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Prof. Marivaldo Oliveira

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Apresentação em tema: "Prof. Marivaldo Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Marivaldo Oliveira
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – AULA 2 Prof. Marivaldo Oliveira

2 COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTA AULA
Os fundamentos do “5S” e “8S” ; Princípios de Gestão da Qualidade; Conhecer as principais ferramentas da qualidade.

3 A PROBLEMÁTICA O maior patrimônio de uma empresa são os seus colaboradores. Nenhuma máquina ou sistema por mais moderno e automático que seja, consegue raciocinar e usar a criatividade para propor melhorias.

4 A PROBLEMÁTICA A globalização está exigindo uma maior competitividade das empresas, que estão sendo obrigadas a produzirem melhor e com menor custo.

5 A PROBLEMÁTICA Se somassem todos os desperdícios gastos em acidentes, pagamentos de adicional de insalubridade e periculosidade, consumo de recursos naturais e outros custos gerais, as empresas perceberiam que poderiam economizar sem reduzir mão de obra.

6 O QUE É QUALIDADE? Qualidade é o diferencial que permite avaliar e, conseqüentemente, aprovar, aceitar ou recusar qualquer coisa. Qualidade não é um aspecto do serviço ou um atributo do produto. É uma atitude interna que se coloca, ou não, naquilo que se faz.

7 POR QUE A QUALIDADE? “Os fatores tradicionais de produção: terra, mão de obra e até dinheiro, pela sua mobilidade, não mais garantem vantagem competitiva a uma nação em particular. Ao invés disto, o gerenciamento tornou-se o fator decisivo de produção.” Peter Drucker

8 QUALIDADE É A SATISFAÇÃO DAS PARTES INTERESSADAS NO PROCESSO.
ACIONISTAS SOCIEDADE FORNECEDORES COLABORADORES QUALIDADE É A SATISFAÇÃO DAS PARTES INTERESSADAS NO PROCESSO.

9 EVOLUÇÃO DO CONCEITO controle no processo Gestão da visão sistêmica
Controle da qualidade Garantia da Gestão da controle final orientação ao produto controle no processo melhoria pela prevenção normas técnicas visão sistêmica compromisso da direção responsabilidade de todos

10 BENEFÍCIOS DA QUALIDADE
Melhoria de processo; Conquista e fidelidade de clientes; Garantia de nicho de mercado para a empresa; Permite que a empresa permaneça fiel aos seus objetivos.

11 EMPRESA COM QUALIDADE: CARACTERÍSTICAS
 empresário consciente e comprometido;  colaboradores capacitados e satisfeitos;  colaboradores integrados e motivados;  clientes satisfeitos e divulgadores espontâneos.

12 Princípios de Gestão da Qualidade
Organização com Foco no Cliente Abordagem Sistêmica Liderança Melhoria Contínua Envolvimento das Pessoas Tomada de Decisão Baseada em Fatos Abordagem de Processo Parceria com os Fornecedores

13 PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
1° Princípio - Organização com Foco no Cliente As organizações dependem de seus clientes e portanto deveriam entender as atuais e futuras necessidades dos clientes, atender aos requisitos do cliente e empenhar-se em exceder as expectativas dos mesmos Principais Vantagens: Aumento da receita bruta e da participação no mercado obtido pela resposta rápida e flexível às oportunidades de mercado. Aumento da fidelidade do cliente levando-o a repetir o negócio e recomendá-lo a outras pessoas. Aplicando o princípio do Foco no Cliente a organização normalmente tem como resultado as seguintes ações: Entender as necessidades e expectativas do cliente. Garantir que os objetivos e metas da organização estejam ligados às expectativas e necessidades do cliente. Garantir que as necessidades e expectativas do cliente sejam comunicadas para toda a organização. Medir a satisfação do cliente e atuar nos resultados. Administrar o relacionamento com o cliente Assegurar uma abordagem balanceada com os clientes e as outras partes interessadas.

14 PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
2° Princípio - Liderança Os líderes estabelecem os objetivos comuns e o rumo da organização. Devem criar e manter um ambiente interno, no qual as pessoas possam se envolver plenamente no alcance dos objetivos da organização. Principais Vantagens: As pessoas entenderão e estarão motivadas com respeito aos objetivos e metas da organização. As atividades são avaliadas, alinhadas e implementadas de maneira unificadas. Orientação pelo exemplo, possibilitando assim a melhoria contínua Aplicando o princípio da Liderança a organização normalmente tem como resultado as seguintes ações: Considerar as necessidades de todas as partes interessadas, incluindo clientes, proprietários, empregados, fornecedores, comunidades locais e a sociedade em geral. Estabelecer uma clara visão do futuro da organização. Lançar objetivos e metas desafiadoras. Criar e sustentar modelos de ética, de crença e de valores em todos os níveis da organização. Estabelecer a confiança e eliminar o medo. Prover as pessoas com recursos necessários, treinamento e liberdade para atuar com autoridade e responsabilidade. Influenciar, encorajar e reconhecer as contribuições das pessoas.

