A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização e Regulação da Educação Nacional. Necessidades reais de crianças, adolescentes, jovens e adultos; Definir um regime de colaboração entre Sistemas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização e Regulação da Educação Nacional. Necessidades reais de crianças, adolescentes, jovens e adultos; Definir um regime de colaboração entre Sistemas."— Transcrição da apresentação:

1 Organização e Regulação da Educação Nacional

2 Necessidades reais de crianças, adolescentes, jovens e adultos; Definir um regime de colaboração entre Sistemas de Ensino; Direito à Educação: garantia de permanência na escola e com nível de qualidade equivalente para todos.

3 Más...Qual o significado de garantia de padrão de qualidade? (Art. 206, inciso VII da Constituição Federal) Organização de um Projeto Educacional: reorganização de disciplinas em Áreas ou Núcleos de Conhecimento; Proposta de eliminação gradativa de disciplinas e emergência da perspectiva interdisciplinar, na prática e no cotidiano escolar; (ABREU JR., 1996) Difusão e amplitude maciça das TICs nas escolas;

4 Para o Estado implica em: Garantia de verbas; Descentralização de recursos; Equipar escolas com LABs e Estações Experimentais de Conhecimento; Re-definição do espaço escolar; Muitos outros...

5 Estabelecer um nível de qualidade permanente para todos, exigirá uma mobilização em escala nacional, a longo prazo. Quais competências e habilidades serão necessárias aos nossos alunos? Este projeto implica em reconfiguração do espaço escolar. Uma questão extremamente desafiadora: O tempo didático é muitas vezes diferente do tempo de aprendizagem de nossos alunos. (PAIS, 2002)

6 Federal, Estadual e Municipal: UFT e SEDUCs Construção de parcerias e intercâmbios entre instituições elaboração de protocolos de compromissos assumidos. Tem como objetivo central o aumento de qualidade em termos de competências e habilidades de alunos em processo educacional

7 Projetos de atuação docente; Ações de Extensão; Cursinhos comunitários Montagem e operacionalização de LABs e Estações Experimentais de Conhecimento Iniciação de práticas de ensino (Estágios Supervisionados) Divulgação científica; Divulgação profissional de cursos de graduação;

8 Compartilhamento de recursos: como será realizado?; Prioridades: regiões com baixo IDH? Valorização dos profissionais da educação: Formação primeira e continuada, salário, condições de trabalho: qual o custo de um ensino de qualidade? Normatização de propostas iniciais: quem compete a elaboração? Demandas da sociedade: quais?

9 Democratização do ensino: mesmo padrão de qualidade de ensino para todos e não apenas o acesso ao ensino para todos.

10 ABREU JR., L. Conhecimento transdisciplinar : o cenário epistemológico da complexidade. Piracicaba: Editora Unimep, 1996 Documento Referência – Conferência Nacional de Educação, PAIS, L. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.


Carregar ppt "Organização e Regulação da Educação Nacional. Necessidades reais de crianças, adolescentes, jovens e adultos; Definir um regime de colaboração entre Sistemas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google