A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBSESSÕES ESPIRITUAIS UM CAPÍTULO ESPECIAL NA PSICOLOGIA E NA MEDICINA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBSESSÕES ESPIRITUAIS UM CAPÍTULO ESPECIAL NA PSICOLOGIA E NA MEDICINA"— Transcrição da apresentação:

1 OBSESSÕES ESPIRITUAIS UM CAPÍTULO ESPECIAL NA PSICOLOGIA E NA MEDICINA
JAIRO DE JESUS

2 QUANTOS QUADRADOS ?

3 Quadro futuro,diferente?...
O QUADRO ATUAL… “Estigmatizados por inenarráveis tormentos íntimos, que procedem dos refolhos da alma, os obsidiados por Espíritos têm padecido lamentável abandono por parte dos respeitáveis estudiosos das ciências da mente, que, aferrados a vigoroso materialismo, negam, drasticamente, a etiopatogenia de algumas enfermidades mentais. Por outro lado, cristãos decididos, clarificados pela fé religiosa, no afã de ajudar, enquadram aqueles com enfermidades de caráter psiquiátrico como portadores de apenas problemas espirituais.” Quadro futuro,diferente?...

4 A NEGLIGÊNCIA NESTA QUESTÃO LEVA A SÉRIAS CONSEQUÊNCIAS
Psicoses e Neuroses não tratadas Transtornos Neurológicos não diagnosticados Obsessões que resultam em psíquicas e/ou orgânicas Médiuns em desequilíbrio psicofísico. AS VEZES FICA DÍFICIL FAZER A DIFERENÇA

5 O NOSSO CÉREBRO O nosso cérebro é dotado de uma eletrofisiologia
Ondas mediúnicas são ondas magnéticas As ondas magnéticas são captadas pelo cérebro na região hipotalâmica As ondas que exalamos, as ondas do dia a dia transitam cheias de informações, porém impregnadas de emoções O hipotálamo é a área do cérebro que regula os comportamentos fundamentais: fome, agressividade, sexualidade e sono, por isso transtornos mediúnicos e espirituais afetam diretamente essas áreas.

6 ENFERMIDADES E/OU PROBLEMAS ESPIRITUAIS?
Exemplo - Caso ESTER: Diagnosticado como Esquizofrenia Hebefrênica. Início repentino. De repente ela mudara de comportamento. História familiar: ela jamais revelara qualquer traço de desequilíbrio. Olhar saltando da órbita. Agressividade com o genitor: gritos, palavras obscenas e gestos vis repetiam-se ininterruptamente. Expressão de olhar dura, sem luminosidade. Mudança de característica a todo instante, como se estivesse volitando em personalidade estranha.

7 ENFERMIDADES QUE FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDAS COM PROBLEMAS ESPIRITUAIS:
Esquizofrenia Hebefrênica Transtorno Esquizotípico Transtorno Afetivo Bipolar Transtorno Depressivo Transtorno de Personalidade Múltipla Transtorno Obsessivo Compulsivo Epilepsia

8 ENFERMIDADES QUE FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDAS COM PROBLEMAS ESPIRITUAIS:
Esquizofrenia Paranóide – alucinações auditivas e visuais, delírios de perseguição, ascendência importante, missão especial, embotamento afetivo, comprometimento da volição, irritabilidade, raiva repentina, receio e suspeita injustificada, vozes alucinatórias que ameaçam o paciente ou lhe dão ordens ou alucinações auditivas sem conteúdo verbal, tais como assobios, zumbidos ou risos, alucinações olfativas ou gustativas, de sensações sexuais ou outras corporais, eventualmente podem ocorrer alucinações visuais.

9 ENFERMIDADES QUE FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDAS COM PROBLEMAS ESPIRITUAIS:
Transtorno de Personalidade Múltipla – “conflitos e traumas da infância e de vidas anteriores dão origem às personificações parasitárias. As agressões contra a criança geram conflitos e aspirações libertáveis que, na impossibilidade de agir com a energia própria, dão nascimento a entidades que assomam, dominando o inconsciente e realizando-se além das frustrações. Vezes, porém, ocorrem, nas quais, além das personificações construídas pelo inconsciente, predominam entidades conscientes de outra dimensão.”

10 ENFERMIDADES QUE FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDAS COM PROBLEMAS ESPIRITUAIS:
EPILEPSIA - Convulsões Parciais Simples – (...) “Este é um importante capítulo da Neuropatologia que merece acurada atenção, particularmente dos estudiosos do espiritismo, tendo em vista a parecença das síndromes epilépticas com as disposições medianímicas, no transe provocado pelas entidades sofredoras ou perniciosas”. Há fatores orgânicos que expressam as causas atuais e próximas, nas quais se fundamentam os estudiosos para conhecer e tratar a epilepsia com maior segurança, através dos anticonvulsivantes.”

11 PROBLEMAS ESPIRITUAIS QUE FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDOS COM TRANSTORNOS PSÍQUICOS:
Na imensa mole humana dos que sofrem a loucura, conforme Os cânones das classificações psiquiátricas, transita um sem número de obsidiados que expungem faltas e crimes cometidos antes e não alcançados pela justiça humana na oportunidade. São defraudadores dos dons da vida que retornam jungidos àqueles que infelicitaram, enganaram, abandonaram, mas dos quais não se conseguiram libertar.

12 PROBLEMAS ESPIRITUAIS QUE FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDOS COM TRANSTORNOS PSÍQUICOS:
OBSESSÕES Influência perniciosa de um ser sobre outro. O agente pode ser encarnado ou desencarnado. Simples Fascinação Subjugação.