15 SER LÍDER É... Alinhar , dentro das diferenças / habilidades de cada pessoa, os interesses para o alcance do objetivo comum; Fornecer condições para se atingir este objetivo; Saber delegar; Saber cooperar.

16 PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
Promovendo e divulgando a visão de futuro da organização; Acreditando e investindo nas pessoas para obtenção de um melhor desempenho; Investindo tempo com os clientes que são seus porta-vozes; Praticando o que dizem.

17 PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
3° Princípio - Envolvimento das Pessoas As pessoas em todos os níveis são envolvidas devido a existência de um líder que estabelece objetivos comuns, que conecta as pessoas, que proporciona condições satisfatórias para se agir proativamente. Principais Vantagens: Pessoas motivadas, envolvidas e comprometidas. Pessoas sentindo-se responsáveis pelo próprio desempenho. Pessoas ansiosas para participarem e contribuírem com a melhoria contínua A aplicação do princípio do Envolvimento das Pessoas tem como resultado as seguintes ações: Entender a importância de suas contribuições e seus papeis na organização. Identificar restrições aos seus desempenhos. Assumir a responsabilidade para resolver problemas. Avaliar seus desempenhos contra os próprios objetivos e metas pessoais. Buscar ativamente oportunidades para melhorar suas competências, conhecimento e experiência. Compartilhar voluntariamente conhecimento e experiência.

18 PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
4° Princípio - Abordagem de Processo Um resultado desejado é atingido mais eficazmente, quando os respectivos recursos e atividades são administradas como um processo. Principais Vantagens: Habilidade para abaixar custos e reduzir tempos do ciclo de produção através de uso eficaz dos recursos. Resultados melhorados, consistentes e previsíveis. Permite oportunidades de melhorias a serem focalizadas e priorizadas A aplicação do princípio da Abordagem de Processo tem como resultado as seguintes ações: Usar métodos estruturados para definir as atividades chaves necessárias para obter um resultado desejado . Estabelecer autoridades e responsabilidades claras para administrar as atividades chaves. Conhecer e medir as habilidades das atividades chaves. Identificar as interfaces das atividades chaves com as funções da organização. Administrar o foco nos fatores, tais como recursos, métodos e materiais que melhorarão as atividades chaves da organização . Avaliar riscos, conseqüências e impactos nos clientes, fornecedores, e outras partes interessadas.

19 PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
5° Princípio - Abordagem Sistêmica Identificar, compreender e administrar um sistema de processos interrelacionados, minimizando e otimizando os esforços individuais, em busca dos resultados esperados. Principais Vantagens: Alinhamento dos processos que melhor atingirão os resultados desejados. A habilidade de focalizar esforços nos processos que interessam. Provê confiança às principais partes interessadas da eficácia e eficiência da organização. A aplicação do princípio da Abordagem Sistêmica para Direção tem como resultado as seguintes ações: Estruturar um sistema para atingir os objetivos das organizações da maneira mais eficiente . Conhecer as interdependências entre os processos do sistema. Visar e definir como as atividades específicas no sistema devem operar. Melhorar continuamente o sistema através de medição e avaliação.

20 PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
6° Princípio - Melhoria Contínua “Nada é tão bom que não possa ser melhorado” Logo, deve-se buscar a melhoria contínua por duas razões: as necessidades e expectativas do cliente evoluem; a concorrência estará trabalhando para nos superar ou manter a liderança. Principais Vantagens: Vantagem competitiva aumentada através da melhoria das habilidades organizacionais. Flexibilidade para reagir rapidamente às oportunidades. A aplicação do princípio da Melhoria Contínua tem como resultado as seguintes ações: Empregar uma abordagem consistente em toda a empresa para a melhoria contínua . Prover pessoas com treinamento nos métodos e ferramentas de melhoria contínua. Tornar objetivo de todas as pessoas da organização, a melhoria contínua dos produtos, processos e sistemas,. Estabelecer metas para guiar e medir a trajetória da melhoria contínua. Reconhecer e agradecer as melhorias.

