A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Impacto das Mudanças no Cotidiano dos Trabalhadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Impacto das Mudanças no Cotidiano dos Trabalhadores."— Transcrição da apresentação:

1 O Impacto das Mudanças no Cotidiano dos Trabalhadores

2 As fábricas apresentaram uma mudança radical na forma de produção. O modo como funcionavam provocou um impacto muito grande nos hábitos dos trabalhadores.

3 O trabalho nas Oficinas: Os artesãos estavam acostumados a um ritmo de trabalho definido, até mesmo por suas características pessoais. A produção era por encomenda: o burguês dava a matéria-prima, e os artesãos definiam os dias, os horários, o ritmo em que produziam. Eles controlavam o espaço, o tempo e a velocidade do trabalho.

4 O trabalho nas Fábricas: Os burgueses compravam a matéria-prima e eram donos do espaço e das máquinas. Os trabalhadores entravam com sua capacidade de trabalho, em troca de um salário, sem ter controle sobre o que produziam. As primeiras fábricas foram instaladas em prédios improvisados, sem as mínimas condições de higiene e segurança. Os trabalhadores deviam obedecer uma rígida disciplina, determinada pelo patrão.

5 Time is money era o lema dos novos tempos. Os trabalhadores, além de submeter-se às jornadas excessivas, deveriam seguir um ritmo imposto: quanto maior a velocidade, maior a produção e maior o lucro dos donos das fábricas. Para se alcançar e manter o ritmo esperado, impunham-se normas de disciplina. Os desobedientes estavam sujeitos a repressão e castigos corporais.

6 Mão-de-obra: Havia um excesso de mão-de-obra: desempregados que, passando fome, aceitariam trabalhar em tais condições e por baixos salários. A mão-de-obra feminina e infantil era usada em grande escala. Os donos das fábricas acreditavam ser mais fácil disciplinar mulheres e crianças.

7 Divisão do Trabalho: O processo de produção dividido em etapas. Cada operário especializava-se em uma delas. Cumprindo sempre a mesma tarefa o operário executava-a cada vez mais rápido. A repetição tornava o trabalho monótono, e o trabalhador, mais fácil de substituir. Conseqüência: o trabalhador já não sabia mais fazer o produto inteiro, como nas oficinas.


Carregar ppt "O Impacto das Mudanças no Cotidiano dos Trabalhadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google