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Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – AULA 2 Prof. Marivaldo Oliveira FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho.

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1 Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – AULA 2 Prof. Marivaldo Oliveira FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho

2 COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTA AULA O O s fundamentos do 5S e 8S ; Princípios de Gestão da Qualidade; Princípios de Gestão da Qualidade; Conhecer Conhecer as principais ferramentas da qualidade.

3 A PROBLEMÁTICA O maior patrimônio de uma empresa são os seus colaboradores. Nenhuma máquina ou sistema por mais moderno e automático que seja, consegue raciocinar e usar a criatividade para propor melhorias. O maior patrimônio de uma empresa são os seus colaboradores. Nenhuma máquina ou sistema por mais moderno e automático que seja, consegue raciocinar e usar a criatividade para propor melhorias.

4 A PROBLEMÁTICA A globalização está exigindo uma maior competitividade das empresas, que estão sendo obrigadas a produzirem melhor e com menor custo.

5 A PROBLEMÁTICA Se somassem todos os desperdícios gastos em acidentes, pagamentos de adicional de insalubridade e periculosidade, consumo de recursos naturais e outros custos gerais, as empresas perceberiam que poderiam economizar sem reduzir mão de obra.

6 O QUE É QUALIDADE? Qualidade é o diferencial que permite avaliar e, conseqüentemente, aprovar, aceitar ou recusar qualquer coisa. Qualidade não é um aspecto do serviço ou um atributo do produto. É uma atitude interna que se coloca, ou não, naquilo que se faz.

7 POR QUE A QUALIDADE? Os fatores tradicionais de produção: terra, mão de obra e até dinheiro, pela sua mobilidade, não mais garantem vantagem competitiva a uma nação em particular. Ao invés disto, o gerenciamento tornou-se o fator decisivo de produção. Peter Drucker

8 ACIONISTAS SOCIEDADE FORNECEDORES COLABORADORES QUALIDADE É A SATISFAÇÃO DAS PARTES INTERESSADAS NO PROCESSO. QUALIDADE É...

9 Controle da qualidade Garantia da qualidade Gestão da qualidade controle final orientação ao produto controle no processo melhoria pela prevenção normas técnicas visão sistêmica compromisso da direção responsabilidade de todos EVOLUÇÃO DO CONCEITO

10 Melhoria de processo; Conquista e fidelidade de clientes; Garantia de nicho de mercado para a empresa; Permite que a empresa permaneça fiel aos seus objetivos. BENEFÍCIOS DA QUALIDADE

11 empresário consciente e comprometido; colaboradores capacitados e satisfeitos; colaboradores integrados e motivados; clientes satisfeitos e divulgadores espontâneos. EMPRESA COM QUALIDADE: CARACTERÍSTICAS

12 Princípios de Gestão da Qualidade Organização com Foco no Cliente Liderança Envolvimento das Pessoas Abordagem de Processo Abordagem Sistêmica Melhoria Contínua Tomada de Decisão Baseada em Fatos Parceria com os Fornecedores

13 1° Princípio - Organização com Foco no Cliente As organizações dependem de seus clientes e portanto deveriam entender as atuais e futuras necessidades dos clientes, atender aos requisitos do cliente e empenhar-se em exceder as expectativas dos mesmos PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

14 2° Princípio - Liderança Os líderes estabelecem os objetivos comuns e o rumo da organização. Devem criar e manter um ambiente interno, no qual as pessoas possam se envolver plenamente no alcance dos objetivos da organização. PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

15 Saber delegar; Saber cooperar. Alinhar, dentro das diferenças / habilidades de cada pessoa, os interesses para o alcance do objetivo comum; Fornecer condições para se atingir este objetivo; SER LÍDER É...

16 Investindo tempo com os clientes que são seus porta-vozes; Praticando o que dizem. Promovendo e divulgando a visão de futuro da organização; Acreditando e investindo nas pessoas para obtenção de um melhor desempenho; PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

17 3° Princípio - Envolvimento das Pessoas As pessoas em todos os níveis são envolvidas devido a existência de um líder que estabelece objetivos comuns, que conecta as pessoas, que proporciona condições satisfatórias para se agir proativamente. PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

18 4° Princípio - Abordagem de Processo Um resultado desejado é atingido mais eficazmente, quando os respectivos recursos e atividades são administradas como um processo. PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

19 5° Princípio - Abordagem Sistêmica Identificar, compreender e administrar um sistema de processos interrelacionados, minimizando e otimizando os esforços individuais, em busca dos resultados esperados. PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

