medida que cumpro com meus deveres e usufruo dos meus direitos.

17 CIDADANIA BRASILEIRA Direitos 1. Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; 2. Direito à educação, saúde, moradia, trabalho e lazer; 3. Proteção à maternidade e à infância; 4. Liberdade de manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato; 5. Seguir a crença religiosa que desejar; 6. Exercer a profissão que quiser, respeitando as exigências relacionadas às qualificações profissionais; 7. Não ser tratado de forma desumana ou degradante. Não ser submetido a atos de tortura física, psicológica ou de qualquer outra natureza.

18 CIDADANIA BRASILEIRA DEVERES 1. Respeitar e cumprir a legislação (leis) do país; 2.Escolher, através do voto, os governantes do país (presidente da República, deputados federais e estaduais; senadores, prefeitos, governadores de estados e vereadores); 3. Respeitar os direitos dos outros cidadãos, sejam eles brasileiros ou estrangeiros; 4. Tratar com respeito e solidariedade todos os cidadãos, principalmente os idosos, as crianças e as pessoas com deficiências físicas; 5. Proteger e educar, da melhor forma possível, os filhos e outras pessoas que dependem de nós; 6. Colaborar para a preservação do patrimônio histórico-cultural do Brasil; 7. Ter atitudes que ajudem na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

19

20 CONCLUSÃO Há muito tempo atrás, várias civilizações antigas tinham suas próprias características da cidadania da cidade e com o tempo as coisas foram mudando e hoje em dia, a cidadania,tal como conhecemos hoje, não surgiu na Antiguidade, mas é fruto da reflexão de muitos pensadores acerca daquele contexto histórico, das possibilidades e limites da ação humana no campo de relações entre os indivíduos.


Carregar ppt "- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google