A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática na Educação Prof.: Moacy Flávio Farias de Castro Evolução e Tendências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática na Educação Prof.: Moacy Flávio Farias de Castro Evolução e Tendências."— Transcrição da apresentação:

1 Informática na Educação Prof.: Moacy Flávio Farias de Castro Evolução e Tendências

2 {joseana, 2 O que é? Informática na Educação

3 3 Educação em Informática Informática na Educação

4 4 Computador é objeto de estudo. Informática na Educação Educação em Informática

5 5 Não significa aprender sobre computadores. Significa aprender com o apoio do computador. Saber explorar as potencialidades do computador e saber criar ambientes que enfatizem a aprendizagem. Informática na Educação

6 6 Indivíduos desumanos e robóticos. Mecanização da criança Questionamentos Informática na Educação

7 7 Desumanização da educação Professor será substituído pelo computador. Questionamentos Informática na Educação

8 8...Se o professor se colocar na posição de somente transmitir informação para o aluno... Sim!! Será substituído por outro professor Questionamentos Informática na Educação

9 9 Desenvolver o raciocínio ou possibilitar situações que propiciem a resolução de problemas. Enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem. Por que Informática na Educação? Informática na Educação

10 10 Formação do professor Proposta metodológica Informática na Educação

11 11 Máquina de ensinar Versão computadorizada dos métodos tradicionais de ensino. O computador era visto como recurso auxiliar do professor no ensino e na avaliação. Informática na Educação O Início

12 12 Evolução histórica do uso da Informática na Educação no Brasil I Seminário Nacional de Informática na Educação, na Universidade de Brasília patrocinado, em conjunto, pela SEI (Secretaria Especial de Informática), MEC e CNPq. Temas principais: –Implicações sociais, econômicas e políticas da utilização do computador no processo educacional em países em desenvolvimento. –Integração do computador no processo ensino- aprendizagem. –Vantagens, limitações e viabilidade do uso do computador no processo ensino-aprendizagem dentro do contexto da educação brasileira. Informática na Educação

13 13 Evolução histórica do uso da Informática na Educação no Brasil II Seminário Nacional de Informática na Educação. Universidade Federal da Bahia, também patrocinado pelo MEC, SEI e CNPq. Tema central: O Impacto do Computador no Processo Educacional Brasileiro à Nível de 2º grau. Informática na Educação

14 14 Evolução histórica do uso da Informática na Educação no Brasil – 1983, Comissão Especial de Informática na Educação da SEI –Projeto EDUCOM - primeiro projeto oficial de Informática na Educação (1983) –vários projetos EDUCOM (1984) Informática na Educação

15 15 Evolução histórica do uso da Informática na Educação no Brasil – Década de 90- I Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (I SBIE) - novembro de 1990, no Rio de Janeiro, organizado pela COPPE/ Sistemas/ UFRJ e pelo Departamento de Educação da PUC-Rio, tendo o apoio da IBM Brasil. II SBIE - novembro de 1991, organizado pelo Instituto de Informática da UFRGS, com o apoio da IBM Brasil, CNPq e FAPERGS. III SBIE, realizado dentro do XII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), no Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro. Informática na Educação

16 16 Evolução histórica do uso da Informática na Educação no Brasil – Década de 90- Inovações - Introdução do uso da Multimídia, de Redes e do Trabalho Cooperativo na Educação. Informática na Educação

17 17 Quais os paradigmas que poderiam integrar a Informática à Educação? Informática na Educação

18 18 Novos Paradigmas Software Educativo. Redes: O Professor conversando com o Mundo. Tendências e Mudanças na Sociedade e a Informática Educacional. Multimídia Educacional Hoje...Realidade Virtual Amanhã. A Escola Pública na Era da Multimídia: O Direito de Acesso das Crianças às Linguagens do Mundo Moderno Educação à Distância e Auto-Formação Novas Tecnologias apoiando a Educação Formal e a Construção do Conhecimento Informática na Educação

19 19 Como utilizar o computador? Informática na Educação

20 20 Ferramenta de apoio Aprendizagem Ensino Informática na Educação Utilização de ambientes/software Modelagem/construção

21 21 Editores de Texto Jogos Editores Gráficos Enciclopédias Eletrônicas Sistemas de Autoria Linguagens de Programação Informática na Educação Exemplos de Aplicações

22 22 A introdução da Informática na Educação, exige uma formação bastante ampla e profunda do professor. Não se trata de criar condições para o professor dominar o computador ou o software, mas sim auxiliá-lo a desenvolver conhecimento sobre o próprio conteúdo e sobre como o computador pode ser integrado neste. Informática na Educação

23 23 O Papel da Informática na Educação Evitar a mera replicação de situações tradicionais de ensino aprendizagem Novas abordagens Novos paradigmas educacionais Tecnologias de redes para prover suporte Informática na Educação

24 24 O problema que se apresenta para a maioria dos professores, que durante o curso de formação não teve nenhuma experiência com computador e tampouco o utiliza nas atividades que desenvolve, é, portanto, entender como o computador pode ser útil na sua vida e saber orientar-se na escolha responsável de seu uso. Informática na Educação

25 25 PROINFO - Programa Nacional de Informática na Educação –Visa à introdução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na escola pública como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem. –Iniciativa do Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância - desenvolvido em parceria com os governos estaduais e alguns municipais. –Cada unidade da federação possui uma Comissão Estadual de Informática na Educação. Papel principal: introduzir as novas tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas de ensino médio e fundamental. Açoes do Governo Informática na Educação

26 Esta questão já está decidida e não é somente pelo MEC Mas sim pelo processo histórico que é irreversível. À medida em que se consegue unir Educação e Informática, supera-se preconceitos/pré-conceitos. Informática na Educação


Carregar ppt "Informática na Educação Prof.: Moacy Flávio Farias de Castro Evolução e Tendências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google