20 6° Princípio - Melhoria Contínua Nada é tão bom que não possa ser melhorado Logo, deve-se buscar a melhoria contínua por duas razões: as necessidades e expectativas do cliente evoluem; a concorrência estará trabalhando para nos superar ou manter a liderança. PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

21 7° Princípio –Tomada de Decisão Baseada em Fatos Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informação, a qual é realizada através do gerenciamento de indicadores. PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

22 8° Princípio – Parceria com os Fornecedores Uma organização e seus fornecedores são interdependentes, e uma relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambas de agregar valor. PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

23 23 RELAÇÃO DAS NORMAS ISO 9000 Conceitos e Definições ISO Auditorias da Qualidade ISO 9001 Gestão da Qualidade (Requisitos) ISO 9004 Gestão da Qualidade (Melhoria do Desempenho) CERTIFICAÇÃO

24 International Organization for Standardization Fundada em 1947 Sede em Genebra na Suíça Mais de 130 países membros Línguas oficiais - Inglês e Francês O Brasil é representado pela ABNT Última atualização da série

25 SISTEMA DE QUALIDADE A Qualidade se dá em função da PADRONIZAÇÃO dos processos. ESCREVA O QUE VOCÊ FAZ E FAÇA COMO VOCÊ ESCREVEUESCREVA O QUE VOCÊ FAZ E FAÇA COMO VOCÊ ESCREVEU

26 O que é 5 Ss? Originário do Japão, e proposto pelo professor Kaoru Ishikawa em maio de 1950 Base da qualidade total No Brasil, é empregado como um modelo de arrumação, o HouseKeeping

27 Quais os significados dos 5Ss? Seiri (utilização) Seiton (ordenação) Seiso (limpeza) Seiketsu (saúde) Shitsuke (autodisciplina)

28 Quais os significados dos 5Ss? SEIRISEIRI (UTILIZAÇÃO) : Separar as coisas necessárias e eliminar as desnecessárias.

29 PERGUNTAS MAIS UTILIZADAS Este equipamento tem realmente conserto? Esta máquina voltará a ser utilizada? Estes relatórios precisam ser mantidos por quanto tempo? O que realmente é importante para que eu possa tomar minhas decisões? ?

30 BENEFÍCIOS DO SEIRI Liberação do espaço físico Liberação do espaço físico Diminuição de acidentes Diminuição de acidentes Diminuição de custos de manutenção Diminuição de custos de manutenção Reutilização de recursos Reutilização de recursos Melhoria no ambiente de trabalho Melhoria no ambiente de trabalho

31 Quais os significados dos 5 Ss? SEITONSEITON (ARRUMAÇÃO) : Arrumar as coisas necessárias, agrupando-as para facilitar seu acesso e manuseio.

32 SEITON - Senso de Arrumação Devemos arrumar o que for necessário utilizando uma metodologia eficiente para facilitar o acesso e manuseio. Arrumar simplesmente não basta, devemos estabelecer critérios para ordenação pois só assim, conseguiremos organizar tudo com eficácia.

33 BENEFÍCIOS DO SEITON Ambiente de trabalho mais agradável Ambiente de trabalho mais agradável Economia de tempo Economia de tempo Diminuição do cansaço físico Diminuição do cansaço físico Facilidade para implementação da multifuncionalidade Facilidade para implementação da multifuncionalidade Diminuição de acidentes Diminuição de acidentes

34 Quais os significados dos 5Ss? SEISOSEISO (LIMPEZA) : Eliminar sujeira, poeira, manchas de óleo do chão e equipamentos.

35 SEISO - Senso de Limpeza Manter o local de trabalho e equipamentos limpos e adequados para uso imediato, assim, teremos oportunidade para identificar o motivo da sujeira e mau funcionamento dos equipamentos. A limpeza deve ser encarada como uma forma de inspeção, pois, se houver sistemática poderemos detectar e corrigir as falhas nos equipamentos e máquinas.

36 BENEFÍCIOS DO SEISO Melhora no ambiente de trabalho Possibilidade de detectar precocemente falhas nos equipamentos Aumento da vida útil dos equipamentos Melhora da moral dos colaboradores

37 Quais os significados dos 5Ss? SEIKETSUSEIKETSU (SAÚDE E HIGIENE) : Conservar a limpeza dos ambientes, criando padronização.

38 SEIKETSU - Senso de Saúde e Higiene Também considerado como senso de colaboração, permite criar comprometimento entre os funcionários para que os mesmos criem e mantenham os padrões de limpeza.