21 PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
7° Princípio –Tomada de Decisão Baseada em Fatos Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informação, a qual é realizada através do gerenciamento de indicadores . Principais Vantagens: Decisões informadas. Habilidade de demonstrar a eficácia de decisões passadas através de referência a fatos históricos. Habilidade para analisar criticamente, desafiar e mudar opiniões e decisões. A aplicação do princípio da Tomada de Decisão Baseada em Fatos tem como resultado as seguintes ações: Assegurar, pela análise, que os dados e informações são suficientemente exatos e confiáveis . Ter dados acessíveis para aqueles que os necessite. Decidir e tomar ações com base na análise dos fatos balanceada com a experiência e a intuição.

22 PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
8° Princípio – Parceria com os Fornecedores Uma organização e seus fornecedores são interdependentes, e uma relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambas de agregar valor. Principais Vantagens: Decisões informadas. Habilidade de demonstrar a eficácia de decisões passadas através de referência a fatos históricos. Habilidade para analisar criticamente, desafiar e mudar opiniões e decisões. A aplicação do princípio da Tomada de Decisão Baseada em Fatos tem como resultado as seguintes ações: Assegurar, pela análise, que os dados e informações são suficientemente exatos e confiáveis . Ter dados acessíveis para aqueles que os necessite. Decidir e tomar ações com base na análise dos fatos balanceada com a experiência e a intuição.

23 RELAÇÃO DAS NORMAS ISO 9004 ISO 9000 ISO 9001 ISO 19011
Conceitos e Definições CERTIFICAÇÃO ISO 9001 Gestão da Qualidade (Requisitos) ISO 9004 Gestão da Qualidade (Melhoria do Desempenho) ISO 19011 Auditorias da Qualidade

24 International Organization for Standardization
Fundada em 1947 Sede em Genebra na Suíça Mais de 130 países membros Línguas oficiais - Inglês e Francês O Brasil é representado pela ABNT Última atualização da série

25 “ESCREVA O QUE VOCÊ FAZ E FAÇA COMO VOCÊ ESCREVEU”
SISTEMA DE QUALIDADE A Qualidade se dá em função da PADRONIZAÇÃO dos processos. “ESCREVA O QUE VOCÊ FAZ E FAÇA COMO VOCÊ ESCREVEU” 12

26 O que é 5 “Ss”? Originário do Japão, e proposto pelo professor Kaoru Ishikawa em maio de 1950 Base da qualidade total No Brasil, é empregado como um modelo de arrumação, o “HouseKeeping”

27 Quais os significados dos 5Ss”?
Seiri (utilização) Seiton (ordenação) Seiso (limpeza) Seiketsu (saúde) Shitsuke (autodisciplina)

28 Quais os significados dos 5“Ss”?
SEIRI (UTILIZAÇÃO) : Separar as coisas necessárias e eliminar as desnecessárias.

29 PERGUNTAS MAIS UTILIZADAS
? “Este equipamento tem realmente conserto?” “Esta máquina voltará a ser utilizada?” “Estes relatórios precisam ser mantidos por quanto tempo?” “O que realmente é importante para que eu possa tomar minhas decisões?”

30 Liberação do espaço físico Diminuição de acidentes
BENEFÍCIOS DO SEIRI Liberação do espaço físico Diminuição de acidentes Diminuição de custos de manutenção Reutilização de recursos Melhoria no ambiente de trabalho

31 Quais os significados dos 5 “Ss”?
SEITON (ARRUMAÇÃO) : Arrumar as coisas necessárias, agrupando-as para facilitar seu acesso e manuseio.

32 SEITON - Senso de Arrumação
Devemos arrumar o que for necessário utilizando uma metodologia eficiente para facilitar o acesso e manuseio. Arrumar simplesmente não basta, devemos estabelecer critérios para ordenação pois só assim, conseguiremos organizar tudo com eficácia.

33 BENEFÍCIOS DO SEITON Ambiente de trabalho mais agradável
Economia de tempo Diminuição do cansaço físico Facilidade para implementação da multifuncionalidade Diminuição de acidentes

34 Quais os significados dos 5“Ss”?
SEISO (LIMPEZA) : Eliminar sujeira, poeira, manchas de óleo do chão e equipamentos.

35 SEISO - Senso de Limpeza
Manter o local de trabalho e equipamentos limpos e adequados para uso imediato, assim, teremos oportunidade para identificar o motivo da sujeira e mau funcionamento dos equipamentos. A limpeza deve ser encarada como uma forma de inspeção, pois, se houver sistemática poderemos detectar e corrigir as falhas nos equipamentos e máquinas.

