A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Benvindo ao aniversário de Darwin!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Benvindo ao aniversário de Darwin!"— Transcrição da apresentação:

1 Benvindo ao aniversário de Darwin!
E mais: A origem das espécies anos

2 Darwin e sua viagem decisiva
1809 nasce o inglês Charles Robert Darwin. 27/12/1831: Darwin, com 22 anos, embarca no H.M.S Beagle. Objetivo da marinha inglesa: explorar regiões da costa do Hemisfério Sul.

3 A costa brasileira e as impressões de Darwin sobre nosso país
“ Nunca é muito agradável submeter-se à insolência (...) de brasileiros, que são tão desprezíveis mentalmente quanto são miseráveis suas pessoas”. ( Revista Carta Capital, 25/2/2009) “ Os brasileiros, até onde vai minha capacidade de julgamento, possuem só uma pequena quantia daquelas qualidades que dão dignidade à humanidade. Ignorantes, covardes e indolentes ao extremo”. ( Revista Carta Capital; 25/2/2009) O que ocorria no Brasil, nessa época, que levou Darwin a registrar esses comentários em seus diários?

4 A paisagem brasileira e da América do Sul
“O dia todo foi um deleite. No entanto, deleite é um termo fraco para expressar os sentimentos de um naturalista que, pela primeira vez, perambula sozinho por uma floresta brasileira”. (National Geographic Brasil, fev/2009, sobre sua passagem nas florestas tropicais do Brasil) Maravilhas da Patagônia e Ilhas Galápagos. Alta biodiversidade da América do Sul.

5 De que modo se originam as espécies de seres vivos?
Proposta mais aceita até aquele momento: Criacionismo: Deus cria as espécies, sequencialmente, em áreas específicas. Estas espécies são imutáveis.

6 As pesquisas de Darwin Comparações de fósseis com animais vivos.
Características diferentes de uma espécie presente em locais distintos. Emas (Patagônia), tatus e tartarugas (sul do Brasil e Buenos Aires), pássaros (Galápagos)

7 O famoso caso de Galápagos
Onde fica Galápagos? Os bicos dos tentilhões. Você sabe o que é um tentilhão?

8

9 Conclusões de Darwin Os pilares de Darwin (adaptado de Revista Veja, 11/2/2009) : 1) Evolução dos seres vivos: constantes modificações. 2) Ancestral comum 3) Seleção Natural: o meio ambiente seleciona os indivíduos mais bem adaptados.

10 A origem das espécies Darwin e sua família.
1859 – Publicação de um dos livros mais conceituados na Biologia. Reações da sociedade. Complementos em sua teoria: o neodarwinismo atual

11 Atualidade da evolução
Atualmente, 1 em cada 2 americanos não acreditam em Darwin, assim como 1 em cada 4 ingleses. Analogia de órgãos.

12 Darwin explica? O que são superbactérias?
O Google é uma ferramenta darwiniana? Por que temos dente do siso? Por que temos apendicite? Por que temos cóccix? Por que sentimos arrepio?

13 Frases de Darwin? “Os mais evoluídos dos animais são os seres humanos”. “Os mais fortes sobrevivem”. “A seleção natural justifica o “Cada um por si” .

14 Darwin e os X-men! Será possível essa raça de mutantes no futuro? (livro A ciência dos super-heróis, Lois Gresh e Robert Weinberg)


Carregar ppt "Benvindo ao aniversário de Darwin!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google