39 SEIKETSU - Senso de Saúde e Higiene Preocupa-se com a saúde dos colaboradores em nível físico, mental e emocional e os aspectos relacionados com a poluição ambiental.

40 BENEFÍCIOS DO SEIKETSU Melhoria das condições de higiene Melhoria das condições de higiene Melhoria da moral e saúde dos colaboradores Melhoria da moral e saúde dos colaboradores Melhoria do relacionamento interpessoal Melhoria do relacionamento interpessoal Melhoria da segurança do trabalho Melhoria da segurança do trabalho Melhoria da produtividade Melhoria da produtividade

41 Quais os significados dos 5Ss? SHITSUKESHITSUKE (AUTO DISCIPLINA) : Cumprir rigorosamente o que foi determinado, preservando os padrões estabelecidos.

42 SHITSUKE - Senso de Autodisciplina Tem como objetivo criar maior respeito e comprometimento em relação a empresa, cumprindo-se disciplinadamente o que foi determinado. Hábitos são vícios. Para mudarmos, utilizamos uma tática chamada Só hoje vou fazer diferente.

43 SHITSUKE - Senso de Autodisciplina Assim, nosso cérebro aceita mais fácil a mudança dos hábitos. Com esta tática, repetiremos os novos e bons comportamentos de auto-organização, e essa disciplina cria o hábito, que torna os comportamentos fáceis de serem seguidos.

44 BENEFÍCIOS DO SHITSUKE Conscientização sobre a importância da administração participativa Melhora do relacionamento entre colaboradores Melhora da qualidade Diminuição de acidentes Aumento da liberdade com responsabilidade dos colaboradores

45 Exemplos SITUAÇÃO INICIAL SITUAÇÃO FINAL

46 Exemplos SITUAÇÃO INICIAL SITUAÇÃO FINAL

47 Exemplos SITUAÇÃO INICIAL SITUAÇÃO FINAL

48 Programa 8S Com objetivo de complementar e adequar a filosofia do 5S no Brasil foram propostos três novos Sensos: Shikari Yaro (determinação e União)Shikari Yaro (determinação e União) Shido (Treinamento)Shido (Treinamento) Setsuyaku (Economia)Setsuyaku (Economia)

49 Quais os significados dos 8Ss? SHIKARI YAROSHIKARI YARO (DETERMINAÇÃO/ UNIÃO): Participação da Alta Direção em parceria com todos os funcionários

50 Quais os significados dos 8Ss? SHIDOSHIDO (TREINAMENTO) : Treinamento profissional e a educação do ser humano

51 Quais os significados dos 8Ss? SETSUYAKUSETSUYAKU ( ECONOMIA): Combate os desperdícios. Melhorias baseadas nas idéias dos funcionários, geralmente de baixo ou nenhum investimento e que auxiliam no aumento da produtividade

52 ATIVIDADE 1ª Parte: Pesquise uma empresa que tenha certificação no Sistema de Gestão da qualidade ou Sistema de Gestão Integrada entreviste um representante da empresa com as seguintes perguntas: A) Qual sua função? B) Quanto tempo na Função? C) Porque a empresa decidiu implantar o SGQ? D) Desde de que ano a empresa está certificada? Continua

53 ATIVIDADE E) De que forma é feita a divulgação do SGQ para os funcionários? Existe algum programa usado na empresa onde eles podem dar sugestões (idéias)? F) O nível de satifação dos clientes melhorou após a implantação do SGQ? De que forma a empresa divulga para os clientes o SGQ? Obs:1) Obrigatório informar data da entrevista, se possível anexar uma foto. da entrevista e colocar o número de telefone e o registro do profissional entrevistado.

54 ATIVIDADE 2ªParte: Pesquise sobre 8s e elabore um texto de no minimo 10 e no máximo 20 linhas em fonte Arial tamanho 12, com sua opinião sobre a importância do Técnico em Segurança do Trabalho ter conhecimento e domínio sobre essa técnica. Obs: Obrigatório colocar a fonte da Pesquisa.

55 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!! 55 Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. Conclusão: Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia Minha Atividade é SFO! Disponível no AVA

56 Prazo de entrega: até 18/05/13 até às 23h ATIVIDADEATIVIDADE EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR.

57 Dúvidas Acesse o Fórum Acesse o Fórum Chat dia: 09/05/13 no horário das 20:30h às 22h Chat dia: 09/05/13 no horário das 20:30h às 22h 57


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