Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlícia Alcântara Gonçalves Alterado mais de 8 anos atrás
1
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola
Maria José Nóbrega
2
Projeto Produto final Coletânea de contos populares da região
3
Desenvolvimento do projeto
Organize a turma em grupos, fazendo caber a cada um a leitura de um conto da coletânea para posterior apresentação. Após cada apresentação, ajude-os a identificar os aspectos singulares e gerais dos contos.
4
Assista ao filme “Narradores de Javé”, dirigido por
Eliane Caffé. Grave a “contação” de histórias de pessoas da comunidade em vídeo ou fita cassete.
5
Proponha a transcrição dos contos selecionados para a antologia e, depois, oriente sua adaptação para a modalidade escrita da linguagem. Ajude-os a escolher um título, a produzir a apresentação e a organizar o sumário.
6
Na sala de informática, discuta o projeto gráfico
da coletânea. Promova o lançamento da publicação.
7
Seqüência didática Antes da leitura
Analise a capa do livro: título, ilustração e orelhas do livro.
8
Durante a leitura Proponha a leitura autônoma dos contos, solicitando que registrem como as protagonistas demonstram sabedoria para lidar com as situações adversas da vida.
9
Depois da leitura Retome os contos estimulando a paráfrase oral como forma de verificar a compreensão. Localize as ações que caracterizam o comportamento “sábio” da protagonista. Peça aos estudantes que escolham um dos contos para reescrever, mudando o foco narrativo.
10
Atividade permanente Combine com os alunos a periodicidade da atividade. Diversifique os leitores durante o processo: o professor lê para os alunos; um estudante previamente selecionado lê para a classe;
11
o registro dos textos lidos durante a atividade permanente.
estudantes previamente selecionados lêem para colegas organizados em grupos. Prepare uma ficha para o registro dos textos lidos durante a atividade permanente.
12
Atividade permanente: leitura de poemas
Selecionem pelo menos dois poemas: um de João Cabral e outro de Mário Quintana. Promovam a leitura simples dos poemas em voz alta.
13
Convertam em perguntas
Façam individualmente, um breve comentário de cada um dos poemas lidos: o que importa aqui é a compreensão intuitiva. Convertam em perguntas os comentários feitos e conversem sobre os poemas.
14
Próxima Leitura Fábulas de la Fontaine. Ed. Estação Liberdade.
Traga para o encontro todas as edições que conseguir de Fábulas de la Fontaine.
15
OFICINA DURAÇÃO: 30 MINUTOS
16
Aguardamos os pedidos de palavra.
INTERAÇÃO Aguardamos os pedidos de palavra.
17
Essa videoconferência foi finalizada.
Sua participação foi muito importante para nós.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.