13 PROBLEMAS ESPIRITUAIS QUE FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDOS COM TRANSTORNOS PSÍQUICOS:
Obsessão Simples Recepção da idéia perturbadora, seja por desforço ou sintonia Intercâmbio Psíquico – fixada a idéia infeliz, o intercâmbio mental faz com que a pessoa resvale nas emoções aturdidas, no desequilíbrio.

14 PROBLEMAS ESPIRITUAIS QUE FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDOS COM TRANSTORNOS PSÍQUICOS:
Obsessão Simples Reflexos da Interferência – surgem como efeito natural, as síndromes da inquietação: as desconfianças, Os estados de insegurança pessoal, as enfermidades de pequena monta, os insucessos, dependendo do temperamento pode surgir apatia, depressão, em razão da mensagem telepática deprimente e dos clichês mentais que assuimam do arquivo da inconsciência ou excitação, agressividade, desarmonia de atitudes, crises de cóleras, atitudes ambivalentes.

15 PROBLEMAS ESPIRITUAIS QUE FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDOS COM TRANSTORNOS PSÍQUICOS:
Obsessão por Fascinação Porque conhecem as imperfeições morais, o caráter e a conduta daqueles aos quais perturbam, Os Espíritos inspiram e impõem idéias absurdas de tal forma que a pessoa pensa que é a sua vontade que está em ação. Insuflam-lhes o orgulho de missões especiais, camuflado em humildade e passividade, que os tornam falsamente místicos, ou revoltam-se quando se sentem desmascarados, crendo que são reformadores e apóstolos encarregados de mudarem as estruturas da vida. Decorre da indolência moral e mental do paciente e do exacerbar dos seus valores negativos.

16 PROBLEMAS ESPIRITUAIS QUE FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDOS COM TRANSTORNOS PSÍQUICOS:
Obsessão por Subjugação – Pode ser física ou psíquica ou simultaneamente físio-psíquica. Na física podem irromper enfermidades orgânicas pela influência fluídica perniciosa. Na psíquica o obsidiado tomba em estado de passividade, ficando à mercê das injunções do seu perseguidor que maltrata-o, faz ameaças cruéis, assenhoreia-se dos centros do comando motor e domina fisicamente a vítima que pode cometer atitudes absurdas , chegando a atrocidades.

17 PROBLEMAS ESPIRITUAIS QUE FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDOS COM TRANSTORNOS PSÍQUICOS:
Epilepsia Simulacro – “Indubitavelmente há processos perniciosos de obsessão, que fazem lembrar crises epilépticas, tal a similitude da manifestação. No caso, porém em pauta, o hóspede perturbador exterioriza a personalidade de forma característica, através da psicofonia atormentada, diferindo da epilepsia genuína.” “Embora clínicos tenham observado pseudoconvulsões desde a Antigüidade, sua etiologia permanece um mistério até hoje.”(Revista NeuroPsicoNews)

18 PROBLEMAS ESPIRITUAIS QUE FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDOS COM TRANSTORNOS PSÍQUICOS:
Transtorno de Pânico Simulacro Personalidades Parasitas Histeria Simulacro

19 PROBLEMAS ESPIRITUAIS QUE FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDOS COM TRANSTORNOS PSÍQUICOS:
Enfermidades Orgânicas Simulacros Os enfermos dotados de mais aguçada sensibilidade mediúnica, absorvem fluidos desarmonizados e destrutivos de Espíritos desencarnados com os quais se vinculam, dando campo a uma sintonia vigorosa que permite a transmissão das sensações e dores dos segundos para os que lhes sofrem a ação, afligindo e submetendo nestes as resistências que, se não atendidas em tempo, se convertem em enfermidades reais... Tornam-se verdadeiros fenômenos de incorporação, qual ocorre na psicofonia atormentada e consciente. O mais lamentável é que essa ocorrência faz-se mais habitual do que se imagina.”

20 OBSESSÕES COMO EFEITOS DE TRANSTORNOS PSÍQUICOS E ORGÂNICOS
Obsessão como efeito da Esquizofrenia Obsessão como efeito da Neurose Obsessiva Obsessão como efeito dos Transtornos de Personalidade; Obsessão como efeito das Doenças Orgânicas; Obsessão como efeito da Depressão; Obsessão como efeito dos transtornos de Ansiedade.

21 OBSESSÕES COMO EFEITOS DE TRANSTORNOS PSÍQUICOS E ORGÂNICOS
Obsessão como efeito da Histeria “De início as síndromas eram perturbadoras, revelando-se em estado de hiperestesia, depois pelo processo da sintonia, acercaram-se perseguidores credores do passado. Aqui, porém, a obsessão é efeito, contingência natural da sintonia da mente endividada com as mentes das suas vítimas. Na paciente, nas zonas fisiológicas estão as distonias psicofísicas já instaladas pela consciência culpada, em forma de sintomas vários e desconexos que, no caso, lhe constituem a histeria.”

22 fazendo e obtermos resultados diferentes".
"Uma definição de insanidade é crer que podemos continuar fazendo o que vínhamos fazendo e obtermos resultados diferentes". Serviços Excelentes (A Rainha de Copas em Alice no País das Maravilhas)

23 CONCLUSÃO A visão do homem como um ser integral, onde o físico, o emocional, o mental, o existencial e o espiritual se interpenetram, formando um complexo sistema energético, nos convidam a ampliarmos a nossa forma de abordá-lo, onde ciência e espiritualidade necessitam integrar seus saberes e trabalharem em conjunto no sentido de promover a saúde integral.

24 A PAZ COM TODOS!


Carregar ppt "OBSESSÕES ESPIRITUAIS UM CAPÍTULO ESPECIAL NA PSICOLOGIA E NA MEDICINA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google