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Produto Logístico. O que é um produto logístico Serviço: conveniência, distinção e qualidade Bens de consumo: dirigem-se aos consumidores finais. Podem.

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1 Produto Logístico

2 O que é um produto logístico Serviço: conveniência, distinção e qualidade Bens de consumo: dirigem-se aos consumidores finais. Podem ser: 1. Bens de conveniência 2. Bens de comparação 3. Bens de uso especial Bens industriais: dirigidos a indivíduos ou organizações que os utilizam para produzir outros produtos ou serviços

3 Ciclo de vida do produto INTRODUÇÃOCRESCIMENTOMATURIDADEDECLÍNIO Estratégia de distribuição física é cautelosa, com estoque restrito a poucas localizações Dificuldade de planejar a distribuição Não há histórico de vendas para cálculo de estoque Muitos depósitos são utilizados e existe controle adequado sobre a disponibilidade do produto por todo o sistema Perfil de movimentação do produto deve ser ajustado. O total de armazéns deve ser diminuido, sendo o produto recolhido para depósito regional ou fábrica Vendas Lucro TEMPO VENDAS E LUCRO ESTÁGIO DE DESENVOLIMENTO DE PRODUTO

4 Curva ABC O planejamento do suprimento e distribuição física de qualquer firma é a soma dos planos individuais dos produtos O conceito de curva ABC deriva da observação dos perfis de produtos em muitas empresas e do princípio de Pareto

5 Importância da Curva ABC A curva ABC tem sido bastante utilizada para a administração de estoques, para a definição de políticas de vendas, para o planejamento da distribuição, para a programação da produção e uma série de problemas usuais de empresas, quer sejam estas de características industriais, comerciais ou de prestação de serviços.

6 Classificação ABC de 14 produtos de uma indústria química

7 Características da Curva ABC Classe A : Itens que possuem alto valor de demanda ou consumo anual. Classe B : Itens que possuem um valor de demanda ou consumo anual intermediário. Classe C : Itens que possuem um valor de demanda ou consumo anual baixo.

8 Características do Produto Dentre as características mais importantes que influenciam a estratégia de distribuição estão os atributos do próprio produto. São eles: peso, volume, valor, perecibilidade, inflamabilidade e substitutibilidade Importância para a quatro categorias 1. Relação peso-volume (densidade) 2. Relação valor-peso 3. Substitutilidade 4. Periculosidade (características de risco)

9 Relação Peso-volume A relação peso-volume tem grande importância pois os custos de transporte e armazenagem estão diretamente ligados Produtos mais densos: facilidade de armazenagem e transporte. Ex: minérios Produtos menos densos: capacidade de transporte preenchido antes do limite de carregamento de peso: Ex algodão

10 Efeito da densidade nos custos logísticos

11 Relação Peso-valor O valor do produto que está sendo movimentado e estocado é fator importante no desenvolvimento de uma estratégia logística Produto de baixo valor específico: tem custo de estoque baixo e custo de transporte elevado. Ex: minério de ferro Produto de alto valor específico: tem custo de estoque alto e custo de transporte baixo. Ex: equipamento eletrônico

12 Efeito do valor específico no custo logístico

13 Substitutibilidade Quando o consumidor nota pouca ou nenhuma diferença entre o produto da firma e os de seus concorrentes, diz-se que o produto é altamente substituível. Pode ser encarada em termos de vendas perdidas pelo fornecedor

14 Efeitos do nível de serviço do transporte e do nível médio do estoque no custo logístico

15 Características de risco Referem-se aos atributos de valor, perecibilidade, flamabilidade, tendência à explosão e facilidade de roubo. Produto com alto risco impõe uma série de restrições ao sistema de distribuição

16 Efeito do risco do produto no custo logístico

17 Embalagem O embalamento do produto pode ter diversos objetivos, alguns dos quais: 1. Facilitar manuseio 2. Promover melhor utilização do equipamento de transporte 3. Proteger o produto 4. Promover venda do produto 5. Alterar a densidade do produto 6. Facilitar o uso do produto 7. Prover valor de reutilização para o consumidor


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