36 BENEFÍCIOS DO SEISO Melhora no ambiente de trabalho
Possibilidade de detectar precocemente falhas nos equipamentos Aumento da vida útil dos equipamentos Melhora da moral dos colaboradores

37 Quais os significados dos 5“Ss”?
SEIKETSU (SAÚDE E HIGIENE) : Conservar a limpeza dos ambientes, criando padronização.

38 SEIKETSU - Senso de Saúde e Higiene
Também considerado como senso de colaboração, permite criar comprometimento entre os funcionários para que os mesmos criem e mantenham os padrões de limpeza.

39 SEIKETSU - Senso de Saúde e Higiene
Preocupa-se com a saúde dos colaboradores em nível físico, mental e emocional e os aspectos relacionados com a poluição ambiental.

40 BENEFÍCIOS DO SEIKETSU
Melhoria das condições de higiene Melhoria da moral e saúde dos colaboradores Melhoria do relacionamento interpessoal Melhoria da segurança do trabalho Melhoria da produtividade

41 Quais os significados dos 5“Ss”?
SHITSUKE (AUTO DISCIPLINA) : Cumprir rigorosamente o que foi determinado, preservando os padrões estabelecidos.

42 SHITSUKE - Senso de Autodisciplina
Tem como objetivo criar maior respeito e comprometimento em relação a empresa, cumprindo-se disciplinadamente o que foi determinado. Hábitos são vícios. Para mudarmos, utilizamos uma tática chamada “Só hoje vou fazer diferente”.

43 SHITSUKE - Senso de Autodisciplina
Assim, nosso cérebro aceita mais fácil a mudança dos hábitos. Com esta tática, repetiremos os novos e bons comportamentos de auto-organização, e essa disciplina cria o hábito, que torna os comportamentos fáceis de serem seguidos.

44 BENEFÍCIOS DO SHITSUKE
Conscientização sobre a importância da administração participativa Melhora do relacionamento entre colaboradores Melhora da qualidade Diminuição de acidentes Aumento da liberdade com responsabilidade dos colaboradores

45 Exemplos SITUAÇÃO INICIAL SITUAÇÃO FINAL

46 Exemplos SITUAÇÃO INICIAL SITUAÇÃO FINAL

47 Exemplos SITUAÇÃO INICIAL SITUAÇÃO FINAL

48 Programa 8S Com objetivo de complementar e adequar a filosofia do 5S no Brasil foram propostos três novos Sensos: Shikari Yaro (determinação e União) Shido (Treinamento) Setsuyaku (Economia)

49 Quais os significados dos 8S”s”?
SHIKARI YARO (DETERMINAÇÃO/ UNIÃO): Participação da Alta Direção em parceria com todos os funcionários

50 Quais os significados dos 8S”s”?
SHIDO (TREINAMENTO) : Treinamento profissional e a educação do ser humano

51 Quais os significados dos 8“Ss”?
SETSUYAKU (ECONOMIA): Combate os desperdícios. Melhorias baseadas nas idéias dos funcionários, geralmente de baixo ou nenhum investimento e que auxiliam no aumento da produtividade

52 ATIVIDADE 1ª Parte: Pesquise uma empresa que tenha certificação no Sistema de Gestão da qualidade ou Sistema de Gestão Integrada entreviste um representante da empresa com as seguintes perguntas: A) Qual sua função? B) Quanto tempo na Função? C) Porque a empresa decidiu implantar o SGQ? D) Desde de que ano a empresa está certificada? Continua 

53 ATIVIDADE E) De que forma é feita a divulgação do SGQ para os funcionários? Existe algum programa usado na empresa onde eles podem dar sugestões (idéias)? F) O nível de satifação dos clientes melhorou após a implantação do SGQ? De que forma a empresa divulga para os clientes o SGQ? Obs:1) Obrigatório informar data da entrevista, se possível anexar uma foto. da entrevista e colocar o número de telefone e o registro do profissional entrevistado.

54 ATIVIDADE 2ªParte: Pesquise sobre 8s e elabore um texto de no minimo 10 e no máximo 20 linhas em fonte Arial tamanho 12, com sua opinião sobre a importância do Técnico em Segurança do Trabalho ter conhecimento e domínio sobre essa técnica. Obs: Obrigatório colocar a fonte da Pesquisa.

55 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!!
Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA

56 Prazo de entrega: até 18/05/13 até às 23h
ATIVIDADE Prazo de entrega: até 18/05/13 até às 23h EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR.

57 Dúvidas Acesse o Fórum Chat dia: 09/05/13 no horário das 20:30h às 22h


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